Um Dia no Templo: Vivenciando Diversas Fé

Desenvolvida por: José S… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Valorização da Vida nas Diversas Tradições Religiosas

A atividade ‘Um Dia no Templo: Vivenciando Diversas Fé’ é projetada para permitir que os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental tenham uma experiência direta com diferentes práticas e crenças religiosas, por meio de visitas programadas a igrejas, templos, mesquitas e sinagogas. Durante essas visitas, os estudantes terão a oportunidade de observar, registrar e refletir sobre as diversas maneiras pelas quais as tradições religiosas expressam a valorização da vida. Esta atividade, além de promover a compreensão e o respeito mútuo pelas distintas crenças, está diretamente relacionada à habilidade EF09ER02 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê a discussão de diferentes expressões de valorização e desrespeito à vida. Também tangencia as habilidades EF09ER03 e EF09ER06, ao estimular a identificação dos sentidos de viver e morrer em distintas tradições e reconhecer a coexistência como uma atitude ética de respeito. Por meio dessas experiências e debates em sala de aula após as visitas, espera-se que os alunos possam não apenas expandir seus conhecimentos sobre as religiões, mas também desenvolver competências importantes para a convivência harmoniosa em uma sociedade plural.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos principais da atividade estão alinhados com o incentivo ao respeito mútuo e à compreensão das diferentes manifestações da fé e como elas valorizam a vida. Pretende-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de observar e articular as diversas formas com que a religião pode influenciar a concepção da vida e da morte, promovendo uma maior abertura para o diálogo inter-religioso e cultivando o respeito às diversas expressões de crença e espiritualidade. Esta atividade visa também aprofundar a compreensão dos estudantes sobre os conceitos de tolerância, coexistência pacífica e a importância do respeito às diferenças como base para uma sociedade justa e equitativa.

  • Observar e registrar as diferentes maneiras pelas quais as tradições religiosas expressam a valorização da vida.
  • Comparar e contrastar as expressões de respeito pela vida entre várias religiões.
  • Desenvolver habilidades de diálogo inter-religioso e respeito às diversas crenças.
  • Relacionar as observações com as habilidades da BNCC específicas para o Ensino Religioso.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09ER02: Discutir as diferentes expressões de valorização e de desrespeito à vida, por meio da análise de matérias nas diferentes mídias.
  • EF09ER03: Identificar sentidos do viver e do morrer em diferentes tradições religiosas, através do estudo de mitos fundantes.
  • EF09ER06: Reconhecer a coexistência como uma atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui o estudo comparativo das principais religiões do mundo, enfocando como cada tradição enfatiza a valorização da vida através de suas práticas, rituais e ensinamentos. Os alunos aprenderão sobre os fundamentos do diálogo inter-religioso e a importância da tolerância e do respeito mútuo. Adicionalmente, esta atividade visa propiciar uma compreensão mais aprofundada dos conceitos de vida, morte e coexistência, fundamentais para o desenvolvimento de uma consciência global e para a promoção da paz entre as diversas comunidades religiosas.

  • Princípios do Diálogo Inter-religioso.
  • Valorização da Vida nas Tradições Religiosas.
  • Conceitos de Vida e Morte em Diferentes Crenças.
  • Tolerância e Respeito Mútuo como Base da Coexistência.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade utiliza a saída de campo como estratégia ativa de aprendizagem, promovendo um contato direto dos alunos com diferentes práticas religiosas. Será incentivada a observação participante, registro reflexivo em diários de campo e posterior compartilhamento das experiências em sala, por meio de debates orientados e apresentações grupais. Este método permite uma imersão cultural que favorece o entendimento empático e crítico das diversas tradições religiosas, estimulando o respeito e a valorização da diversidade.

  • Saída de Campo para Visita a Locais de Culto Diferentes.
  • Observação Participante e Registro em Diários de Campo.
  • Debates Orientados em Sala de Aula.
  • Apresentações Grupais das Observações.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em três aulas de 40 minutos cada. A primeira aula acontecerá em sala, dedicada à preparação e orientações para a saída de campo. A segunda aula será a saída de campo propriamente dita para a visita aos locais de culto. A terceira aula será dedicada à reflexão, discussão e apresentação das observações feitas pelos alunos.

  • Aula 1: Orientações prévias e preparação.
  • Aula 2: Saída de Campo - Visita aos locais de culto.
  • Aula 3: Reflexão e apresentação das descobertas.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante as visitas e nas reflexões e apresentações realizadas em sala de aula após a saída de campo. Será valorizado o esforço em observar detalhadamente as práticas religiosas, assim como a habilidade de comparar e discutir as distintas expressões de valorização da vida, evidenciando compreensão e respeito pelas diversidades. A relevância das contribuições individuais e em grupo para os debates será também um critério importante de avaliação, incentivando a participação, o pensamento crítico e a expressão articulada das observações.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como transporte para a visita aos locais de culto, materiais para anotação (cadernos ou diários de campo e canetas), dispositivos para captura de imagens (câmeras ou smartphones), além de materiais de apoio didático para as discussões em sala de aula (acesso à internet, projetor e computador para as apresentações). A preparação de materiais informativos sobre os locais a serem visitados e as práticas religiosas observadas também faz parte dos recursos essenciais.

  • Transporte para visitas.
  • Materiais para anotação e registro.
  • Dispositivos para captura de imagens.
  • Materiais de apoio didático para discussão.

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