Esta atividade envolve os alunos do 1º ano do Ensino Médio em uma imersão profunda no mundo da filosofia, proporcionando uma ponte entre o passado e o presente. Através da metodologia ativa 'Roda de Debate', os estudantes escolherão temas contemporâneos de seu interesse - como tecnologia, ética na ciência e direitos humanos - e explorarão estes tópicos sob a luz de conceitos filosóficos históricos. Cada aluno assumirá a tarefa de pesquisar um filósofo ou corrente filosófica do passado que melhor dialogue com o tema escolhido. Esta preparação culminará em uma sessão de debate onde os participantes apresentarão seus argumentos, fundamentados nos pensamentos do filósofo selecionado. O principal desafio será confrontar e comparar essas ideias com visões filosóficas contemporâneas ou de outros pensadores históricos, trazidos pelos colegas, visando um diálogo enriquecedor e a construção de um pensamento crítico sobre as questões atuais. A atividade tem a intenção de demonstrar como os ensinamentos filosóficos são atemporais e como podem ser aplicados para compreender e debater sobre questões que moldam nossa sociedade atual.
A intenção desta atividade é engajar os estudantes em uma análise crítica e reflexiva sobre temas contemporâneos, utilizando o vasto campo da filosofia. Busca-se desenvolver habilidades de argumentação, pesquisa, e pensamento crítico, além de promover uma compreensão mais profunda da evolução do pensamento filosófico e seu impacto continuado nos dias de hoje. Os alunos aprenderão a construir e defender seus pontos de vista, fundamentando-os em bases filosóficas sólidas, enquanto apreciam a complexidade e diversidade de opiniões através do debate. Espera-se que, por meio desta atividade, os estudantes desenvolvam não apenas um conhecimento mais profundo sobre os filósofos estudados, mas também habilidades essenciais como a empatia, a capacidade de ouvir e a abertura para diferentes perspectivas.
O conteúdo programático desta atividade abrange uma variedade de temas e filósofos, oferecendo aos alunos um panorama diversificado de ideias. Desde os pré-socráticos até pensadores contemporâneos, o programa busca ilustrar a rica tapeçaria do pensamento filosófico ao longo dos tempos. Especial atenção será dada à forma como ideias antigas podem ser reinterpretadas e aplicadas a questões modernas, promovendo assim uma conexão direta entre o estudo histórico da filosofia e os dilemas enfrentados pela sociedade atual.
A metodologia ativa 'Roda de Debate' será o coração desta atividade, permitindo que os alunos não apenas apresentem seus pontos de vista, mas também se engajem diretamente com as ideias de seus colegas em um ambiente dinâmico e interativo. Este processo é projetado para aprimorar as habilidades de expressão oral e argumentação, promovendo ao mesmo tempo um aprendizado colaborativo. A preparação para o debate envolverá pesquisa individual e reflexão sobre o tema escolhido, seguidos de sessões grupais onde os alunos poderão trocar ideias e formular estratégias de apresentação e defesa de argumentos.
A atividade será realizada ao longo de três aulas de 40 minutos cada, totalizando 2 horas de carga horária. A primeira aula será dedicada à introdução do projeto e à preparação inicial. A segunda aula focará na pesquisa individual e na preparação para o debate. Na terceira e última aula, realizaremos a Roda de Debate, permitindo aos alunos apresentarem seus argumentos e participarem ativamente das discussões.
A avaliação desta atividade se concentrará em diversos aspectos do desempenho do aluno, incluindo a qualidade e profundidade da pesquisa realizada, a clareza e coerência dos argumentos apresentados, a habilidade de refutar ou apoiar argumentos de maneira construtiva durante o debate, e a participação geral na atividade. Cada um destes critérios será avaliado de forma a reconhecer tanto o esforço individual quanto a contribuição para o exercício coletivo do debate. Exemplos de situações avaliadas incluem a capacidade do aluno de vincular teorias filosóficas a questões contemporâneas, a originalidade de seus argumentos, e a eficácia na comunicação de suas ideias.
Serão utilizados diversos recursos para facilitar o aprendizado e a participação dos alunos nesta atividade. Isso inclui material bibliográfico sobre os filósofos e as correntes filosóficas estudadas, acesso a plataformas digitais para pesquisa, e a utilização de espaços físicos apropriados para a realização dos debates. O uso de tecnologias de informação e comunicação será incentivado para permitir uma pesquisa mais ampla e a troca de informações entre os participantes.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula