Nesta atividade, denominada 'Filosofia em cena: teatro de questões atuais', os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos para criar e apresentar peças de teatro que abordem questões contemporâneas sob uma perspectiva filosófica. Questões como a influência das redes sociais na sociedade, questões de gênero e ética na ciência serão exploradas através de representações teatrais, com o apoio de conceitos filosóficos relevantes. O objetivo é utilizar o teatro como ferramenta para promover uma compreensão mais profunda e crítica sobre temas atuais, ao mesmo tempo em que se incentivam a expressão criativa e o pensamento filosófico entre os estudantes. Através desta abordagem dinâmica, espera-se que os alunos sejam capazes de relacionar conceitos filosóficos com o mundo ao seu redor de maneira significativa, cultivando assim habilidades analíticas e críticas.
Este plano de aula tem como objetivos encorajar os alunos a aplicar o pensamento crítico e conceitos filosóficos à compreensão de questões contemporâneas, promover o desenvolvimento de habilidades de expressão criativa por meio da arte do teatro, e facilitar a análise e discussão de temas atuais relevantes para os alunos. A busca por relacionar teoria e prática, por meio de atividades mão-na-massa e a representação artística, visa também desenvolver o protagonismo e a autonomia dos estudantes no processo de aprendizado.
O conteúdo programático visa explorar a relação entre teatro e filosofia como meio de investigação de questões contemporâneas. Deverá abranger conceitos fundamentais da filosofia aplicados à leitura da realidade atual, tais como ética, existencialismo, teoria do conhecimento, entre outros, conforme a escolha dos temas pelos grupos. Além disso, haverá um enfoque especial na análise crítica de questões como a influência das redes sociais, questões de gênero e ética na ciência, promovendo assim uma aprendizagem interdisciplinar e conectada com o mundo real.
A metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' será empregada para engajar os alunos em um processo de aprendizagem ativo, onde serão protagonistas na criação de suas peças teatrais. Os grupos deverão escolher uma questão contemporânea para explorar, pesquisar conteúdos filosóficos relacionados e aplicar esses conceitos na formulação de seus roteiros. A construção das peças será orientada por discussões em grupo e pesquisa guiada, facilitada pelo professor, promovendo um ambiente colaborativo e criativo.
A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, divididas igualmente em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução da atividade, a formação dos grupos e a escolha das questões. A segunda aula será dedicada à apresentação das peças teatrais pelos grupos, seguida de uma discussão aberta sobre as temáticas abordadas e os conceitos filosóficos utilizados.
A avaliação será baseada tanto no processo de criação quanto na apresentação final. Critérios como criatividade, fundamentação na pesquisa filosófica, coerência e clareza na representação teatral, e participação ativa nos debates serão considerados. A capacidade dos alunos de aplicar conceitos filosóficos para analisar e discutir questões contemporâneas de maneira crítica e reflexiva será um aspecto fundamental. Exemplos de peças teatrais, com destaque para a integração de conceitos filosóficos e a forma de abordagem das questões, poderão servir como referência para a avaliação.
Os recursos necessários incluem materiais para a construção de cenários e figurinos improvisados, acesso a material bibliográfico e digital para a pesquisa de conceitos filosóficos, e um espaço adequado para as apresentações teatrais. O uso de tecnologia digital, como plataformas de pesquisa e apresentação, também será incentivado para apoiar a pesquisa e preparação das peças.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula