Esta atividade desafia os alunos do 1º ano do Ensino Médio a explorarem os conceitos encontrados na 'República' de Platão e, a partir disto, criarem suas próprias utopias considerando uma perspectiva moderna. Após uma introdução ao tema por meio de uma sala de aula invertida, onde os alunos terão acesso a materiais pré-selecionados sobre a obra de Platão, os estudantes serão agrupados e convidados a planejar suas sociedades ideais. Esses planos devem abordar os fundamentos de governo, educação, arte e ética. Em seguida, cada grupo apresentará sua utopia em uma roda de debate, possibilitando a comparação com os ideais platônicos e a discussão acerca da viabilidade e dos obstáculos de suas propostas. Este processo permite aos alunos refletirem criticamente sobre os valores e as estruturas sociais contemporâneas, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento de habilidades de criatividade, argumentação e trabalho em equipe.
Esta atividade visa proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada sobre os conceitos de utopia e sociedade idealizados por Platão, e como esses ideais podem ser reinterpretados e aplicados ao mundo moderno. Os estudantes trabalharão habilidades de análise crítica, argumentação e criatividade ao projetarem suas próprias utopias. Espera-se que, por meio da discussão em grupo e da roda de debate, desenvolvam habilidades sociais e de comunicação, aprendendo também a avaliar as propostas de seus colegas sob uma perspectiva ética e social.
O conteúdo programático desta atividade cobre uma revisão dos conceitos-chave encontrados na 'República' de Platão, incluindo justiça, o papel dos governantes filósofos e a estrutura de uma sociedade ideal. Também incorpora uma discussão sobre como esses ideais podem ser adaptados ou confrontados com os desafios do mundo moderno, com foco em questões de governo, educação, arte e ética.
A atividade utilizará a abordagem de sala de aula invertida para a exploração inicial dos temas, seguida pela técnica de roda de debate durante as apresentações das utopias criadas pelos alunos. Este formato promove a interação direta, o diálogo crítico e a troca de ideias, permitindo que cada aluno contribua com sua visão e ouça as perspectivas de seus colegas, o que é essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e habilidades de argumentação.
A atividade é planejada para ser realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos irão explorar o material sobre a 'República' de Platão e iniciar o planejamento de suas utopias. Na segunda sessão, eles finalizarão e apresentarão suas sociedades ideais na roda de debate.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, na originalidade e coerência das utopias apresentadas, e na capacidade de argumentação durante o debate. Será considerado tanto o trabalho em equipe quanto as contribuições individuais. Além disso, a capacidade de relacionar os ideais platônicos com questões contemporâneas e a aplicação de conceitos éticos nas propostas serão critérios importantes. Por exemplo, grupos que apresentem sociedades bem estruturadas, mostrando compreensão dos conceitos discutidos e habilidade para debater suas ideias, receberão avaliações mais altas.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais para pesquisa prévia como artigos, vídeos e excertos do livro 'A República' de Platão, além de recursos para a documentação e apresentação das utopias, que podem incluir papel, canetas, quadro branco, projetor ou dispositivos digitais para apresentações em slides. O acesso à internet será importante durante a fase de pesquisa.
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