Ética a Nicômaco: A Virtude na Prática

Desenvolvida por: Pedro … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Filosofia]
Temática: [Ética Aristotélica]

A aula 'Ética a Nicômaco: A Virtude na Prática' é voltada para a compreensão dos conceitos fundamentais da ética aristotélica, utilizando como base a obra 'Ética a Nicômaco'. O propósito é introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Médio às virtudes aristotélicas, observando como estas podem ser identificadas e aplicadas no cotidiano. Os alunos irão construir cenários envolvendo situações do dia a dia, nos quais deverão identificar e exercitar virtudes como coragem, justiça, e temperança. Divididos em grupos, discutirão como essas virtudes podem ser cultivadas em suas vidas, promovendo um entendimento prático do conceito de 'meio termo' proposto por Aristóteles. A abordagem prática visa fomentar o desenvolvimento do pensamento crítico e ético dos alunos ao relacionar teoria e prática em situações concretas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são fomentar o entendimento crítico da ética aristotélica nos alunos, utilizando a reflexão e a prática como instrumentos pedagógicos para a assimilação de conceitos filosóficos-chave. A atividade visa promover a capacidade dos estudantes de aplicar estes conceitos em contextos reais, estimulando a prática das virtudes e do 'meio termo' nas suas vidas. A discussão em grupo e a análise de cenários da vida real são desenvolvidas para aprimorar a capacidade de comunicação, empatia e cooperação entre os alunos, simultaneamente auxiliando-os a avaliar situações eticamente complexas de forma responsável e autônoma.

  • Introduzir conceitos fundamentais da ética aristotélica.
  • Identificar virtudes aristotélicas em situações cotidianas.
  • Aplicar o conceito de 'meio termo' nas decisões diárias.
  • Desenvolver pensamento crítico e ético.
  • Promover a discussão e cooperação entre estudantes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS501: Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.
  • EM13CHS502: Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
  • EM13CHS603: Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula aborda a argumentação sobre as virtudes aristotélicas com base na obra 'Ética a Nicômaco'. Serão explorados conceitos como as virtudes da coragem, justiça, sabedoria prática, e temperança, além do estudo do 'meio termo' aristotélico. Aproveitamos a abordagem prática e dialógica para conectar esses conceitos teóricos aos cenários comuns que os alunos enfrentam na vida real, garantindo um entendimento mais aprofundado e aplicado.

  • Virtudes aristotélicas.
  • Coragem e justiça na prática.
  • Conceito de 'meio termo'.
  • Reflexão ética no cotidiano.

Metodologia

A metodologia aplicada para esta atividade se baseia no aprendizado ativo e colaborativo. Os alunos serão organizados em grupos e orientados a construir cenários realistas nos quais possam reconhecer e explorar as virtudes discutidas em sala. Após a criação e discussão dos cenários, cada grupo deverá apresentar suas conclusões quanto à aplicação prática das virtudes e do 'meio termo'. Esta abordagem busca integrar teoria e prática, destacando a relevância de estudar a ética como uma ferramenta de análise para navegar os desafios éticos do mundo real.

  • Aprendizagem ativa.
  • Discussões em grupo.
  • Criação de cenários.
  • Apresentações de grupo.
  • Conexão de teoria com prática.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade está dividida em duas aulas com carga horária total de 1 hora e 10 minutos, sendo adaptada para o tempo padrão de aulas de 50 minutos. No primeiro período, os alunos são introduzidos aos conceitos teóricos e divididos em grupos para iniciar a construção dos cenários. No segundo período, os grupos concluem suas discussões e apresentam o que aprenderam sobre as virtudes aristotélicas e suas aplicações práticas.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de ética aristotélica e divisão em grupos.
  • Organize o conograma para ser feito em uma unica aula                                                                               Aula 2: Discussão nos grupos e apresentação dos cenários.

Avaliação

A avaliação desta atividade será contínua e baseada em aspectos qualitativos, envolvendo observação da participação ativa dos alunos, cooperação nos grupos, excelência na criação de cenários, e profundidade das análises apresentadas. Serão valorizadas as contribuições individuais para o grupo, a capacidade de relacionar teoria e prática, e a argumentação crítica durante as apresentações. Um exemplo prático de avaliação pode incluir a elaboração de um relatório final por cada grupo onde detalhem os cenários criados e as reflexões éticas resultantes, possibilitando uma análise detalhada do entendimento de cada aluno e sua habilidade de aplicar conceitos filosóficos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais didáticos convencionais, como o livro 'Ética a Nicômaco', e ferramentas multimídia que possam enriquecer a apresentação dos alunos, como projetores e computadores. Materiais de construção como cartolinas e marcadores também são fundamentais para a elaboração dos cenários que os alunos criarão como parte das suas discussões.

  • Livro 'Ética a Nicômaco'.
  • Projetor multimídia.
  • Computadores.
  • Cartolinas e marcadores.
  • Material de escrita.

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