Nesta atividade pedagógica, intitulada 'Decifrando Kierkegaard: Volta ao Mundo em 80 Dúvidas', os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão introduzidos ao conceito de angústia conforme explorado nas obras de Søren Kierkegaard, um proeminente filósofo dinamarquês do século XIX. Kierkegaard, muitas vezes considerado o primeiro filósofo existencialista, aborda a angústia não só como um sentimento de profunda inquietação diante das escolhas da vida, mas também como um elemento fundamental para o crescimento pessoal e espiritual. Os estudantes serão alocados em grupos e lhes serão fornecidos fragmentos selecionados das obras de Kierkegaard que discutem a natureza da angústia. A tarefa de cada grupo será interpretar esses textos, conectando-os com experiências e realidades contemporâneas, seja através de eventos atuais, dilemas pessoais ou desafios sociais comuns. Esta exploração permitirá aos alunos descobrir como a angústia se manifesta em diversos contextos do cotidiano. Posteriormente, cada grupo deverá criar uma apresentação criativa - seja ela uma pequena peça teatral, uma série de desenhos ou mesmo canções - para expressar seu entendimento e reflexões sobre os textos. Estas apresentações serão compartilhadas com toda a classe, fomentando um ambiente de debate, troca de ideias e reflexões profundas sobre o legado de Kierkegaard e sua relevância para as inquietações modernas.
Este plano de aula tem como objetivo principal instigar nos alunos a habilidade de interpretação profunda de textos filosóficos, especialmente aqueles que tratam de conceitos complexos como a angústia, conforme explorado por Kierkegaard. Deseja-se, além disso, promover a capacidade de relacionar tais conceitos com a realidade vivida pelos alunos, identificando a manifestação da angústia em diferentes aspectos do cotidiano e do cenário atual. A atividade também busc... learning_objectives_items: [ Interpretar textos filosóficos complexos, destacando-se os de Kierkegaard sobre a angústia.
O conteúdo programático desta atividade centra-se na exploração do conceito de angústia nas obras de Kierkegaard, abrangendo os contextos históricos e filosóficos nos quais suas ideias foram desenvolvidas. Os estudantes irão se familiarizar com a ideia de que a angústia, muito além de uma simples emoção negativa, representa uma complexa resposta humana diante das liberdades e escolhas que caracterizam nossa existência. Ao interpretar e conectar esses conceitos com situações reais e... syllabus_items: [ Introdução ao existencialismo e a Kierkegaard.
Adotaremos uma metodologia ativa de aprendizagem, centrada no estudante, para engajar os alunos na interpretação profunda dos textos de Kierkegaard e na criação de apresentações criativas. Esta abordagem permitirá uma imersão significativa no material, motivando os estudantes a explorar, discutir e compartilhar suas reflexões de forma colaborativa. As atividades serão projetadas para estimular o pensamento crítico, a criatividade e a habilidade de comunicação, elementos fu... methodology_items: [ Formação de grupos para discussão e interpretação de textos.
A atividade será realizada em duas aulas, totalizando 2 horas de trabalho. Na primeira aula, introduziremos o tema e dividiremos os alunos em grupos, facilitando a leitura e discussão dos textos de Kierkegaard. A segunda parte da atividade, na aula seguinte, será dedicada à preparação e apresentação dos projetos criativos dos alunos.
A avaliação considerará a capacidade de interpretação e relacionamento do texto de Kierkegaard com a realidade, a criatividade e a originalidade das apresentações, bem como a eficácia na comunicação das ideias e o trabalho em equipe. Será empregada uma escala de avaliação que considera tanto o processo de desenvolvimento do projeto pelos grupos, quanto a qualidade e profundidade do produto final. Exemplos de critérios específicos incluem a compreensão e análise das ideias de Kierkegaa... resources_paragraph: Para a realização desta atividade, serão necessários diversos recursos, tais como cópias dos textos selecionados de Kierkegaard, materiais para as apresentações criativas (papel, canetas, lápis, acessórios para peças teatrais, instrumentos musicais, etc.), e dispositivos para reprodução de música ou gravação de vídeos, conforme necessário. Além disso, será importante ter acesso a um espaço adequado para as apresentações.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula