Debates Filosóficos: A Mente e o Mundo

Desenvolvida por: Lucema… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Filosofia
Temática: Filosofia da Mente e da Consciência

A atividade 'Debates Filosóficos: A Mente e o Mundo' é uma proposta educativa que visa promover a discussão crítica entre os alunos do 1º ano do Ensino Médio a respeito de questões fundamentais na Filosofia da Mente e da Consciência, tais como 'A mente é produto do cérebro ou algo além?' e 'Consciência pode existir fora dos seres vivos?'. Utilizando o formato de debates, os alunos terão a oportunidade de se posicionar, argumentar e refletir sobre essas temáticas complexas. Dado um tempo de preparação, os estudantes deverão pesquisar e fundamentar seus argumentos com base em teorias e pensadores estudados previamente em sala de aula, engajando-se de forma ativa no processo de aprendizado. Além disso, os participantes poderão utilizar objetos cênicos para ilustrar e enriquecer suas apresentações, o que permite uma maior expressividade e compreensão dos conceitos abordados. O objetivo central é desenvolver habilidades críticas, de argumentação e uma compreensão mais aprofundada de temáticas essenciais à Filosofia da Mente e da Consciência, estimulando o pensamento autônomo e a capacidade de expressão dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principal objetivo fomentar o desenvolvimento de habilidades críticas e argumentativas nos alunos, capacitando-os para o diálogo construtivo sobre temas complexos e fundamentais da Filosofia. Pretende-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de compreender e articular conceitos chave da Filosofia da Mente e da Consciência, evidenciando a habilidade de analisar diferentes perspectivas filosóficas, sustentar seus argumentos com base teórica sólida e apresentar de forma criativa e crítica seus posicionamentos. Além disso, a experiência visa ampliar a capacidade dos alunos de escutar ativamente e considerar pontos de vista contrários ao próprio, contribuindo para o desenvolvimento de um espírito investigativo e reflexivo.

  • Desenvolver habilidades críticas e de argumentação.
  • Compreender conceitos chave da Filosofia da Mente e da Consciência.
  • Analisar e debater diferentes perspectivas e teorias filosóficas.
  • Aplicar conhecimento teórico na formação de argumentos.
  • Promover o respeito por ideias e opiniões divergentes.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange temas cruciais na Filosofia da Mente e da Consciência, engajando os alunos em debates sobre questões como a natureza da mente, a relação entre mente e cérebro, a possibilidade de consciência em seres não-vivos, entre outros. Essas discussões serão ancoradas em teorias e filósofos estudados na disciplina, fornecendo uma base sólida para que os alunos possam desenvolver e defender suas ideias.

  • Definições e conceitos fundamentais em Filosofia da Mente
  • Perspectivas filosóficas sobre a relação mente-cérebro
  • Teorias da consciência
  • Argumentos filosóficos sobre a existência de consciência fora dos seres vivos
  • Uso de objetos cênicos para ilustração de ideias

Metodologia

A atividade segue a metodologia ativa 'Mão-na-massa', incentivando os alunos a serem protagonistas de seu aprendizado. Após uma fase inicial de pesquisa e preparação, os estudantes participarão de debates estruturados, onde poderão expor suas ideias, argumentar e rebater as considerações de seus colegas. O uso de objetos cênicos para ilustrar argumentos promove um aprendizado mais dinâmico e visual, estimulando a criatividade e a capacidade de conexão entre conceitos abstratos e representações concretas.

  • Pesquisa e preparação individual sobre os temas de debate
  • Debates em duplas ou grupos pequenos
  • Uso de objetos cênicos como suporte argumentativo
  • Feedback do professor e reflexão guiada pós-debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão as instruções gerais e dedicarão tempo à pesquisa e preparação dos argumentos. Na segunda aula, serão realizados os debates, com momentos para apresentação, argumentação, contra-argumentação e feedback.

  • Aula 1: Orientações, pesquisa e preparação dos debates.
  • Aula 2: Realização dos debates, feedback e reflexão.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada na profundidade de sua pesquisa, na clareza e coerência dos argumentos apresentados, na habilidade de utilizar objetos cênicos de maneira significativa durante os debates, e na capacidade de ouvir e responder construtivamente aos pontos de vista adversos. Serão valorizadas, também, a originalidade e criatividade na apresentação dos argumentos. O processo de avaliação incluirá feedback do professor, autoavaliação e avaliação por pares, promovendo uma visão holística do desempenho individual e coletivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários recursos como acesso à internet e biblioteca para pesquisa, objetos cênicos que os alunos queiram utilizar para ilustrar seus argumentos, além de espaço adequado para a realização dos debates. Materiais de apoio como artigos, vídeos e slides deverão ser disponibilizados pelo professor para auxiliar na preparação dos alunos.

  • Acesso à internet e biblioteca para pesquisa
  • Objetos cênicos para ilustração de argumentos
  • Espaço adequado para a realização dos debates
  • Materiais de apoio para preparação (artigos, vídeos, slides)

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