Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio mergulharão na história da filosofia de uma forma interativa e dinâmica, atuando como verdadeiros detetives. Receberão pistas enigmáticas sobre diversos filósofos e movimentos filosóficos que abrangem desde a Introdução à Filosofia até a Filosofia Contemporânea. Utilizando recursos como a internet e materiais da biblioteca, terão a missão de identificar o filósofo ou movimento filosófico em questão, investigando suas principais ideias, período histórico e contribuições à humanidade. Após a fase de investigação, formarão grupos para organizar e apresentar suas descobertas na 'Conferência dos Grandes Filósofos', onde cada grupo será responsável por elaborar uma apresentação criativa que destaque as ideias e influências do filósofo ou movimento estudado. Esta abordagem pedagógica visa não apenas aprofundar o conhecimento filosófico dos alunos, mas também desenvolver habilidades essenciais como pesquisa, trabalho em equipe, comunicação eficaz e pensamento crítico.
O objetivo desta atividade é cultivar nos alunos o interesse pela filosofia através de uma metodologia ativa, promovendo uma aprendizagem significativa sobre diferentes filósofos e movimentos filosóficos. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa e análise crítica, identificando as principais ideias e a importância de diversos filósofos ao longo da história. Além disso, mira-se na habilidade de trabalhar em equipe para sintetizar e compartilhar conhecimento de forma coesa e criativa, incentivando assim a comunicação eficaz e o pensamento reflexivo sobre questões filosóficas e seu impacto na sociedade contemporânea.
A atividade será estruturada em torno da história da filosofia, incluindo uma diversidade de períodos e escolas filosóficas. A abordagem interdisciplinar permitirá aos alunos estabelecer conexões entre a filosofia e outras áreas do conhecimento, como história, literatura e ciências sociais, enriquecendo assim sua experiência de aprendizagem. Os conteúdos programáticos serão explorados de maneira prática e interativa, incentivando os alunos a se apropriar do conhecimento filosófico e interpretá-lo sob a perspectiva das questões contemporâneas.
A atividade utilizará metodologias ativas, como a Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida. A partir da distribuição de pistas enigmáticas, os alunos serão motivados a investigar autonomamente, utilizando recursos diversos. A fase de investigação será seguida por momentos de compartilhamento em grupo onde os alunos irão debater suas descobertas e estruturar a apresentação para a 'Conferência dos Grandes Filósofos'. Esta metodologia incentiva a participação ativa dos alunos, transformando-os em protagonistas de sua própria aprendizagem.
A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada, ajustando-se ao total de 2 horas da carga horária planejada. A primeira aula será dedicada à investigação e pesquisa sobre os filósofos e movimentos atribuídos, enquanto a segunda focará na organização e apresentação dos resultados na 'Conferência dos Grandes Filósofos'.
A avaliação desta atividade será formativa, privilegiando os processos de pesquisa, cooperação entre os alunos, qualidade da apresentação e a capacidade de argumentação e reflexão. Será considerado o engajamento individual e em grupo, a originalidade e a profundidade na abordagem dos temas filosóficos, bem como a habilidade de utilizar eficazmente os recursos de pesquisa. O professor pode utilizar rubricas específicas para avaliar os diferentes aspectos da atividade, como conteúdo, comunicação, colaboração e pensamento crítico, fornecendo feedback construtivo que fomente a melhoria contínua dos aprendizes.
Os recursos a serem utilizados incluirão acesso à internet, biblioteca escolar, apresentações em slides, ferramentas de produção de vídeo (caso as apresentações sejam gravadas), além de materiais diversos para a confecção de pistas enigmáticas. Todo o material será pensado para estimular a curiosidade e o engajamento dos alunos na atividade, favorecendo uma imersão profunda nos temas investigados.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula