Esta atividade visa introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Médio aos conceitos fundamentais da filosofia kantiana, como Imperativo Categórico, Liberdade e Razão Prática, por meio da criação de vídeos curtos para o TikTok. Os estudantes serão divididos em grupos, e a eles será atribuído um desses conceitos para explorar e explicar usando a plataforma. A utilização de exemplos cotidianos para ilustrar esses conceitos é encorajada, com o intuito de aproximar a teoria da realidade dos alunos. Após a produção dos vídeos, haverá um momento de compartilhamento e discussão em sala de aula, onde os grupos apresentarão suas criações. Esse debate focará na aplicação dos conceitos kantianos no dia a dia e destacará a relevância de Kant na Filosofia Moderna. A metodologia ativa será o eixo norteador desta atividade, estimulando a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem e fomentando o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, criatividade, e pensamento crítico.
O principal objetivo desta atividade é fazer com que os estudantes compreendam e consigam explicar conceitos fundamentais da filosofia de Immanuel Kant, utilizando uma linguagem acessível e relevante para o seu contexto. Visamos também desenvolver habilidades como criatividade, capacidade de síntese e apresentação, crítica e reflexão sobre a aplicação da teoria em situações cotidianas. Destaca-se a importância de promover o entendimento sobre como os ensinamentos de Kant podem influenciar e guiar as ações e decisões no nosso dia a dia, ressaltando a atemporalidade e o impacto da sua filosofia.
A atividade será focada na exploração dos conceitos fundamentais da filosofia de Immanuel Kant, em especial o Imperativo Categórico, a Liberdade e a Razão Prática. Estes conceitos serão o fio condutor para a compreensão de temas mais amplos relacionados à ética, moral e o papel da razão na vida humana. A escolha destes conceitos visa proporcionar aos alunos uma base sólida na filosofia kantiana, contextualizando-a dentro da História da Filosofia e sua relevância contemporânea.
A metodologia empregada nesta atividade será baseada na aprendizagem ativa, onde os alunos serão protagonistas do próprio aprendizado. O uso do TikTok como ferramenta pedagógica visa não apenas adaptar o conteúdo ao meio que é familiar aos alunos, mas também promover uma abordagem criativa e interativa. O trabalho em grupo é essencial para desenvolver habilidades sociais e de colaboração, enquanto a discussão em sala de aula proporciona um momento rico para troca de ideias e reflexão coletiva.
A atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira, haverá a introdução dos conceitos e a divisão dos grupos, seguida pela pesquisa e elaboração dos roteiros. A segunda aula será dedicada à produção dos vídeos, sua apresentação e a discussão final.
A avaliação desta atividade será baseada na criatividade, clareza e precisão na explicação dos conceitos, assim como na aplicação prática destes no vídeo. Será levado em conta o trabalho em equipe, a originalidade das produções e a participação na discussão final. A capacidade de síntese e a habilidade de conectar a filosofia a situações cotidianas serão especialmente valorizadas. A apresentação dos vídeos e a argumentação durante a discussão contribuirão para a nota final, estimulando os alunos a se envolverem ativamente em todas as etapas da atividade.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet, dispositivos móveis ou câmeras para a gravação dos vídeos, e acesso ao aplicativo TikTok. Material de apoio sobre os conceitos de Kant será disponibilizado, incluindo artigos, vídeos explicativos e trechos de obras. Estes recursos são essenciais para fornecer uma base teórica sólida e inspiração para a criação dos vídeos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula