Mitos Multiculturais: Uma Jornada Gamificada

Desenvolvida por: Valeri… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Mitos Fundantes e Concepções sobre Vida e Morte

Nesta atividade pedagógica, denominada Mitos Multiculturais: Uma Jornada Gamificada, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos para explorarem diferentes mitos fundantes relacionados a concepções sobre vida e morte em variadas tradições religiosas. Utilizando uma plataforma de gamificação, cada grupo receberá um conjunto de cartas ou acessará uma versão digital interativa que descreve os mitos selecionados. O progresso no jogo se dará por meio da solução de enigmas e da resposta a perguntas que exigem análise crítica dos mitos apresentados, estimulando a pesquisa e a discussão em grupo. O objetivo principal é possibilitar aos alunos a identificação e comparação dos diferentes sentidos atribuídos ao viver e ao morrer nas tradições estudadas, promovendo assim uma profundidade de compreensão e reflexão coletiva sobre a diversidade das crenças humanas. Esta atividade visa não apenas a transmissão de conhecimento, mas também o desenvolvimento de habilidades analíticas, colaborativas e comunicativas dos alunos, fundamentais no seu crescimento intelectual e pessoal

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade pedagógica é engajar os alunos do 9º ano em uma experiência de aprendizagem profunda sobre as concepções de vida e morte em diferentes tradições religiosas, utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos. Ao imergirem nos mitos fundantes através de uma plataforma gamificada, espera-se que desenvolvam habilidades críticas de análise, comparação e contextualização dos temas abordados. Esta atividade estimula a cooperação, o diálogo e a pesquisa, essenciais para a compreensão da diversidade cultural e religiosa. Além disso, visa-se promover uma reflexão sobre os próprios valores e crenças dos alunos, contribuindo para a formação de indivíduos conscientes, respeitosos e capazes de apreciar a pluralidade do mundo em que vivem.

  • Identificar e comparar os mitos fundantes sobre vida e morte em diversas tradições religiosas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e síntese de informações.
  • Promover a reflexão sobre a diversidade de crenças e valores culturais.
  • Estimular o trabalho em equipe, o diálogo e a resolução colaborativa de problemas.
  • Promover a aplicação de conhecimentos adquiridos em situações práticas de aprendizagem.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09ER03: Identificar sentidos do viver e do morrer em diferentes tradições religiosas, através do estudo de mitos fundantes.
  • EF09ER04: Identificar concepções de vida e morte em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida, por meio da análise de diferentes ritos fúnebres.
  • EF09ER05: Analisar as diferentes ideias de imortalidade elaboradas pelas tradições religiosas (ancestralidade, reencarnação, transmigração e ressurreição).

Conteúdo Programático

Ao longo desta atividade, será dada ênfase ao estudo de diferentes mitos fundantes relacionados às concepções de vida e morte, como materializado nas diversas tradições religiosas. Os alunos irão explorar e analisar como essas narrativas refletem as visões e valores de distintas culturas, proporcionando uma compreensão mais ampla e multifacetada dos conceitos de vida, morte e imortalidade. Este conteúdo programático visa aprofundar o entendimento dos alunos sobre como as crenças religiosas influenciam as práticas, os valores sociais e pessoais, além de promover uma valorização da diversidade cultural e religiosa.

  • Conceitos de vida e morte em diferentes tradições religiosas.
  • Análise de mitos fundantes e sua relação com as concepções de vida e morte.
  • Estudo das ideias de imortalidade: ancestralidade, reencarnação, transmigração e ressurreição.
  • Comparação entre diferentes rituais e tradições fúnebres ao redor do mundo.
  • Reflexão sobre a influência das crenças religiosas nas práticas sociais e valores pessoais.

Metodologia

Esta atividade será conduzida por meio da Aprendizagem Baseada em Jogos, utilizando uma plataforma de gamificação. Os alunos serão divididos em grupos e trabalharão juntos para explorar os conceitos apresentados através de enigmas e desafios interativos baseados na análise dos mitos. Esta abordagem permite que os alunos sejam os principais agentes de sua própria aprendizagem, fomentando a investigação, o pensamento crítico e a colaboração. Além disso, a natureza lúdica da atividade busca motivar e engajar os estudantes de maneira significativa, transformando o processo educativo em uma experiência dinâmica e interativa.

  • Divisão dos alunos em grupos para promover a colaboração.
  • Uso de cartas ou plataforma digital interativa com descrições de diferentes mitos.
  • Realização de enigmas e desafios baseados na análise dos mitos para avançar no jogo.
  • Promoção de discussões em grupo para aprofundar a compreensão e síntese dos conceitos estudados.
  • Apresentação das conclusões dos grupos para estimular a reflexão coletiva e o debate.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, onde os alunos terão o tempo dividido entre a introdução aos conceitos e mitos fundamentais, a exploração e análise dos mesmos por meio da gamificação, e a conclusão com discussão e reflexão coletiva sobre as aprendizagens.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos, formação dos grupos, exploração dos mitos por meio da gamificação, e discussão e conclusão finais.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação, colaboração e engajamento dos alunos ao longo de todo o processo. Serão considerados critérios como a profundidade da análise realizada, a capacidade de identificar e comparar os diferentes sentidos do viver e do morrer encontrados nos mitos, a qualidade da discussão em grupo e a apresentação das conclusões. A capacidade de trabalhar em equipe, de comunicar ideias de forma clara e de aplicar os conhecimentos adquiridos em análises críticas também serão avaliados, visando promover uma cultura de aprendizagem baseada na reflexão, respeito mútuo e colaboração.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade pedagógica, será utilizado um conjunto de cartas ou uma plataforma digital interativa para apresentar os diferentes mitos. Isso inclui a preparação de material de apoio como textos explicativos, imagens e vídeos que enriqueçam o contexto dos mitos analisados. Além disso, será necessário acesso a dispositivos eletrônicos com conexão à internet para a utilização da plataforma de gamificação. A escolha entre o formato de cartas físicas ou digital dependerá dos recursos disponíveis, visando sempre proporcionar uma experiência educativa engajadora e acessível a todos os alunos.

  • Conjunto de cartas descritivas ou acesso a plataforma digital interativa com mitos religiosos.
  • Material de apoio como textos, imagens e vídeos.
  • Dispositivos eletrônicos com conexão à internet.
  • Espaço adequado para trabalho em grupo e discussões.

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