A atividade 'Espelhos do Trabalho' visa promover uma reflexão crítica entre os alunos do 1º ano do Ensino Médio sobre como as sucessivas revoluções tecnológicas - industrial, tecnológica, digital - moldaram e transformaram o panorama do trabalho ao longo da história. Os alunos serão instigados a investigar, antes da aula, as diferentes revoluções e seus impactos positivos e negativos nas gerações de trabalhadores. Com essa pesquisa prévia, os estudantes participarão de uma aula dinâmica, na qual compartilharão suas descobertas por meio da construção de uma linha do tempo colaborativa. Esta linha do tempo será o ponto de partida para uma discussão profunda sobre o impacto das mudanças técnicas e tecnológicas nas oportunidades e desafios atuais do mercado de trabalho, especialmente para os jovens. Por meio deste exercício, espera-se que os estudantes possam compreender a importância das transformações passadas para melhor contextualizar os problemas contemporâneos do trabalho e, de modo colaborativo, pensar em soluções viáveis para os desafios identificados.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente de como as revoluções tecnológicas transformaram o mundo do trabalho, bem como os impactos sociais decorrentes dessas mudanças. Almeja-se que, ao investigar e discutir em sala o efeito dessas revoluções nas diversas gerações, os estudantes possam estabelecer conexões com os desafios atuais enfrentados pelos jovens no mercado de trabalho, incentivando-os a pensar criticamente e apresentar soluções criativas para os problemas observados.
O conteúdo programático para esta atividade foi cuidadosamente designado para abranger um espectro abrangente das mudanças tecnológicas ao longo da história e seus diversos impactos sobre o setor de trabalho. Deste modo, os estudantes desenvolverão não apenas uma compreensão histórica, mas também um pensamento analítico sobre as nuances das revoluções industrial, tecnológica e digital, e como estas conduziram à atual configuração do mercado de trabalho.
Adotaremos a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida' neste plano de aula, onde os estudantes são convidados a realizar uma investigação prévia sobre o tema proposto e, posteriormente, compartilhar o aprendizado com seus pares em sala de aula. Isso favorece uma aprendizagem mais participativa e colaborativa, em que os alunos assumem protagonismo no processo de construção do conhecimento. A linha do tempo colaborativa funcionará como uma ferramenta visual para compartilhamento das descobertas e fomentação de discussões críticas.
Esta atividade será desenvolvida em uma única sessão de 60 minutos, que contemplará a apresentação das pesquisas realizadas pelos alunos, a construção colaborativa da linha do tempo e o debate abrangente sobre os impactos e soluções relacionados ao futuro do trabalho.
A avaliação será formativa e baseada na participação efetiva dos alunos durante todas as etapas da atividade. Consideraremos a qualidade e profundidade da pesquisa realizada individualmente, bem como a contribuição para a construção da linha do tempo e as participações nos debates. Serão valorizadas a capacidade de síntese, a clareza na comunicação das ideias, o pensamento crítico e a habilidade de trabalhar colaborativamente em busca de soluções. Exemplos de boas práticas, soluções inovadoras e análises críticas bem fundamentadas serão especialmente reconhecidos.
Para a realização desta atividade, utilizaremos recursos didáticos variados, incluindo acesso à internet para a pesquisa prévia dos alunos, materiais para a construção da linha do tempo (papel kraft ou quadro, marcadores, notas adesivas) e um ambiente propício para a realização de debates. Estes recursos são essenciais para facilitar a investigação, a expressão criativa e a comunicação efetiva das ideias.
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