A Criação de uma Obra Crítica: Inspiração Adorniana

Desenvolvida por: Lays C… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Arte, Crítica Cultural e Estética

A atividade proposta é uma imersão prática na criação artística, tendo como base o pensamento crítico de Teodor Adorno. Os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão divididos em equipes e desafiados a criar suas próprias obras de arte visuais que se alinhem com temas sociais, políticos ou culturais contemporâneos. Este exercício visa não apenas desenvolver habilidades artísticas, mas também fomentar a compreensão sobre a arte como uma forma de resistência e expressão crítica, conceitos amplamente discutidos por Adorno. Ao final, os alunos apresentarão suas criações em uma galeria montada dentro da sala de aula. Espera-se que, durante a apresentação, ocorra um rico debate sobre o processo criativo e a mensagem que cada obra pretende transmitir, aprofundando a discussão sobre a relação entre arte, estética e sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo incentivar os alunos a compreenderem e aplicarem conceitos de crítica cultural e estética em suas criações artísticas. Ao trabalhar em equipes, os alunos expandem a colaboração e a comunicação, habilidades essenciais para o desenvolvimento pessoal e académico. Além disso, esta tarefa fomenta a capacidade analítica ao exigir que reconheçam e representem temas contemporâneos complexos através da arte. Outro ponto crucial é a promoção do pensamento crítico, requerendo dos alunos uma reflexão profunda sobre as dinâmicas históricas e sociais subjacentes às suas obras, conforme eles analisam e exteriorizam sua interpretação do mundo.

  • Desenvolver a compreensão crítica da arte como forma de resistência.
  • Fomentar a capacidade de colaborar e comunicar ideias eficazmente em grupos.
  • Promover a análise de questões sociais e culturais atuais através do processo criativo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático dessa atividade integra discussões teóricas sobre crítica cultural e estética, conforme formulado por Teodor Adorno, com atividades práticas de expressão artística. Os alunos terão a oportunidade de explorar a história da arte e seus movimentos que impulsionaram resistências sociais ao longo dos tempos, permitindo que estabeleçam paralelos com problemáticas contemporâneas. O programa também inclui instruções técnicas básicas para a criação artística, de modo que as equipes utilizem as melhores práticas para comunicar suas ideias visualmente. Esta abordagem holística assegura que os alunos não apenas experimentem a prática da criação artística, mas também interiorizem a teoria crítica subjacente.

  • Introdução à crítica cultural adorniana.
  • História da arte como resistência social.
  • Aspectos técnicos de criação visual.

Metodologia

A atividade adotará uma abordagem prática e colaborativa, incentivando a participação ativa dos alunos em cada etapa do processo criativo. Divididos em pequenas equipes, os alunos terão espaço para discutir, planejar e criar suas obras de arte coletivamente, promovendo assim a aprendizagem cooperativa. As discussões em sala sobre o conceito de arte como resistência irão guiar os alunos no desenvolvimento de suas ideias. Além disso, a apresentação das obras em sala e o debate subsequente permitirá uma rica troca de perspectivas, garantindo que os alunos aprimorem sua capacidade de expressar e defender suas visões.

  • Formação de grupos para trabalho colaborativo.
  • Discussões teóricas guiadas.
  • Atividades práticas de criação artística.
  • Apresentação e debate crítico em sala de aula.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado para proporcionar uma experiência compacta, porém abrangente, permitindo que os alunos passem por todas as fases do processo criativo, desde a concepção até a apresentação de suas obras. Durante as duas aulas de 60 minutos cada, as etapas serão distribuídas de modo a maximizar o tempo disponível e garantir que todas as equipes possam realizar suas propostas de maneira eficaz.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos adornianos e definição dos temas a serem abordados pelas equipes.
  • Aula 2: Criação das obras, montagem da galeria em sala e discussão das obras apresentadas.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em diversos critérios qualitativos e quantitativos que almejam refletir tanto o processo quanto o produto final da atividade. Em termos de metodologia, a autoavaliação e a avaliação pelos pares serão incentivadas, garantindo que os alunos reflitam criticamente sobre suas contribuições e recebam feedback construtivo. O professor avaliará a originalidade, criatividade, coerência e profundidade do tema escolhido, bem como a capacidade de cada equipe de articular sua mensagem e sua relação com a estética adorniana. Por exemplo, uma equipe que escolher trabalhar com a temática do consumo digital poderá ser avaliada quanto à inovação na representação visual desse tema e quanto à crítica subjacente explorada em sua obra.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade são diversificados, visando proporcionar uma autonomia criativa aos alunos, enquanto facilitam a expressão artística das ideias desenvolvidas em equipe. Os materiais artísticos variados permitirão liberdade na escolha das técnicas e meios de execução das obras, enquanto o acesso à internet auxiliará na pesquisa e fundamentação crítica necessária para o embasamento teórico das criações. Além disso, o mobiliário escolar será adaptado para a montagem da galeria, favorecendo a exposição das obras em um formato que simula um ambiente de galeria profissional.

  • Materiais artísticos diversos (tintas, pincéis, papel, etc.).
  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Espaço escolar adaptado para montagem da galeria.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo