Democracia em Jogo

Desenvolvida por: Nailde… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Sistemas Políticos

Nesta atividade denominada 'Democracia em Jogo', os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão incentivados a explorar e compreender os diversos sistemas políticos, como democracia, monarquia, ditadura, entre outros, através de uma metodologia ativa. Os estudantes serão divididos em grupos, com cada um representando um sistema político específico. Cada grupo deverá realizar pesquisas aprofundadas sobre seu sistema, abordando aspectos históricos, funcionais, vantagens e desafios contemporâneos. Posteriormente, os grupos prepararão apresentações argumentativas em defesa da eficácia de seus sistemas frente aos desafios atuais. Após apresentarem, o professor conduzirá um debate orientado para fomentar a análise crítica de cada proposta, trabalhando habilidades de argumentação, análise crítica e respeito por diversidade de opiniões. Este cenário requer que os alunos desenvolvam e aprimorem seu entendimento sobre Filosofia Política, contribuindo de forma significativa para sua formação cidadã e pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da atividade 'Democracia em Jogo' vai além de simplesmente apresentar os sistemas políticos; busca engajar os alunos no entendimento profundo das estruturas políticas atuais e históricas, suas implicações na sociedade e como respondem aos desafios contemporâneos. Esta aprendizagem ativa incentiva os alunos a desenvolverem habilidades-chave de argumentação, pesquisa, apresentação e debate crítico, todas essenciais para a formação de cidadãos conscientes e participativos. Ao fim, espera-se que cada estudante esteja mais apto a analisar variadas perspectivas políticas e contribuir para discussões informadas dentro e fora do ambiente escolar.

  • Compreender os princípios fundamentais dos diferentes sistemas políticos.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, síntese e apresentação de informações.
  • Aprimorar a capacidade de argumentação, análise crítica e debate respeitoso.
  • Incentivar a análise comparativa entre os sistemas políticos e seus impactos socioculturais.

Conteúdo Programático

A atividade se desdobrará através de um estudo comparativo entre variados sistemas políticos, permitindo aos alunos a oportunidade de aprofundar conhecimentos em torno das características, vantagens, desvantagens e contextos de aplicação de cada sistema. Partindo da representação de cada grupo por um sistema político diferente, passando pela pesquisa, desenvolvimento de argumentos, até a culminância em debates reflexivos, a atividade incentiva um aprendizado dinâmico e participativo sobre Filosofia Política e suas interfaces com a contemporaneidade.

  • Definição e caracterização de sistemas políticos: democracia, monarquia, ditadura, etc.
  • Análise histórica dos sistemas políticos e suas transformações.
  • Desafios contemporâneos enfrentados por diferentes sistemas políticos.
  • Estratégias de argumentação e defesa de ideias em debates.

Metodologia

Adotando uma metodologia ativa, a atividade 'Democracia em Jogo' propõe uma abordagem participativa, onde os alunos atuam como protagonistas de seu aprendizado. Inicialmente, divididos em grupos, os alunos serão encorajados a pesquisar e analisar de forma crítica o sistema político que representam. As apresentações preparadas pelos grupos funcionarão como pontapé inicial para o debate, sendo este guiado pelo professor com o intuito de explorar as diferentes perspectivas e fomentar análise comparativa. Esta estratégia promove não apenas o envolvimento ativo dos alunos, mas também a aplicação prática de conhecimentos teóricos.

  • Divisão de alunos em grupos representando diferentes sistemas políticos.
  • Pesquisa e preparação de apresentações sobre os sistemas políticos designados.
  • Realização de debates orientados, com espaço para argumentação e contra-argumentação.
  • Análise e reflexão conjunta dos pontos levantados durante os debates.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão divididos em grupos e iniciarão a pesquisa sobre seus sistemas políticos. A segunda aula será destinada às apresentações e ao subsequente debate, favorecendo a síntese e a reflexão crítica dos conhecimentos adquiridos.

  • Aula 1: Divisão dos grupos e início da pesquisa sobre os sistemas políticos.
  • Aula 2: Apresentações dos grupos e realização do debate orientado.

Avaliação

A avaliação será pautada na análise da profundidade da pesquisa realizada, na qualidade da apresentação e na participação ativa no debate. Cada grupo será avaliado pelo conteúdo apresentado, capacidade de argumentação e defesa de seu ponto de vista, além de como interagem e respondem aos questionamentos e ponderações durante o debate. Além disso, será valorizado o desenvolvimento de pensamento crítico e a habilidade de refletir sobre as vantagens e desvantagens de cada sistema político, promovendo um aprendizado significativo sobre o tema.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos como acesso à internet para pesquisa, projeção para as apresentações, material para anotações e textos de apoio sobre sistemas políticos. Estes recursos são fundamentais para a preparação das apresentações e para facilitar um debate informado e produtivo.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet para pesquisa.
  • Aparelho de projeção para as apresentações.
  • Material para anotações (papel, canetas, etc.).
  • Textos de apoio e artigos sobre sistemas políticos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo