Eco-Guardiões: Desbravando a Sustentabilidade

Desenvolvida por: Kirley… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Temática: Sustentabilidade e Consciência Ecológica

A atividade 'Eco-Guardiões: Desbravando a Sustentabilidade' é uma prática pedagógica interativa destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, focada em promover a conscientização sobre temas vitais como sustentabilidade, produção, reaproveitamento, e descarte responsável de resíduos. Utilizando a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos serão incentivados a aplicar conhecimentos prévios em um ambiente virtual gamificado. Eles receberão, antes da aula, materiais de estudo sobre as temáticas propostas e, durante o encontro, serão divididos em pequenos grupos para participar de uma gincana virtual, que utiliza um jogo educativo personalizado. Os desafios propostos no jogo requerem a elaboração de propostas de ação sustentável, estimulando a reflexão crítica sobre consumo responsável e poluição sistêmica, além de promover o trabalho em equipe e a aplicação prática dos conceitos estudados.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principal objetivo engajar os alunos em uma profunda reflexão sobre as práticas de sustentabilidade, favorecendo a adoção de uma postura crítica em relação ao consumo e ao tratamento dos resíduos. Espera-se que, ao final, os estudantes possam compreender a importância das pequenas ações individuais e coletivas no combate à poluição sistêmica e na promoção de um consumo mais responsável. Além disso, visa-se fornecer ferramentas para a criação de soluções práticas e sustentáveis, capacitando os alunos a serem agentes de mudança em suas comunidades.

  • Compreender os conceitos de sustentabilidade, produção, reaproveitamento e descarte de resíduos.
  • Analisar o impacto das práticas de consumo na poluição sistêmica e na degradação ambiental.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e pensamento crítico.
  • Articular propostas de ação sustentável baseadas em conhecimento pré-adquirido.
  • Promover a conscientização sobre o papel do indivíduo e da coletividade na preservação do meio ambiente.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS301: Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável.
  • EM13CHS503: Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.
  • EM13CHS602: Identificar e caracterizar a presença do paternalismo, do autoritarismo e do populismo na política, na sociedade e nas culturas brasileira e latino-americana, em períodos ditatoriais e democráticos, relacionando-os com as formas de organização e de articulação das sociedades em defesa da autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos na sociedade atual.

Conteúdo Programático

Os conteúdos abordados serão direcionados à compreensão detalhada de sustentabilidade, focando em produção consciente, práticas de reaproveitamento e um sistema de descarte que minimize impactos ambientais. Além disso, a atividade fornecerá um panorama global e local sobre a questão da poluição sistêmica, incentivando os alunos a pensar em soluções que possam ser aplicadas dentro de suas comunidades. A metodologia ativa aplicada permitirá um aprendizado dinâmico, onde o aluno é o protagonista do seu processo de aprendizagem, potencializando a absorção e aplicação dos conceitos estudados.

  • Conceitos fundamentais de sustentabilidade
  • Impactos da produção e consumo no meio ambiente
  • Práticas de reaproveitamento e reciclagem de materiais
  • Elaboração de propostas para soluções sustentáveis
  • Análise de casos reais e aplicação de conhecimentos em contextos variados

Metodologia

Utilizando a metodologia de Sala de Aula Invertida, os alunos serão estimulados a estudar o material fornecido anteriormente à aula, permitindo um aproveitamento otimizado do tempo em sala para discussões mais profundas e aplicação prática do conhecimento. A Aprendizagem Baseada em Jogos, por meio da gincana virtual, facilitará a assimilação dos conceitos de forma lúdica e engajante, promovendo o trabalho em equipe, a resolução de problemas e o pensamento crítico através de desafios que simulam situações reais.

  • Estudo prévio dos materiais sobre sustentabilidade
  • Discussão em grupos sobre os conteúdos estudados
  • Participação em gincana virtual com desafios sobre o tema
  • Elaboração de estratégias de equipe para superação de desafios
  • Apresentação e debate das soluções encontradas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada, totalizando 2 horas de carga horária. Na primeira aula, ocorrerá a revisão dos materiais estudados previamente e a formação dos grupos. Na sequência, iniciará a gincana virtual, com introdução aos desafios. A segunda aula será dedicada à conclusão da gincana e à discussão das soluções propostas pelos grupos, finalizando com uma reflexão coletiva sobre os aprendizados.

  • Aula 1: Revisão do conteúdo pré-estudado, formação dos grupos e início da gincana.
  • Aula 2: Conclusão da gincana, discussão das soluções e reflexão sobre os aprendizados.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada tanto no engajamento e participação ativa durante a gincana quanto na qualidade e viabilidade das soluções propostas pelos grupos. Serão considerados critérios como criatividade, aplicabilidade, fundamentação teórica e capacidade de trabalho em equipe. A reflexão crítica sobre as ações individuais e coletivas frente aos desafios da sustentabilidade também será um ponto chave na avaliação. Exemplos de boas práticas e soluções inovadoras apresentadas pelos alunos podem ser compartilhadas como parte do feedback, incentivando a disseminação de ideias sustentáveis.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como material de estudo digital sobre sustentabilidade, acesso à internet para todos os alunos, um jogo educativo online personalizado para a gincana, além de dispositivos eletrônicos compatíveis para a participação na atividade virtual. Materiais de apoio para elaboração de projetos, como papéis, canetas, e acesso a softwares de apresentação também serão providenciados para auxiliar na discussão e exposição das propostas de soluções sustentáveis.

  • Material de estudo digital sobre sustentabilidade
  • Acesso à internet e dispositivos eletrônicos
  • Jogo educativo online para a gincana
  • Materiais para elaboração de projetos e apresentações

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