Mitos e Lendas do Oriente

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Interpretação de mitos e lendas sobre o sentido do viver e do morrer em religiões orientais

A atividade visa explorar a compreensão dos alunos sobre o significado da vida e da morte nas tradições religiosas do Oriente, utilizando a metodologia de Sala de Aula Invertida. Os alunos, divididos em grupos, selecionarão mitos ou lendas de religiões como o Hinduísmo e o Budismo, com foco em suas representações simbólicas e práticas culturais ligadas aos temas da vida e da morte. Cada grupo apresentará suas descobertas para a turma, seguido por uma discussão coletiva que visa aprofundar o conhecimento sobre as diversas perspectivas culturais e religiosas. A atividade promoverá reflexões sobre os ensinamentos socioculturais das tradições estudadas, incentivando o respeito à diversidade religiosa e cultural.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade busca estimular o desenvolvimento de habilidades críticas e interpretativas nos alunos, incentivando a análise de conceitos de vida e morte segundo diferentes tradições religiosas. Os alunos serão encorajados a identificar e contextualizar valores culturais associados a estes temas, além de aprimorar suas competências de pesquisa, trabalho em grupo e apresentação oral. A atividade visa, ainda, promover a valorização e o respeito à diversidade religiosa, compreendendo suas contribuições para a formação da identidade cultural dos povos.

  • Compreender e interpretar a simbologia de vida e morte em mitos de religiões orientais
  • Promover o respeito e a valorização das diversas tradições culturais e religiosas
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em grupo e comunicação

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09ER01: Analisar princípios e orientações para o cuidado da vida e nas diversas tradições religiosas e filosofias de vida.
  • EF09ER02: Discutir as diferentes expressões de valorização e de desrespeito à vida, por meio da análise de matérias nas diferentes mídias.
  • EF09ER03: Identificar sentidos do viver e do morrer em diferentes tradições religiosas, através do estudo de mitos fundantes.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático será estruturado para enfatizar a análise crítica e contextualização de narrativas mitológicas a partir de suas origens históricas e culturais. Os alunos terão a oportunidade de explorar os significados simbólicos atribuídos aos conceitos de nascimento, vida e morte nas religiões do Oriente. O estudo será guiado pelo respeito às tradições, habilidade de interpretação crítica de narrativas e aplicação prática em contextos socioculturais contemporâneos.

  • Exploração de mitos e lendas do Hinduísmo e Budismo
  • Análise de conceitos simbólicos de vida e morte
  • Compreensão das práticas e ensinamentos religiosos orientais

Metodologia

Utilizando a abordagem de Sala de Aula Invertida, os alunos realizarão pesquisas independentes sobre mitos e lendas previamente atribuídos. Este método promove a autonomia ao incentivar a busca ativa de conhecimento pelos alunos. As apresentações em grupo e as discussões em sala de aula visam compartilhar estas descobertas, permitindo uma aprendizagem colaborativa e a ampliação do entendimento através da troca de experiências e visões.

  • Metodologia de Sala de Aula Invertida
  • Trabalho em grupo
  • Apresentações orais seguidas de discussão

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está planejada para ser executada em um período de 60 minutos. Este tempo será alocado para apresentações, debates e conclusões, assegurando tempo suficiente para discussão e reflexão dos temas propostos.

  • 60 minutos: Apresentações de grupo e discussões

Avaliação

A avaliação considerará a qualidade do conteúdo apresentado por cada grupo, a clareza e organização durante a exposição oral e a capacidade de envolvimento nas discussões. Serão observados o cumprimento dos objetivos propostos e o respeito às opiniões divergentes. Exemplos de critérios de avaliação incluem a profundidade da análise dos mitos, a relevância dos argumentos apresentados e a habilidade de relacionar as narrativas às práticas e valores das religiões estudadas.

Materiais e ferramentas:

Serão utilizados recursos digitais para a pesquisa e apresentação, incluindo computadores, projeções audiovisuais e acesso a bibliotecas online com material complementar. Estes recursos proporcionarão um ambiente de aprendizagem rica em informação e propício à participação ativa dos alunos.

  • Computadores e internet para pesquisas
  • Projetor audiovisual
  • Material de consulta (livros, artigos, vídeos)

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