Desvendando a Filosofia Moderna

Desenvolvida por: Gabriel (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Filosofia
Temática: Origens do Pensamento Moderno

Esta atividade pedagógica prática é organizada como uma Sala de Aula Invertida, onde os alunos do 1º ano do Ensino Médio são incentivados a explorar as origens do pensamento moderno através da realização de estudos prévios de textos e vídeos selecionados sobre Francis Bacon e René Descartes. Antes da aula, os alunos serão agrupados e receberão materiais específicos sobre um dos dois filósofos para estudar as ideias, métodos e contribuições de cada um para a ciência moderna. Na aula, cada grupo apresentará os conceitos principais que estudaram, iniciando uma discussão conduzida pelo professor para incentivar a reflexão crítica sobre a formação do método científico e a valorização da razão. A atividade busca conectar a importância desses pensadores ao campo de estudo dos alunos de licenciatura em Física, destacando como seus princípios filosóficos ancoram o pensamento científico até os dias atuais.

Objetivos de Aprendizagem

Compreender as origens do pensamento moderno na filosofia, a partir da discussão do conceito de modernidade e sua relação com o humanismo renascentista, assim como a influência da Revolução Científica na estruturação das bases da ciência moderna, com destaque para as contribuições de Francis Bacon e René Descartes.

  • Identificar as principais contribuições de Francis Bacon e René Descartes para a ciência moderna.
  • Analisar e comparar os métodos científicos propostos por Bacon e Descartes.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica através do estudo de textos e vídeos.
  • Praticar habilidades de apresentação e comunicação em pequenos grupos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da racionalidade e do método científico na atualidade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
  • EM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
  • EM13CHS105: Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/ natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é focado na análise sobre as origens do pensamento moderno na filosofia, a partir da discussão sobre a ideia de modernidade, passando pelo humanismo renascentista, destacando as contribuições da revolução científica para o desenvolvimento da ciência moderna nas ideias de Francis Bacon, com suas contribuições ao empirismo e ao método experimental, e de René Descartes, com sua abordagem racionalista e método de dúvida sistemática. Esses estudos irão fundamentar as discussões em sala de aula sobre como esses filósofos moldaram o pensamento científico moderno e fornecerão um contexto para entender a evolução do conhecimento científico desde a renascença até o presente.

  • A ideia de modernidade 
  • O humanismo renascentista                                                                     
  • Revolução científica: as bases da ciência moderna                                                                     
  • O legado de Bacon e Descartes para a ciência atual.

Metodologia

A metodologia desta atividade abrange uma combinação de Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Projetos, Roda de Debate e Atividade Mão-na-massa. Os alunos, antes da aula, irão se engajar no estudo autônomo de materiais selecionados, promovendo a autodisciplina e o autocuidado no aprendizado. Durante a aula, cada grupo apresentará suas descobertas, seguidas por rodas de debates, onde as ideias serão confrontadas e discutidas, promovendo a compreensão crítica dos temas. Esta abordagem visa estimular a participação ativa dos estudantes e a aplicação prática dos conceitos aprendidos.

  • Estudo autônomo pré-aula com textos e vídeos selecionados.
  • Apresentações em grupo sobre as ideias principais de Bacon e Descartes.
  • Roda de debate para discussão das apresentações e reflexão crítica.
  • Criação de um mapa conceitual coletivo sobre o impacto desses filósofos na ciência moderna.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 1 horas, divididas em 2 aulas de 50 minutos cada. A primeira aula será dedicada às apresentações dos grupos e início das discussões. A segunda aula continuará com as discussões, seguida pela criação do mapa conceitual coletivo, encerrando com uma reflexão orientada pelo professor sobre os aprendizados da atividade.

  • Aula 1: Apresentações dos grupos e início das discussões.
  • Aula 2: Continuação das discussões, criação do mapa conceitual coletivo, reflexão final.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada em critérios claros e estabelecidos previamente, focando na participação ativa dos alunos durante as apresentações e debates, além da qualidade e profundidade das análises apresentadas. Será atribuída uma nota para a apresentação em grupo, considerando a clareza, profundidade de análise e conexão com conceitos chave. A participação individual no debate também será avaliada, observando a capacidade do aluno em contribuir construtivamente para as discussões. Por fim, a colaboração na criação do mapa conceitual coletivo será considerada, avaliando a capacidade de síntese e de trabalho em equipe.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso a textos selecionados e vídeos sobre Francis Bacon e René Descartes, que serão fornecidos eletronicamente aos alunos. Será necessário também disponibilizar um espaço virtual para discussões, como um fórum de discussão ou software de colaboração em grupo. Para as apresentações e criação do mapa conceitual, será necessária uma sala de aula com acesso a um projetor e ao software de mapeamento conceitual, além de materiais básicos de escritório como papel, canetas e marcadores.

  • Textos e vídeos selecionados sobre Bacon e Descartes.
  • Espaço virtual para discussões em grupo.
  • Sala de aula equipada com projetor.
  • Software ou aplicativo de mapeamento conceitual.
  • Materiais de escritório para anotações e criação do mapa conceitual.

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