Criadores de Utopias: Projetando o Futuro

Desenvolvida por: Nivald… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Filosofia
Temática: Aprendizagem Baseada em Projetos

Esta atividade educacional, intitulada 'Criadores de Utopias: Projetando o Futuro', destina-se a alunos do 1º ano do Ensino Médio e se enquadra no domínio da Filosofia, com ênfase na aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos. Nesta tarefa rica e envolvente, os alunos serão incentivados a explorar e expandir seu pensamento crítico e criativo ao projetar suas próprias utopias. Inspirando-se em conceitos essenciais da filosofia política, ética e estética, os grupos de alunos terão o desafio de imaginar uma sociedade ideal. A tarefa envolverá contemplações profundas sobre aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais que moldam as sociedades. Os alunos apresentarão suas utopias visionárias aos colegas, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa e de apoio mútuo. Este exercício não apenas fomentará a criatividade e a cooperação entre os alunos, mas também oferecerá uma oportunidade única para aplicar teorias filosóficas a problemas e situações do mundo real. Além disso, os alunos desenvolverão habilidades essenciais, como pesquisa, planejamento e comunicação, fundamentais para o seu sucesso acadêmico e pessoal.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos do 1º ano do Ensino Médio no processo de pensamento crítico e criativo, ao projetar utopias baseadas em princípios filosóficos. Busca-se que os alunos compreendam e apliquem conceitos de filosofia política, ética e estética, relacionando-os não só teoricamente, mas como ferramentas para imaginar e construir ideais sociais. Além disso, objetiva-se o desenvolvimento de habilidades como pesquisa, planejamento, comunicação e colaboração. Por meio desta atividade, espera-se que os alunos experimentem a relevância da filosofia para questões cotidianas e sua aplicabilidade na concepção de soluções para problemas contemporâneos.

  • Compreender conceitos fundamentais da filosofia política, ética e estética.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, planejamento e comunicação.
  • Aplicar o pensamento crítico e criativo ao projetar uma sociedade utópica.
  • Fomentar a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.
  • Relacionar teorias filosóficas a questões e problemas do mundo real.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP26 - Utilizar as linguagens verbal, corporal, visual, sonora e digital, bem como conhecimentos das Ciências Humanas e Sociais, para interpretar criticamente fenômenos socioculturais e econômicos contemporâneos, posicionar-se em relação a eles e intervir no mundo, expressando suas opiniões, sentimentos e proposições por meio das diversas formas de expressão e comunicação.
  • EM13CHS101 - Analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, mídias e tecnologias, para construir e reconstruir suas visões de mundo, com base em pontos de vista plurais, em diálogo e respeito à diversidade.
  • EM13CHS102 - Utilizar as linguagens das ciências humanas para interpretar e representar a realidade social e para continuar aprendendo.
  • EM13CHS104 - Desenvolver argumentações consistentes para debater questões polêmicas de diversas ordens, considerando seus condicionantes históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais e culturais.
  • EM13CHS106 - Elaborar propostas para intervir no espaço público, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis, de inclusão, de respeito às diversidades e de promoção dos direitos humanos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é multidisciplinar, abrangendo áreas da filosofia política, ética e estética, bem como suas aplicações práticas na construção de sociedades ideais. Os alunos explorarão teorias e conceitos filosóficos essenciais, aprendendo a empregá-los na análise de problemas reais e na proposição de soluções utópicas. Ao longo da atividade, os estudantes desenvolverão habilidades de análise crítica, síntese de ideias e argumentação eficaz. Este conteúdo não apenas contribui para o crescimento intelectual dos alunos, mas também os prepara para enfrentar desafios contemporâneos com pensamento inovador e soluções criativas.

  • Introdução à filosofia política, ética e estética.
  • Análise de utopias clássicas e contemporâneas.
  • Métodos de pesquisa e coleta de dados para a elaboração do projeto.
  • Técnicas de planejamento e desenvolvimento de projetos.
  • Práticas de apresentação e comunicação eficaz.

Metodologia

A atividade será desenvolvida utilizando uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos, apoiada por metodologias ativas como a Saída de Campo, Atividades Mão-na-massa, Roda de Debate, e Aprendizagem Baseada em Jogos. Esta combinação proporcionará aos alunos uma experiência imersiva e dinâmica, permitindo que explorem a filosofia de forma aplicada e interativa. Serão encorajados a trabalhar em equipe, debater ideias, realizar pesquisas de campo e empregar a tecnologia digital na elaboração de suas utopias. As atividades práticas serão intercaladas com momentos de reflexão crítica e discussão, garantindo um aprendizado profundo e significativo.

  • Sessões de brainstorming para estimular a criatividade.
  • Trabalho em grupo para desenvolver o projeto de utopia.
  • Saídas de campo para observação e pesquisa.
  • Rodas de debate para discussão de ideias e refinamento do projeto.
  • Apresentações em grupo das utopias criadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos conceitos-chave e iniciarão o planejamento de suas utopias. A segunda aula será dedicada ao desenvolvimento e à apresentação dos projetos.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e início do planejamento das utopias.
  • Aula 2: Desenvolvimento e apresentação dos projetos de utopia.

Avaliação

A avaliação terá um caráter formativo, focando na participação ativa dos alunos, no desenvolvimento das competências de pesquisa, análise crítica, criatividade, planejamento e comunicação. Cada grupo será avaliado conforme a originalidade e viabilidade de sua utopia, a qualidade da pesquisa realizada, a eficácia da apresentação e a capacidade de colaboração e trabalho em equipe. Os critérios específicos incluirão clareza na comunicação das ideias, uso inovador dos conceitos filosóficos, coerência e coesão do projeto. Feedback construtivo será fornecido para estimular o aprimoramento contínuo dos alunos em suas habilidades e compreensão dos conteúdos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados diversos recursos didáticos que incluem materiais para pesquisa como livros de filosofia, artigos acadêmicos, vídeos educativos e plataformas de colaboração online. Além disso, recursos para apresentações tais como softwares de apresentação, projetores e materiais de apoio visual também serão essenciais para a execução e apresentação dos projetos de utopia.

  • Livros e artigos de filosofia.
  • Acesso a internet para pesquisa e colaboração.
  • Softwares de apresentação.
  • Projetores e materiais de apoio visual.
  • Ferramentas de colaboração online.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo