A atividade 'Construindo Utopias: Uma Viagem Política' propõe uma abordagem inovadora da Filosofia e Ciência Política, incentivando alunos do 1º ano do Ensino Médio a desenvolverem seus próprios conceitos de utopias políticas. Inspirando-se em clássicos da filosofia política como 'A República' de Platão e 'Utopia' de Thomas More, os estudantes são instigados a refletir sobre os sistemas políticos ideais, abordando questões cruciais como governança, legislação, e direitos e deveres dos cidadãos, além de propor soluções criativas para problemas contemporâneos. Mediante a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', os alunos realizarão uma preparação prévia por meio da análise de vídeos e leituras específicas, seguida pelo trabalho em grupo em sala de aula para a construção e apresentação de suas utopias, proporcionando uma compreensão crítica dos sistemas políticos e fomentando habilidades de análise, imaginação e articulação de ideias.
O objetivo desta atividade é promover o entendimento dos alunos acerca da diversidade e complexidade de sistemas políticos através da história da filosofia política, fomentando a capacidade crítica e criativa de imaginar possíveis soluções para a sociedade. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades analíticas e reflexivas, ao mesmo tempo em que aplicam seus conhecimentos teóricos em propostas práticas de governança. Além disso, a atividade visa estimular o trabalho em equipe, habilidades de comunicação e argumentação, preparando os alunos para o pensamento crítico e participação ativa na sociedade.
O conteúdo programático abrange uma introdução às utopias na filosofia política, examinando exemplos históricos e suas implicações teóricas. Abrangerá a análise crítica das ideias de Platão em 'A República' e de Thomas More em 'Utopia', além de discutir aspectos de governança, leis, direitos e deveres dos cidadãos em uma sociedade ideal. A ênfase será dada à compreensão crítica dos sistemas políticos e à aplicação desses conhecimentos na construção de utopias que respondam aos desafios contemporâneos.
Utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', esta atividade começa com a preparação prévia dos alunos, que inclui a leitura de textos selecionados e visualização de vídeos sobre filosofia política e utopias. Em sala, os estudantes serão divididos em grupos para discussão dos materiais e desenvolvimento de suas próprias utopias políticas. A apresentação das utopias criadas será realizada para toda a turma, propiciando um ambiente de troca de ideias e feedback construtivo entre os pares.
A atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos discutirão em grupos os materiais estudados previamente e iniciarão o desenvolvimento de suas utopias. Na segunda aula, os grupos finalizarão e apresentarão suas utopias para a turma, seguido de uma sessão de feedback e reflexão crítica.
A avaliação da atividade se dará por meio da análise do envolvimento dos alunos no processo de desenvolvimento da utopia, da qualidade e originalidade das ideias apresentadas, e da capacidade de comunicação e argumentação durante a apresentação. Será considerado também o trabalho em equipe, a utilização dos conceitos estudados e a aplicabilidade das soluções propostas para problemas atuais. Exemplos específicos e critérios claros serão estabelecidos para garantir uma avaliação justa e motivadora.
Os recursos necessários para a atividade incluem uma seleção de leituras e vídeos sobre utopias na filosofia política, materiais para registro e apresentação das utopias (como papel, canetas, e recursos digitais), além de um espaço adequado para a realização das discussões em grupo e apresentações. Esses materiais apoiam a metodologia ativa e facilitam a imersão dos alunos no processo de criação.
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