Construindo Minha Cidade Ideal: A Perspectiva Agostiniana

Desenvolvida por: Mateus… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Filosofia
Temática: Santo Agostinho e sua Filosofia

Neste projeto inovador de Sala de Aula Invertida, os alunos do 1º ano do Ensino Médio mergulharam no universo filosófico de Santo Agostinho, explorando suas ideais sobre a sociedade, ética e o livre-arbítrio. Fora da sala de aula, através de uma pesquisa orientada, os estudantes se aprofundaram nos princípios agostinianos, preparando-se para aplicá-los na criação de uma cidade ideal. Divididos em grupos, com o auxílio da tecnologia e materiais diversos, os alunos serão desafiados a planejar e concretizar maquetes ou apresentações digitais, representando sua visão de uma organização social, política e ética regida pelos valores agostinianos. Durante a apresentação para a classe, cada grupo interpretará como implementaram os conceitos filosóficos na estruturação da sua cidade, estimulando o debate, a análise crítica e a reflexão sobre a aplicabilidade dessas ideias na sociedade contemporânea.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo estimular os alunos a compreenderem as ideas de Santo Agostinho relacionadas à ética, sociedade e livre arbítrio, e como estas podem ser aplicadas na concepção de uma organização social ideal. Os estudantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica, trabalho em equipe e apresentação. Além disso, espera-se que os alunos sejam capazes de relacionar os conceitos filosóficos estudados com questões contemporâneas, desenvolvendo assim uma compreensão mais profunda da aplicabilidade da filosofia na resolução de problemas atuais.

  • Entender os conceitos de ética, sociedade e livre arbítrio na visão de Santo Agostinho
  • Aplicar os princípios filosóficos agostinianos na criação de uma cidade ideal
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e síntese
  • Estimular a criatividade na solução de problemas e no planejamento urbano
  • Incentivar o trabalho em equipe e a capacidade de apresentação e argumentação

Conteúdo Programático

Este projeto integra conceitos fundamentais da filosofia de Santo Agostinho, explorando suas ideias sobre ética, a natureza do bem e do mal, a importância da comunidade e do bem comum, bem como o livre-arbítrio. Por meio de uma abordagem prática, os alunos aplicarão esses conhecimentos na concepção de uma cidade que espelhe esses princípios, promovendo a reflexão sobre como essas ideias milenares podem influenciar a organização das sociedades contemporâneas.

  • A filosofia de Santo Agostinho: ética, sociedade e livre arbítrio
  • Construção de maquetes e apresentações digitais como métodos de representação
  • Análise crítica e reflexão sobre a aplicabilidade dos princípios filosóficos na sociedade atual

Metodologia

Adotando uma metodologia ativa, a atividade combina a Sala de Aula Invertida, onde os alunos exploram o conteúdo fora da sala para aplicação prática em sala, com a Atividade Mão-na-massa, permitindo que criem maquetes ou apresentações digitais. A metodologia estimula a reflexão, o diálogo e a colaboração entre os alunos, enfatizando, através da Aprendizagem Baseada em Jogos, elementos lúdicos que favoreçam o envolvimento e a compreensão dos conceitos filosóficos.

  • Pesquisa individual sobre Santo Agostinho fora da sala de aula
  • Trabalho em grupo para planejamento e construção das maquetes ou apresentações
  • Uso de tecnologias digitais para pesquisa e apresentação dos projetos
  • Sessões de compartilhamento e debate entre os grupos sobre as cidades idealizadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída em duas sessões de 40 minutos, totalizando 1 hora e 20 minutos. Na primeira sessão, será realizada uma breve explanação sobre Santo Agostinho e os objetivos do projeto, seguida de tempo para pesquisa e planejamento em grupo. A segunda sessão será dedicada à finalização das maquetes/apresentações digitais e às apresentações para a turma.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início do planejamento em grupo
  • Aula 2: Finalização e apresentação dos projetos para a classe

Avaliação

A avaliação será baseada nos critérios de criatividade, compreensão e aplicação dos conceitos filosóficos de Santo Agostinho, eficácia da comunicação durante a apresentação, e colaboração dentro do grupo. Serão avaliados tanto o produto final quanto o processo, incluindo a pesquisa prévia e o planejamento. Será aplicado um sistema de pontuação detalhado que avaliará cada um desses aspectos, permitindo uma análise qualitativa e quantitativa do trabalho dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários materiais diversos para a construção das maquetes (como papelão, tintas, colas, tesouras, etc.) ou softwares de apresentação digital (PowerPoint, Prezi, etc.), dependendo da escolha do grupo. Além disso, o acesso à internet para pesquisa e o uso de bibliotecas e recursos digitais são essenciais para o embasamento teórico sobre Santo Agostinho.

  • Materiais para construção de maquetes
  • Softwares de apresentação digital
  • Acesso à internet para pesquisa
  • Bibliotecas e recursos digitais sobre Santo Agostinho

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