Esta atividade é voltada ao primeiro ano do Ensino Médio, com objetivo de explorar a construção do conceito de democracia na história, suas diferentes manifestações e os diversos desafios encontrados para sua implementação. Aprender sobre democracia vai além do conhecimento teórico; é entender como ela se aplica e se desenvolve no mundo real. Os alunos começarão com uma pesquisa individual sobre o conceito e a história da democracia, abrangendo diferentes perspectivas e contextos históricos. Posteriormente, divididos em grupos, cada um representará um período histórico ou um país com um modelo democrático específico. Eles terão a tarefa de argumentar em defesa de suas respectivas democracias, ressaltando suas vantagens e identificando seus desafios. Esta atividade culminará em um debate rico e estruturado, onde os alunos terão a chance de discutir as diferentes formas de democracia e considerar sua aplicabilidade e relevância no contexto atual. Este plano de aula adota a abordagem da Sala de Aula Invertida, acionando a participação ativa dos alunos e encorajando uma aprendizagem autônoma e crítica.
Os objetivos desta atividade incluem aprofundar o entendimento dos alunos sobre o conceito de democracia, suas origens, evoluções e diferentes formas ao longo da história e em diversos contextos culturais e geopolíticos. Espera-se que os alunos desenvolvam a habilidade de análise crítica, aprendendo a argumentar eficazmente em defesa de um ponto de vista, além de aprimorarem suas capacidades de pesquisa, trabalho em equipe e debate. Através deste exercício, pretendemos também fomentar nos estudantes uma compreensão mais profunda sobre a importância da democracia para a sociedade contemporânea e estimular uma reflexão crítica sobre seus desafios e potenciais para o futuro.
O conteúdo programático será explorado através de pesquisa prévia pelos alunos, que terão o desafio de apresentar as peculiaridades de diferentes modelos democráticos que existiram ou existem em diversas partes do mundo. Dessa forma, abordagens como a democracia direta da Grécia Antiga, a democracia representativa, modelos de democracia não ocidentais, entre outros, serão estudados. Ademais, os alunos se aprofundarão nos desafios enfrentados por esses modelos, tanto em aspectos práticos de implementação quanto em questões teóricas de concepção de democracia.
Adotaremos a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, amplamente reconhecida por promover uma maior participação e engajamento dos estudantes. Eles começarão o trabalho fora da sala, com pesquisas e reflexões individuais, e, em seguida, prosseguirão com atividades práticas em grupo na sala de aula. Esta abordagem permite que os estudantes cheguem às aulas preparados, facilitando um debate mais profundo e significativo. Os diversos formatos de apresentação e o debate seguirão técnicas de argumentação e análise crítica, fundamentais para a construção de uma perspectiva bem informada sobre cada modelo de democracia apresentado.
Esta atividade será realizada em um encontro de 210 minutos. Iniciaremos com uma breve revisão das pesquisas realizadas pelos alunos, seguindo para as apresentações dos grupos, cada qual defendendo seu modelo de democracia. Após todas as apresentações, organizaremos um debate estruturado, permitindo a todos os grupos discutirem e refletirem sobre as diversidades das democracias apresentadas. A atividade se encerrará com uma reflexão guiada sobre o aprendizado do dia.
A avaliação será processual e baseada na participação efetiva dos alunos, na qualidade da pesquisa apresentada, na clareza e fundamentação das argumentações durante as defesas dos modelos democráticos, bem como na participação no debate. O envolvimento ativo no grupo, a capacidade de trabalhar em equipe, e o respeito pelos diferentes pontos de vista também serão considerados. Será aplicada uma rubrica de avaliação, onde critérios específicos como pesquisa, argumentação, participação e colaboração serão pontuados.
Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso à biblioteca e à internet para a pesquisa, além de materiais para as apresentações, como cartolinas, marcadores e acesso a computadores ou tablets, se disponível. O uso de projeção para slides ou vídeos que os alunos queiram incluir em suas apresentações também será encorajado, além de recursos online que possam enriquecer o debate e a pesquisa.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula