Neste projeto inovador de Sala de Aula Invertida, os alunos do 1º ano do Ensino Médio mergulharam no universo filosófico de Santo Agostinho, explorando suas ideais sobre a sociedade, ética e o livre-arbítrio. Fora da sala de aula, através de uma pesquisa orientada, os estudantes se aprofundaram nos princípios agostinianos, preparando-se para aplicá-los na criação de uma cidade ideal. Divididos em grupos, com o auxílio da tecnologia e materiais diversos, os alunos serão desafiados a planejar e concretizar maquetes ou apresentações digitais, representando sua visão de uma organização social, política e ética regida pelos valores agostinianos. Durante a apresentação para a classe, cada grupo interpretará como implementaram os conceitos filosóficos na estruturação da sua cidade, estimulando o debate, a análise crítica e a reflexão sobre a aplicabilidade dessas ideias na sociedade contemporânea.
Esta atividade tem como objetivo estimular os alunos a compreenderem as ideas de Santo Agostinho relacionadas à ética, sociedade e livre arbítrio, e como estas podem ser aplicadas na concepção de uma organização social ideal. Os estudantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica, trabalho em equipe e apresentação. Além disso, espera-se que os alunos sejam capazes de relacionar os conceitos filosóficos estudados com questões contemporâneas, desenvolvendo assim uma compreensão mais profunda da aplicabilidade da filosofia na resolução de problemas atuais.
Este projeto integra conceitos fundamentais da filosofia de Santo Agostinho, explorando suas ideias sobre ética, a natureza do bem e do mal, a importância da comunidade e do bem comum, bem como o livre-arbítrio. Por meio de uma abordagem prática, os alunos aplicarão esses conhecimentos na concepção de uma cidade que espelhe esses princípios, promovendo a reflexão sobre como essas ideias milenares podem influenciar a organização das sociedades contemporâneas.
Adotando uma metodologia ativa, a atividade combina a Sala de Aula Invertida, onde os alunos exploram o conteúdo fora da sala para aplicação prática em sala, com a Atividade Mão-na-massa, permitindo que criem maquetes ou apresentações digitais. A metodologia estimula a reflexão, o diálogo e a colaboração entre os alunos, enfatizando, através da Aprendizagem Baseada em Jogos, elementos lúdicos que favoreçam o envolvimento e a compreensão dos conceitos filosóficos.
A atividade será distribuída em duas sessões de 40 minutos, totalizando 1 hora e 20 minutos. Na primeira sessão, será realizada uma breve explanação sobre Santo Agostinho e os objetivos do projeto, seguida de tempo para pesquisa e planejamento em grupo. A segunda sessão será dedicada à finalização das maquetes/apresentações digitais e às apresentações para a turma.
A avaliação será baseada nos critérios de criatividade, compreensão e aplicação dos conceitos filosóficos de Santo Agostinho, eficácia da comunicação durante a apresentação, e colaboração dentro do grupo. Serão avaliados tanto o produto final quanto o processo, incluindo a pesquisa prévia e o planejamento. Será aplicado um sistema de pontuação detalhado que avaliará cada um desses aspectos, permitindo uma análise qualitativa e quantitativa do trabalho dos alunos.
Para a execução desta atividade, serão necessários materiais diversos para a construção das maquetes (como papelão, tintas, colas, tesouras, etc.) ou softwares de apresentação digital (PowerPoint, Prezi, etc.), dependendo da escolha do grupo. Além disso, o acesso à internet para pesquisa e o uso de bibliotecas e recursos digitais são essenciais para o embasamento teórico sobre Santo Agostinho.
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