Arte nas Ruas: Grafite como Expressão Cultural

Desenvolvida por: Helton… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, Humanidades
Temática: Grafite como forma de expressão cultural e política

A atividade 'Arte nas Ruas: Grafite como Expressão Cultural' visa introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Médio ao universo do grafite, reconhecendo-o como uma potente forma de expressão cultural e política urbana. Iniciaremos com a exibição do documentário 'Grafite', que oferecerá uma visão abrangente sobre a história, técnicas, e significâncias dessa arte na sociedade contemporânea. Seguindo, realizaremos uma saída educativa pela escola ou, se possível, pelo bairro, permitindo que os estudantes fotografem obras de grafite e pixação locais. Essa prática de campo tem como objetivo aproximar os alunos da arte urbana de seu entorno, incentivando o olhar crítico e a percepção da arte como reflexo de questões sociais, políticas e culturais. Em sala de aula, haverá um momento dedicado à análise e discussão coletiva sobre as mensagens, técnicas utilizadas e os contextos históricos das fotografias capturadas. Para consolidar a experiência de aprendizagem, os alunos criaão um mural digital colaborativo, onde poderão compartilhar suas fotos com descrições detalhadas, fomentando um debate enriquecedor sobre cidadania, identidade urbana e o papel do grafite na expressão de narrativas alternativas na cidade.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a compreenderem o grafite como uma linguagem artística legítima, capaz de expressar questões culturais, políticas e sociais, além de desenvolver um olhar crítico sobre as diferentes formas de arte que coexistem no espaço urbano. Busca-se também fomentar o reconhecimento da arte de rua como um instrumento de transformação social e politica, incentivando os estudantes a refletirem sobre a importância da representatividade e da diversidade cultural nas expressões artísticas contemporâneas. Por meio da exploração prática e da análise crítica, os alunos terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a história da arte urbana, suas técnicas e mensagens, promovendo assim o respeito às diversas formas de expressão cultural e estimulando a consciência cidadã.

  • Compreender o grafite como uma forma legítima de expressão artística e política.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica sobre a arte e o espaço urbano.
  • Promover a conscientização sobre a importância da diversidade cultural na expressão artística.
  • Estimular a reflexão sobre o papel do grafite na transformação social e na articulação de identidades urbanas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS203: Comparar os significados de território, fronteiras e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas (civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo, esclarecimento/obscurantismo, cidade/campo, entre outras).
  • EM13CHS206: Analisar a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os princípios de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico.
  • EM13CHS502: Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará o grafite como um movimento artístico e cultural que reflete as questões sociais, políticas e culturais da contemporaneidade. Serão explorados conceitos históricos da arte urbana, técnicas específicas do grafite, e a relação desta forma de arte com o espaço da cidade, particularmente no que toca questões de representatividade, identidade e resistência. A análise de obras locais permitirá uma abordagem prática desses temas, promovendo uma conexão direta entre teoria e prática.

  • História do Grafite e sua evolução como forma de expressão
  • Técnicas e estilos de grafite
  • Grafite, espaço urbano e sociedade
  • Análise de obras de grafite local: técnica, mensagem e contexto
  • Criação do mural digital colaborativo

Metodologia

A atividade será pautada pela metodologia ativa, permitindo que os alunos sejam os principais protagonistas de seu processo de aprendizado. A exibição do documentário servirá como introdução teórica e estimulo visual, preparando os alunos para a saída de campo, onde aplicarão de forma prática o conhecimento adquirido através da observação e documentação fotográfica. Em sala, a discussão guiada fomentará a análise crítica e reflexiva sobre as obras, enquanto a criação coletiva do mural digital promoverá a colaboração, criatividade e aplicação dos conceitos estudados.

  • Exibição e discussão do documentário 'Grafite'
  • Saída de campo para documentação fotográfica
  • Análise crítica em sala de aula das fotos capturadas
  • Criação do mural digital colaborativo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a exibição do documentário e a preparação para a saída de campo. Na segunda aula, ocorrerá a discussão sobre as fotografias capturadas e a criação do mural digital colaborativo.

  • Aula 1: Exibição do documentário e preparação para a saída de campo.
  • Aula 2: Discussão das observações de campo e criação do mural digital colaborativo.

Avaliação

A avaliação considerará a participação ativa dos alunos durante as discussões em sala e a saída de campo, bem como a qualidade das contribuições individuais para o mural digital colaborativo. Será valorizado o esforço de análise crítica das obras capturadas, a capacidade de articular as observações com os conceitos discutidos em sala e a criatividade na apresentação das fotos no mural. A avaliação se dará de forma contínua e formativa, buscando reconhecer o engajamento dos alunos com o tema e a qualidade de suas reflexões e contribuições.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem acesso a um documentário sobre grafite, câmeras fotográficas ou smartphones com câmera para a documentação das obras durante a saída de campo e acesso a um computador com internet para a criação do mural digital colaborativo. Além disso, será providenciado material para anotações durante as discussões em sala e a saída de campo.

  • Documentário sobre grafite
  • Câmeras fotográficas ou smartphones com câmera
  • Computador com acesso à internet
  • Material para anotações
  • Plataforma online para criação do mural digital

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