Esta atividade tem como propósito engajar os alunos do 1º ano do Ensino Médio na prática filosófica através da metodologia de debates inspirada por Sócrates, buscando uma compreensão profunda de suas ideias e argumentos. Dividindo a classe em pequenos grupos, cada um explorará uma questão filosófica que Sócrates teria abordado, utilizando uma variedade de recursos como livros, artigos acadêmicos e vídeos relevantes. A pesquisa visará aprofundar o entendimento dos pensamentos socráticos sobre temas específicos, como ética, verdade, conhecimento, justiça e virtude. Após esta fase de pesquisa, cada grupo será encarregado de apresentar suas conclusões em um debate, empregando o método socrático de diálogo, caracterizado por perguntas e respostas, para explorar e aprofundar a compreensão dos temas investigados. O debate visa não apenas a apresentação dos argumentos, mas também o fomento de uma discussão crítica entre os alunos, estimulando suas habilidades analíticas, argumentativas e de pesquisa.
O objetivo desta atividade é estimular os alunos a desenvolverem habilidades críticas e analíticas por meio do estudo e discussão de questões filosóficas relevantes discutidas por Sócrates. Além de promover uma compreensão aprofundada dos conceitos filosóficos socráticos, a atividade visa fomentar habilidades de pesquisa, argumentação e apresentação em público. Através do debate, os alunos poderão praticar o método socrático de questionamento, contribuindo para o desenvolvimento de uma postura investigativa e crítica em relação ao conhecimento.
O conteúdo programático cobrirá questões filosóficas centrais discutidas por Sócrates, tais como a natureza da verdade, ética, conhecimento, justiça e a noção de bem. O método socrático de diálogo, baseado em perguntas e respostas, será explorado tanto teoricamente quanto prática.
A metodologia empregada será a da metodologia ativa, centrada no aluno, onde os grupos de estudantes conduzirão a investigação sobre as questões filosóficas e participarão ativamente dos debates. A fase de pesquisa empregará múltiplos recursos para garantir uma compreensão rica e diversificada dos temas socráticos, enquanto a fase de debate incentivará a aplicação do diálogo socrático.
A atividade será dividida em duas sessões de 90 minutos, ocupando um total de 2 horas. Na primeira sessão, os alunos realizarão a pesquisa sobre suas respectivas questões. Na segunda sessão, os grupos apresentarão suas conclusões e participarão dos debates.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as fases de pesquisa e debate, na qualidade da pesquisa realizada, na coesão e clareza da apresentação dos argumentos e na eficácia em aplicar o método socrático de questionamentos durante os debates. Critérios específicos incluirão: profundidade da compreensão das ideias de Sócrates, habilidade de elaborar perguntas significativas e coerência e persuasão nos argumentos apresentados. Exemplos de argumentação, uso de evidências e reflexão crítica serão valorizados.
Os recursos incluirão livros e artigos acadêmicos sobre Sócrates e sua filosofia, acesso à internet para pesquisa de vídeos e materiais digitais relevantes, além de espaço para a prática dos debates. A biblioteca da escola e recursos online serão cruciais para a fase de pesquisa.
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