Caça ao Tesouro Cultural

Desenvolvida por: Stela … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História e Geografia
Temática: Patrimônios Culturais e Naturais

A atividade 'Caça ao Tesouro Cultural' convida os alunos do 1º ano do Ensino Médio a explorarem os patrimônios naturais e culturais dentro da escola ou em um ambiente digital cuidadosamente preparado pelo educador. Utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, esta jornada se transforma em uma investigação emocionante, levando os estudantes a descobrirem e investigarem os patrimônios materiais e imateriais. A missão de cada grupo será encontrar pistas que os levarão a desvendar os segredos escondidos desses patrimônios, promovendo assim uma aprendizagem dinâmica e interdisciplinar. Ao final, os alunos serão encorajados a apresentar suas descobertas, refletindo sobre a importância desses patrimônios e o que representam para diversas culturas ao redor do mundo. Esta atividade não apenas eleva o conhecimento dos estudantes sobre esses importantes aspectos da nossa história e diversidade cultural, mas também os incentiva a desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é facilitar o entendimento e a valorização dos patrimônios culturais e naturais entre os alunos do 1º ano do Ensino Médio. Os participantes irão desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, e comunicação, ao mesmo tempo que deepenham seu conhecimento sobre a diversidade cultural e a importância da preservação desses patrimônios. Espera-se que, através desta experiência dinâmica, os estudantes possam reconhecer os impactos culturais e ambientais desses patrimônios para diferentes sociedades ao longo do tempo.

  • Entender e valorizar os patrimônios naturais e culturais
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em equipe
  • Aprimorar a comunicação eficaz durante a apresentação de descobertas
  • Refletir sobre a importância da preservação dos patrimônios culturais e naturais

Conteúdo Programático

A caça ao tesouro abordará o conceito de patrimônio cultural e natural, diferenciando os materiais dos imateriais, e discutindo sua relevância para as sociedades ao redorado mundo. Explorando essas categorias, os alunos terão a oportunidade de conhecer a diversidade desses patrimônios, compreendendo a necessidade de preservação e o papel da UNESCO nesse contexto. A atividade promove uma interação direta com o conteúdo, transformando a aula em uma experiência memorável de aprendizado.

  • Definição e importância dos patrimônios culturais e naturais
  • Diferença entre patrimônios materiais e imateriais
  • A importância da preservação dos patrimônios e o papel da UNESCO

Metodologia

Utilizando a Aprendizagem Baseada em Jogos, a atividade será desenvolvida através de uma saga interativa de descoberta, onde os alunos, divididos em grupos, buscarão pistas dispersas e resolverão enigmas. A utilização do ambiente escolar ou digital oferecerá uma camada de imersão e engajamento, encorajando os alunos a explorar, colaborar e aprender ativamente. Esta metodologia promove uma aprendizagem significativa, incentivando os alunos a aplicarem o conhecimento adquirido em um contexto prático e divertido.

  • Divisão dos alunos em grupos pequenos
  • Busca por pistas dentro do ambiente escolar ou digital
  • Resolução de enigmas sobre patrimônios culturais e naturais
  • Apresentação das descobertas pelo grupo

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade ocorrerá em duas sessões de 60 minutos, totalizando 2 horas. Na primeira aula, será feita uma introdução aos patrimônios culturais e naturais, preparando os alunos para a caça ao tesouro. A segunda aula será dedicada à execução da caça ao tesouro e à apresentação das descobertas pelos grupos.

  • Aula 1: Introdução aos patrimônios culturais e naturais; divisão dos grupos e explicação das regras.
  • Aula 2: Execução da caça ao tesouro e apresentações dos grupos sobre suas descobertas.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação, colaboração em equipe, resolução de enigmas, e a qualidade e criatividade das apresentações das descobertas. Será atribuída uma pontuação para cada aspecto avaliado, com base em critérios claros de desempenho, como capacidade de pesquisa, análise crítica, trabalho em equipe, e comunicação eficaz. Exemplos de patrimônios apresentados e a profundidade da pesquisa adicionada nas apresentações contarão como critérios adicionais para pontuação extra.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário acessar mapas da escola ou um ambiente virtual preparado previamente pelo professor, que servirá como cenário para a caça ao tesouro. Também serão utilizados dispositivos móveis ou computadores para pesquisa e eventual uso de aplicativos de realidade aumentada. Materiais impressos com pistas e enigmas, assim como vídeos e podcasts sobre patrimônios culturais e naturais, serão ferramentas chave para guiar os alunos durante a atividade.

  • Mapas da escola ou acesso ao ambiente virtual
  • Dispositivos móveis ou computadores
  • Materiais impressos com pistas e enigmas
  • Vídeos e podcasts sobre patrimônios culturais e naturais

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo