Cine-Debate: Ética em Cena

Desenvolvida por: Mircéi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Filosofia
Temática: Ética e dilemas morais

A atividade 'Cine-Debate: Ética em Cena' tem como propósito enriquecer o aprendizado dos alunos do 1º ano do Ensino Médio sobre ética e dilemas morais por meio de uma abordagem prática e interativa. Antes da aula, os estudantes serão instruídos a assistir um filme ou documentário que aborde questões éticas complexas, selecionado com cuidado pelo professor para garantir relevância e adequação à faixa etária. Durante a aula, os alunos se dividirão em grupos e utilizarão a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida' para discutir o filme, relacionando o conteúdo com a teoria ética estudada em casa e com suas próprias experiências de vida. O debate em grupo visa estimular uma argumentação crítica e o respeito por diferentes perspectivas. Como resultado final da atividade, cada grupo criará um pôster ou uma apresentação digital que sintetize suas discussões e reflexões, vinculando-as aos princípios de ética e filosofia moral. Este projeto promove não apenas o entendimento teórico da ética, mas também habilidades sociais importantes, como empatia, escuta ativa e a capacidade de articular argumentos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover uma compreensão profunda sobre questões éticas e dilemas morais, habilitando os alunos a aplicar teoria à prática e a suas próprias experiências pessoais. Visa também desenvolver habilidades de pensamento crítico, argumentação, trabalho em equipe e comunicação. Engajando-se ativamente na discussão e na criação de apresentações, espera-se que os alunos desenvolvam a capacidade de analisar diferentes perspectivas éticas e argumentar a favor de seu próprio ponto de vista de maneira respeitosa e bem fundamentada.

  • Compreender e discutir dilemas éticos apresentados no filme ou documentário.
  • Relacionar a teoria ética estudada com as situações apresentadas.
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e argumentação.
  • Promover o respeito e a empatia por diferentes perspectivas e opiniões.
  • Sintetizar reflexões e análises em uma apresentação ou pôster.

Conteúdo Programático

A atividade se concentra no estudo da ética e filosofia moral, enfatizando a análise e reflexão sobre dilemas morais. A metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida' permitirá aos alunos aplicar conceitos teóricos em discussões reais e práticas, fomentando uma compreensão mais profunda e aplicada da matéria.

  • Princípios básicos de ética e filosofia moral.
  • Análise de dilemas éticos.
  • Teorias éticas aplicadas a situações práticas.
  • Desenvolvimento de habilidades de argumentação e debate.

Metodologia

Utilizando a metodologia 'Sala de Aula Invertida', os alunos primeiro se engajarão no conteúdo por meio de uma tarefa pré-aula, assistindo a um filme ou documentário sobre dilemas éticos. Na sala de aula, formarão grupos para discutir o conteúdo, aplicando teoria à prática. Esta abordagem incentiva o aprendizado ativo e a colaboração entre os alunos, além de promover o desenvolvimento de habilidades sociais e de pensamento crítico na análise de temas éticos complexos.

  • Visualização prévia de filme ou documentário sobre ética.
  • Discussão em grupos sobre o conteúdo assistido.
  • Desenvolvimento de argumentos e reflexões em grupo.
  • Criação de pôster ou apresentação digital sobre as conclusões do grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada durante duas aulas de 50 minutos cada, permitindo tempo suficiente para discussão, debate e elaboração dos materiais finais por parte dos alunos.

  • Aula 1: Formação dos grupos e início das discussões sobre o filme ou documentário.
  • Aula 2: Conclusão das discussões, elaboração e apresentação dos pôsteres ou apresentações digitais.

Avaliação

A avaliação se dará por meio da análise dos pôsteres ou apresentações digitais produzidos pelos grupos, considerando a profundidade da análise ética, a capacidade de relacionar teoria e prática, a qualidade da argumentação, a criatividade e o trabalho em equipe. Será valorizado o esforço dos grupos em expressar diversidade de perspectivas e a aplicação de conceitos éticos às reflexões propostas. Feedback construtivo será fornecido para estimular o aprimoramento contínuo dos alunos na matéria.

Materiais e ferramentas:

Os principais recursos necessários para a atividade incluem o acesso a um filme ou documentário sobre dilemas éticos, recursos para a visualização do mesmo, materiais para elaboração de pôsteres (papel, canetas, marcadores) ou tecnologia para criação de apresentações digitais. Adicionalmente, será disponibilizada uma lista de materiais de leitura complementar sobre ética e filosofia moral para apoiar o aprendizado dos alunos.

  • Filme ou documentário sobre dilemas éticos.
  • Materiais para criação de pôsteres.
  • Acesso a computadores ou tablets para apresentações digitais.
  • Lista de leitura complementar sobre ética e filosofia moral.

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