Experimentando a Dúvida Metódica

Desenvolvida por: Inaina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Filosofia
Temática: Dúvida Metódica e Pensamento Crítico

A atividade 'Experimentando a Dúvida Metódica' visa introduzir aos alunos do 1º ano do Ensino Médio o conceito de dúvida metódica proposto por René Descartes. O objetivo é que, através de uma abordagem prática, os estudantes compreendam a importância de não aceitar informações sem um questionamento crítico profundo. A sessão começará com uma explicação breve sobre o que é a dúvida metódica, seguida por uma dinâmica de grupo onde os alunos serão incentivados a questionar afirmações feitas tanto pelos colegas quanto pelo professor. Esta dinâmica promoverá a discussão e reflexão sobre o valor do ceticismo e do pensamento crítico no nosso cotidiano. Os estudantes aprenderão a aplicar a dúvida metódica em diferentes contextos da vida real, entendendo como tal abordagem pode levar a uma compreensão mais fundamentada e sólida do mundo ao seu redor. Por fim, haverá uma reflexão grupal sobre as experiências vividas durante a atividade, incentivando o compartilhamento de insights e a aplicação das aprendizagens no seu dia a dia.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem familiarizar os alunos com o conceito de dúvida metódica de Descartes, incentivando a adoção do pensamento crítico ao questionarem e refletirem sobre a informação apresentada a eles. Os estudantes aprenderão a importância de ter uma postura questionadora perante o conhecimento, desenvolvendo habilidades analíticas que serão valiosas tanto no contexto acadêmico quanto na vida cotidiana. Através desta atividade, é esperado que os alunos se tornem mais hábeis em discernir entre o que é uma verdade fundamentada e o que pode ser uma afirmação não questionada, promovendo assim uma postura mais crítica e consciente.

  • Compreender o conceito de dúvida metódica e sua importância no desenvolvimento do pensamento crítico.
  • Desenvolver habilidades de questionamento e análise crítica de informações e afirmações.
  • Aplicar o conceito de dúvida metódica em contextos variados, promovendo um entendimento mais aprofundado e fundamentado.
  • Fomentar o debate e a discussão em grupo como ferramentas de reflexão e construção coletiva do conhecimento.
  • Estimular a capacidade dos estudantes de aplicar o pensamento crítico no seu dia a dia.

Conteúdo Programático

Nesta atividade, os estudantes irão explorar o conceito de dúvida metódica através de uma abordagem prática e interativa, promovendo a reflexão sobre como o pensamento crítico pode ser aplicado em diversas situações. Ao questionar as afirmações apresentadas, os alunos estarão praticando habilidades analíticas essenciais para o desenvolvimento de um raciocínio mais sólido e uma postura questionadora frente ao conhecimento e à informação que recebem.

  • Conceito de dúvida metódica de Descartes
  • Importância do pensamento crítico
  • Aplicação da dúvida metódica no cotidiano
  • Dinâmica de questionamento crítico
  • Reflexão e discussão em grupo sobre a experiência

Metodologia

A atividade será desenvolvida utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', onde os alunos serão os principais agentes de seu processo de aprendizagem. Através de uma dinâmica de grupo interativa, os estudantes serão incentivados a questionar ativamente as informações apresentadas, aplicando de forma prática o conceito de dúvida metódica. Esta abordagem promove uma maior envolvimento e compreensão do tema, ao mesmo tempo que estimula o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e análise.

  • Breve explicação do conceito de dúvida metódica
  • Dinâmica de grupo para prática do questionamento crítico
  • Debate e reflexão sobre a importância do pensamento crítico no cotidiano
  • Discussão em grupo sobre as experiências e aprendizados da atividade

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única sessão de uma hora, dividida em duas partes de aproximadamente 30 minutos cada.

  • Aula 1 - Introdução ao conceito de dúvida metódica e início da dinâmica de grupo
  • Aula 2 - Continuação da dinâmica, discussão e reflexão sobre as experiências vividas

Avaliação

A avaliação dos alunos será feita com base na sua participação ativa durante a dinâmica de grupo e nas reflexões compartilhadas durante a discussão final. Será valorizada a capacidade dos estudantes de questionar criticamente as afirmações apresentadas, bem como a profundidade e relevância de suas contribuições para o debate em grupo. Além disso, será considerado o entendimento demonstrado sobre a importância de aplicar o pensamento crítico no cotidiano. A avaliação se dará de forma qualitativa, buscando evidenciar o engajamento e a evolução do pensamento crítico dos alunos durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários recursos simples, incluindo um espaço adequado para a realização da dinâmica de grupo e materiais para registro de ideias e reflexões, tais como quadro e marcadores, ou papel e canetas. Será fundamental também a disponibilidade de recursos digitais como projetor ou televisão para apresentação de conteúdo de apoio e a utilização de plataformas de vídeo para o acesso a material complementar.

  • Espaço adequado para dinâmica de grupo
  • Quadro branco e marcadores
  • Papel e canetas
  • Projetor ou televisão
  • Acesso à Internet para material de apoio e vídeos complementares

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