Projetando Nossas Vidas

Desenvolvida por: Valéri… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso e Orientação para a Vida
Temática: Valores e Princípios Éticos para a Construção do Projeto de Vida

A atividade 'Projetando Nossas Vidas' proporciona aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental um espaço de reflexão profunda sobre os valores e princípios éticos que são essenciais na construção dos seus projetos de vida. A atividade inicia-se com um momento introspectivo, onde cada estudante é incentivado a escrever sobre seus valores, sonhos, objetivos e como estes elementos se conectam com a ideia de um futuro desejável. Seguindo uma metodologia ativa, a atividade transita para uma dinâmica grupal onde os alunos compartilham suas reflexões, fomentando um diálogo rico sobre as semelhanças e diferenças nas perspectivas individuais. Este compartilhamento pretende promover valores como respeito e empatia, elementos cruciais na convivência social. O ponto culminante da atividade é a criação coletiva de um 'Mural de Projetos de Vida', seja através de colagens físicas ou murais virtuais, que serve como uma representação visual da diversidade de visões e objetivos de vida. Deste modo, os alunos não apenas refletem sobre seus futuros, mas também exercitam a prática da empatia e do respeito mútuo.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade objetiva promover um ambiente de reflexão e diálogo sobre a importância dos valores e princípios éticos na construção de projetos de vida individual e coletivamente. Espera-se que, ao final, os alunos consigam identificar e verbalizar quais valores consideram fundamentais em suas vidas, além de reconhecer a diversidade de sonhos e objetivos que coexistem dentro do mesmo ambiente escolar. Será um momento de exercitar a escuta ativa e a empatia, compreendendo que, apesar das diferenças, é possível construir um ambiente de respeito mútuo. O desenvolvimento das habilidades de reflexão crítica sobre o próprio percurso de vida e a capacidade de planejar o futuro com base em valores éticos são competências essenciais que esta atividade visa fortalecer.

  • Promover a auto-reflexão sobre valores, sonhos e objetivos de vida.
  • Incentivar o diálogo e o respeito pelas diferenças individuais.
  • Fortalecer a capacidade de planejamento pessoal com base em princípios éticos.
  • Desenvolver habilidades de escuta ativa e empatia.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09ER01: Analisar princípios e orientações para o cuidado da vida e nas diversas tradições religiosas e filosofias de vida.
  • EF09ER02: Discutir as diferentes expressões de valorização e de desrespeito à vida, por meio da análise de matérias nas diferentes mídias.
  • EF09ER08: Construir projetos de vida assentados em princípios e valores éticos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará os temas relacionados aos valores e princípios éticos sob a perspectiva da construção de projetos de vida. Serão discutidos conceitos como autoconhecimento, empatia, respeito, sonhos e objetivos, sempre com a premissa de que a construção de um projeto de vida relevante deve estar ancorada em valores sólidos e princípios éticos. A atividade também permitirá aos alunos explorarem como diferentes tradições culturais e religiosas abordam a importância dos valores na vida humana, promovendo um olhar mais abrangente sobre o tema.

  • Reflexão sobre valores pessoais e coletivos
  • Importância dos princípios éticos na vida social
  • Construção de projetos de vida
  • Diversidade cultural e visões sobre o futuro

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, a atividade será conduzida para promover o máximo de participação dos alunos. Iniciará com uma reflexão individual para que cada estudante possa mergulhar em seus próprios valores e objetivos. Posteriormente, o trabalho será ampliado para grupos pequenos, onde ocorrerá a partilha dessas reflexões, fomentando um diálogo rico em perspectivas. A criação do 'Mural de Projetos de Vida' será o momento de síntese, onde os alunos poderão expressar de forma criativa as visões de futuro compartilhadas e discutidas em grupo. Este mural servirá como uma manifestação física (ou digital) das reflexões individuais e coletivas.

  • Reflexão e escrita individual
  • Discussão em pequenos grupos
  • Criação coletiva de um mural

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, acontecerá a introdução do tema, a reflexão e escrita individual, seguida de discussão nos pequenos grupos. Na segunda aula, os alunos se dedicarão à criação do 'Mural de Projetos de Vida', finalizando com uma discussão coletiva sobre o processo e as aprendizagens obtidas.

  • Aula 1: Reflexão individual e discussão em grupos
  • Aula 2: Criação do Mural de Projetos de Vida e reflexão final

Avaliação

A avaliação desta atividade será processual e formativa, considerando a participação individual e coletiva ao longo das sessões. Será valorizado o engajamento dos alunos na reflexão sobre seus valores e na construção do mural. Observar-se-á a capacidade de ouvir e compartilhar pensamentos de forma respeitosa, além da profundidade e relevância das reflexões individuais e contribuições para o grupo. A conclusão do mural, como produto final, servirá como um elemento para avaliar o trabalho coletivo, a criatividade e a integração dos conceitos discutidos. Exemplos de reflexões bem-articuladas e evidências de diálogo construtivo dentro dos grupos serão aspectos especialmente valorizados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Projetando Nossas Vidas', serão necessários materiais básicos para a criação do mural, como papel, canetas, lápis, revistas para recortes, cola, tesouras, além de utilização de dispositivos eletrônicos com acesso à internet, no caso da criação de um mural virtual. O uso de recursos digitais, como plataformas de design gráfico, também será incentivado para potencializar a criatividade dos alunos na construção dos murais.

  • Materiais para confecção do mural (papel, canetas, revistas, cola, tesouras)
  • Dispositivos eletrônicos com acesso à internet
  • Plataformas de design gráfico (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo