A atividade 'Pontes de Diálogo: Conectando Culturas' visa promover um profundo entendimento e respeito pela diversidade religiosa entre estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Divididos em grupos, os alunos irão investigar diferentes religiões, explorando suas práticas, festividades, valores fundamentais e contribuições para a sociedade. O objetivo é permitir que os alunos se envolvam ativamente na pesquisa e apresentem seus achados de maneira criativa, usando recursos visuais ou digitais. Posteriormente, uma roda de debate facilitará a discussão sobre a importância do respeito à diversidade religiosa e seu papel em promover uma convivência social harmoniosa e inclusiva. Esta atividade não só fomenta o diálogo inter-religioso como também fortalece as habilidades de pesquisa, apresentação e argumentação dos estudantes, preparando-os para serem cidadãos globais conscientes e respeitosos.
O ensino sobre a diversidade religiosa objetiva desenvolver nos alunos do 9º ano uma compreensão multifacetada do papel das religiões na formação cultural e histórica das sociedades. Almeja-se incentivar a tolerância e a empatia entre os estudantes, através do reconhecimento e valorização das diferentes tradições religiosas. Os objetivos incluem: fomentar habilidades de pesquisa e síntese de informações, estimular a competência comunicativa por meio de apresentações assertivas e uso eficaz de recursos digitais, além de promover a capacidade analítica e crítica frente a temas de convivência e respeito mútuo. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos demonstrem maior abertura ao diálogo inter-religioso e um entendimento profundo sobre como a diversidade cultural e religiosa contribui para a riqueza da experiência humana global.
A diversidade religiosa como tema envolve um amplo espectro de conhecimentos que abrangem história, cultura, ética e sociologia. Através deste conteúdo, pretende-se que os alunos compreendam não apenas as diferentes práticas e crenças religiosas, mas também como essas tradições influenciam e são influenciadas pelo contexto social e histórico no qual estão inseridas. Os alunos explorarão o significado das festividades religiosas, os valores éticos promovidos por diferentes religiões e a importância do diálogo inter-religioso na promoção da paz e da entendimento mútuo.
A abordagem metodológica da atividade 'Pontes de Diálogo: Conectando Culturas' incorpora práticas de Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Sala de Aula Invertida para promover uma aprendizagem ativa e engajada. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos e orientados na pesquisa sobre diferentes religiões, seguindo princípios da Sala de Aula Invertida, onde o foco está na autonomia do aluno no processo de aprendizagem. Com o apoio de recursos digitais e materiais preparatórios, cada grupo irá aprofundar-se nas práticas, festividades e valores fundamentais da religião designada. As apresentações em sala de aula, baseadas na metodologia Mão-na-massa, permitirão que os alunos demonstrem criativamente seus conhecimentos. Concluindo a atividade, uma Roda de Debate facilitará a reflexão e discussão sobre os aprendizados, promovendo um ambiente de entendimento e respeito mútuo.
O cronograma de 6 aulas destina-se a permitir uma investigação aprofundada, preparação e apresentação de cada religião. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema e a divisão dos grupos. As aulas 2 e 3 serão dedicadas à pesquisa. Na aula 4, os grupos prepararão suas apresentações. As aulas 5 e 6 serão reservadas para as apresentações dos grupos e para a realização da roda de debate, respectivamente.
A avaliação da atividade 'Pontes de Diálogo: Conectando Culturas' será realizada de forma contínua e formativa, observando a participação individual e em grupo dos alunos em todas as fases do projeto. Serão avaliados critérios como: qualidade e profundidade da pesquisa, criatividade e clareza nas apresentações, uso eficiente de recursos visuais ou digitais, e contribuição ativa para a roda de debate. O engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem, sua capacidade de trabalhar em equipe e o respeito demonstrado pelas diferenças religiosas serão pontos-chave na avaliação. O professor pode optar por atribuir pontos para cada critério avaliado, promovendo um feedback construtivo que incentive o desenvolvimento contínuo dos alunos.
Para a realização de 'Pontes de Diálogo: Conectando Culturas', serão essenciais recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para apresentações visuais (cartolina, marcadores, softwares de apresentação) e dispositivos digitais (computadores ou tablets) que facilitem o acesso e a organização das informações coletadas. Adicionalmente, o espaço para a roda de debate deverá ser organizado de forma a promover um ambiente acolhedor e propício para a discussão, garantindo que todos os alunos sejam vistos e ouvidos.
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