A atividade 'Filosofando nas Redes' visa promover uma reflexão crítica entre os alunos do 1º ano do Ensino Médio sobre a relevância da filosofia na compreensão dos fenômenos sociais e culturais contemporâneos, especialmente no contexto das redes sociais. Os alunos serão divididos em grupos, e a cada um será atribuído um aspecto específico da influência da filosofia na sociedade moderna para pesquisar, discutir e apresentar. Eles utilizarão exemplos do cotidiano e especialmente das redes sociais como Instagram, Twitter e Facebook para ilustrar como conceitos filosóficos podem ser aplicados para entender melhor a realidade que os cerca. Após um período de preparação, cada grupo apresentará seus argumentos em uma roda de debate dinâmica, permitindo que os demais alunos participem fazendo perguntas ou apresentando contra-argumentos. Essa interação tem como objetivo fomentar um ambiente de aprendizado colaborativo e crítico, onde os estudantes possam ver a filosofia não como uma disciplina acadêmica distante, mas como uma ferramenta viva e relevante para análise e compreensão do mundo atual.
Esta atividade tem como objetivo central estimular o pensamento crítico e a capacidade argumentativa dos alunos, promovendo a compreensão da importância da filosofia na sociedade moderna, especialmente considerando o papel das redes sociais. Pretende-se que os estudantes sejam capazes de identificar e discutir conceitos filosóficos presentes no cotidiano, aplicando-os na análise de fenômenos culturais e sociais atuais. Espera-se também que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, e oratória, ao mesmo tempo em que aprimoram sua capacidade de escutar diferentes pontos de vista e construir argumentos coerentes e bem fundamentados.
O conteúdo programático desta atividade inclui uma introdução aos principais temas e conceitos da filosofia com relevância para a compreensão da sociedade moderna e das redes sociais. Serão explorados tópicos como a ética na era digital, a construção da identidade online, a influência das redes sociais no comportamento humano e na difusão de informações, e a relevância do pensamento crítico em um ambiente repleto de fake news e polarização. Através da análise desses temas, os estudantes serão estimulados a aplicar o pensamento filosófico para compreender e refletir sobre a dinâmica das relações sociais e culturais na era digital.
A metodologia adotada para 'Filosofando nas Redes' é a Roda de Debate, uma abordagem que privilegia a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. A atividade será iniciada com uma breve contextualização sobre a importância da filosofia na sociedade contemporânea, seguida da divisão dos alunos em grupos. Cada grupo receberá um tema específico para pesquisa e discussão. Após o período de preparação, os grupos apresentarão seus pontos em uma roda de debate, favorecendo a troca de ideias e a argumentação crítica. Através dessa metodologia, pretendemos criar um ambiente de aprendizado dinâmico, onde os alunos possam desenvolver suas habilidades de pesquisa, argumentação e análise crítica, fundamentais para a compreensão da filosofia e sua aplicação na sociedade moderna.
A carga horária total desta atividade será de 2 horas, divididas em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, será feita a introdução da temática e o início das pesquisas pelos grupos. A segunda sessão será destinada à roda de debate e à discussão aberta entre todos os participantes, permitindo uma ampla troca de ideias e perspectivas.
A avaliação da atividade 'Filosofando nas Redes' será realizada considerando diversos aspectos, incluindo a qualidade e profundidade da pesquisa realizada, a clareza e coerência dos argumentos apresentados durante o debate, a capacidade de contra-argumentação e a participação ativa no debate. Além disso, será levada em conta a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe e de integrar críticas e sugestões dos colegas para melhorar os argumentos apresentados. A avaliação será formativa, incentivando a reflexão contínua e a melhoria constante. Como exemplo, pode-se atribuir pontuações específicas para critérios como pesquisa, argumentação, participação no debate, trabalho em equipe e capacidade de incorporar feedback.
Para a realização da atividade 'Filosofando nas Redes', serão necessários diversos recursos, tais como acesso à Internet para a realização das pesquisas, projeção para as apresentações dos grupos, além de materiais de escritório como lápis, papel, e marcadores para anotações durante a preparação e o debate. Documentos e vídeos selecionados previamente pelo professor sobre os temas debatidos também podem enriquecer a pesquisa e oferecer um ponto de partida para a discussão. A utilização de plataformas digitais de debate pode ser considerada como um recurso adicional, permitindo a continuidade da discussão fora da sala de aula.
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