A Matemática na Filosofia: Números que Contam Histórias

Desenvolvida por: Pedro … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Interdisciplinar: Filosofia e Matemática
Temática: A relação entre Filosofia e Matemática ao longo da história

Este plano de aula propõe explorar a intersecção entre Filosofia e Matemática, enfatizando como conceitos matemáticos impactaram o desenvolvimento de teorias filosóficas e, inversamente, o papel da Filosofia na evolução da Matemática. A atividade destacará figuras históricas como Pitágoras e Platão, que se destacaram em ambas as disciplinas, e incentivará os alunos a investigar como essas disciplinas se relacionam através de projetos práticos. Um exemplo destacado será o uso de proporções áureas na arte, servindo como um caso prático do impacto da Matemática no mundo físico e na interpretação de conceitos metafísicos. Através de pesquisas e apresentações, os alunos terão a oportunidade de compreender melhor as conexões profundas entre a Filosofia e a Matemática, bem como a relevância dessas disciplinas na interpretação e compreensão do mundo ao nosso redor.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fazer com que os alunos compreendam a importância das relações interdisciplinares entre Filosofia e Matemática, reconhecendo como conceitos matemáticos são fundamentais na construção de teorias filosóficas e, da mesma forma, como a Filosofia contribui para a reflexão e evolução da Matemática. Os alunos serão incentivados a explorar a vida e as obras de personalidades históricas que marcaram ambas as disciplinas, assim como aplicar esses conhecimentos na análise de fenômenos do mundo físico e metafísico, utilizando exemplos práticos como a proporção áurea na arte.

  • Compreender a relevância da relação entre Filosofia e Matemática na construção do conhecimento científico e humanístico.
  • Investigar as contribuições de personalidades históricas como Pitágoras e Platão para ambas as disciplinas.
  • Reconhecer e aplicar conceitos matemáticos em fenômenos do mundo físico e interpretações metafísicas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e apresentação de trabalhos temáticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS502: Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
  • EM13CHS503: Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará primeiramente uma introdução às relações históricas entre Filosofia e Matemática, explorando como essas disciplinas se influenciaram mutuamente ao longo do tempo. Serão destacadas as contribuições de figuras como Pitágoras, que estabeleceu conexões fundamentais entre números e fenômenos naturais, e Platão, com sua ênfase na importância dos conceitos matemáticos para a compreensão da realidade. Além disso, o curso contemplará a análise de conceitos como a proporção áurea e sua manifestação em diferentes contextos, como na arte, arquitetura e natureza, servindo como exemplo prático da interação entre a Matemática e a interpretação do mundo.

  • História das relações entre Filosofia e Matemática
  • Contribuições de Pitágoras e Platão
  • Matemática como ferramenta para compreensão do mundo
  • Proporção áurea na arte e na natureza

Metodologia

A metodologia aplicada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, incentivando os alunos a participarem ativamente de suas próprias jornadas de aprendizagem. Eles serão divididos em grupos e orientados a selecionar um aspecto específico da interrelação entre Filosofia e Matemática para explorar através de pesquisas. Os grupos desenvolverão apresentações que demonstrem a conexão encontrada entre estas duas áreas, aplicando conhecimentos teóricos em análises práticas e usando exemplos como a proporção áurea. A colaboração e discussão em grupos serão elementos-chave, promovendo o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas.

  • Designação de projetos temáticos por grupo
  • Pesquisa dirigida sobre figuras históricas e conceitos-chave
  • Desenvolvimento de apresentações interdisciplinares
  • Sessões de discussão e feedback entre os grupos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em dois encontros de 60 minutos cada. No primeiro encontro, será feita a introdução ao tema e as diretrizes do projeto serão apresentadas aos alunos, juntamente com a formação dos grupos e a escolha dos temas. No segundo encontro, os grupos apresentarão seus trabalhos para a turma, seguidos de uma sessão de discussão e feedback.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos
  • Aula 2: Apresentação dos projetos e sessão de feedback

Avaliação

A avaliação se dará por meio da análise dos projetos apresentados pelos grupos, levando em consideração a profundidade da pesquisa, a relevância e correlação dos conceitos matemáticos e filosóficos abordados, bem como a originalidade e clareza na apresentação. A capacidade de trabalho em equipe, engajamento durante as sessões de discussão e aplicação prática dos conceitos estudados também serão considerados. O feedback será fornecido de forma construtiva, visando o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos como acesso à internet para pesquisa, ferramentas de apresentação como PowerPoint ou Google Apresentações e material de leitura suplementar disponibilizado pelo professor. Além disso, poderão ser empregadas técnicas visuais, como vídeos e infográficos, para ilustrar melhor os conceitos abordados durante o desenvolvimento do projeto.

  • Acesso à Internet para pesquisa
  • Software de apresentação (PowerPoint, Google Slide)
  • Material de leitura selecionado pelo professor
  • Vídeos e infográficos temáticos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo