Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão motivados a explorar e refletir sobre o conceito prático de cidadania. Através da criação colaborativa de um 'Documento de Compromisso Cidadão', destinado à escola ou comunidade, os participantes irão identificar e debater direitos, deveres e propor ações concretas para o benefício coletivo. Este exercício permite aos alunos aplicar o pensamento crítico na resolução de problemas sociais concretos, fomentando habilidades de negociação, argumentação e tomada de decisão colaborativa. Em pequenos grupos, eles irão elaborar propostas que deverão ser apresentadas e debatidas, culminando na composição de um documento final agregador das melhores ideias. Este formato incentiva não apenas a compreensão intelectual da cidadania, mas também sua prática efetiva, estimulando uma consciência ativa sobre o papel que indivíduos podem desempenhar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
O principal objetivo desta atividade é promover a conscientização sobre o valor da cidadania ativa e responsável entre os alunos do 1º ano do Ensino Médio, fomentando a capacidade de se envolverem de maneira produtiva na vida cívica da sua comunidade. Busca-se desencadear nos alunos o reconhecimento dos direitos e deveres inerentes à cidadania, assim como a importância da participação social para a promoção do bem comum. Através do trabalho em equipe, visamos desenvolver habilidades comunitárias, como diálogo, colaboração e resolução de conflitos. Ao final, espera-se que os estudantes demonstrem maior compreensão sobre como suas ações podem contribuir para melhorias sociais e estejam motivados a agir de forma ética e responsável em seu entorno.
A atividade abordará conceitos-chave de cidadania, direitos e deveres cívicos, além de práticas de participação social. Os alunos serão guiados a explorar diferentes formas pelas quais podem contribuir com a comunidade, desenvolvendo o senso crítico e de responsabilidade. Exploraremos também o processo de tomada de decisão democrática, habilidades de comunicação para exposição e debate de ideias, e estratégias de materialização de ações cidadãs que podem ser aplicadas no cotidiano escolar e comunitário.
Utilizaremos a metodologia ativa para envolver os estudantes diretamente no processo de aprendizagem, incentivando a participação ativa, a reflexão individual e coletiva, e a solução colaborativa de problemas. Os alunos serão organizados em pequenos grupos, onde discutirão e definirão conjuntamente os pontos chave que comporão o Documento de Compromisso Cidadão. Eles terão que negociar, argumentar e chegar a consensos para compilar um documento representativo das ideias do grupo, que posteriormente será apresentado e debatido em plenária, com o objetivo de construir um documento final com as contribuições de todos os grupos.
A atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução dos conceitos-chave, a formação dos grupos e o início do trabalho de elaboração dos documentos. Na segunda aula, os grupos finalizarão seus documentos, os apresentarão para a turma e, após os debates, ocorrerá a elaboração e votação do documento final.
A avaliação será contínua e formativa, focando na participação, engajamento e contribuição de cada aluno para a elaboração do documento de compromisso e nas discussões plenárias. Será valorizada a capacidade de argumentação, a colaboração entre os alunos e a qualidade e viabilidade das propostas apresentadas. O documento final também servirá como parte da avaliação, considerando a coesão, coerência e abrangência das propostas que visem ao bem comum e a melhoria da comunidade escolar ou local.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples, como papel, canetas, e recursos de mídia para as apresentações dos grupos. Recomenda-se o uso de quadro branco ou flip chart para anotações grupais e plenárias, além de acesso à internet para pesquisas relacionadas aos temas propostos. A utilização de um espaço amplo que permita a formação de grupos e a discussão aberta é igualmente importante.
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