Nesta atividade interativa, estudantes do 1º ano do Ensino Médio são motivados a mergulhar nas concepções éticas da Filosofia Medieval para compará-las e conectá-las com os dilemas éticos da contemporaneidade, focando-se principalmente nas questões emergentes relacionadas à tecnologia. Os alunos trabalharão em grupos para selecionar um filósofo medieval e posteriormente investigarão uma problemática contemporânea ligada à tecnologia, como a privacidade de dados ou a ética na inteligência artificial. Através desta pesquisa, os estudantes vão explorar como os princípios éticos de séculos atrás podem encontrar aplicabilidade e relevância nas complexas questões de hoje. Por meio do método de Roda de Debate, a classe será estimulada a desenvolver habilidades críticas, analíticas, e argumentativas. Esta abordagem promove um profundo entendimento sobre como as transformações tecnológicas moldam nossas decisões éticas, sociais e culturais, culminando numa sessão vibrante de debates onde os estudantes terão a oportunidade de defender suas posições e conclusões fundamentadas no estudo filosófico.
O principal objetivo desta atividade é capacitar os alunos a formular argumentos sólidos e críticos, fundamentando-os em conhecimentos históricos e filosóficos, ao mesmo tempo em que compreendem e avaliam os impactos éticos das novas tecnologias na sociedade contemporânea. Por meio da análise de concepções éticas da Filosofia Medieval e sua aplicação a dilemas contemporâneos, os alunos desenvolverão a capacidade de contrastar diferentes perspectivas, promovendo um diálogo intertemporal entre o passado e o presente. Esta atividade busca, também, aprimorar habilidades de comunicação, debate, e raciocínio ético, incentivando os estudantes a pensar criticamente sobre como as decisões tomadas no contexto das inovações tecnológicas podem ser influenciadas por princípios éticos estabelecidos séculos atrás.
O conteúdo programático desta atividade cobrirá um percurso detalhado pela Filosofia Medieval, enfatizando os seus principais pensadores e concepções éticas. A partir daí, a discussão redireciona-se para a interação entre esses fundamentos filosóficos e os desafios éticos trazidos pelas inovações tecnológicas da contemporaneidade. Os alunos serão dotados de ferramentas teóricas e conceituais para explorar e entender as ramificações das questões éticas em meio às transformações sociais e tecnológicas, permitindo um diálogo enriquecedor entre as épocas e a aplicação prática dos princípios filosóficos estudados.
Adotando uma abordagem instrutiva e colaborativa, esta aula começa com uma introdução às concepções éticas da Filosofia Medieval, seguida de uma pesquisa orientada em grupo sobre questões éticas contemporâneas relacionadas à tecnologia. Utilizando o método da Roda de Debate, os alunos participarão ativamente de uma estrutura de discussão que valoriza a expressão de diversas perspectivas, fomentando um espaço de diálogo, escuta e reflexão crítica. Esta metodologia propícia não apenas a absorção e aplicação do conhecimento teórico em cenários pertinentes, mas também promove o desenvolvimento de habilidades sociais vitais, como o trabalho em equipe, a comunicação assertiva e a mediação de conflitos.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, acontecerá a introdução ao tema, formação dos grupos e início das pesquisas. Já a segundo aula será dedicada às Rodas de Debate, permitindo aos alunos apresentar suas conclusões e participar dos debates.
A avaliação contemplará diversos aspectos do desempenho dos alunos, incluindo a habilidade em pesquisar e articular ideias sobre ética, a eficácia na formulação de argumentos e a participação na Roda de Debate. Será utilizada uma rubrica que pontua a qualidade do conteúdo apresentado, a clareza da comunicação, a capacidade de resposta a contra-argumentações, assim como a colaboração e o respeito demonstrados durante os debates. Um feedback construtivo será providenciado para incentivar o desenvolvimento contínuo dos estudantes nas áreas destacadas.
Para a realização desta atividade, será necessária uma variedade de recursos didáticos que incluem acesso a um acervo bibliográfico de Filosofia Medieval e textos sobre ética na tecnologia contemporânea, além de materiais para facilitar as Rodas de Debate, como quadro branco, marcadores, computadores ou tablets com acesso à internet, e um espaço apropriado para a realização dos debates, que promova a interação entre os alunos.
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