A atividade 'Filosofia na Prática: Um Laboratório de Ética' visa contextualizar o estudo da filosofia na vida cotidiana dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, criando um ambiente de reflexão e debate crítico sobre dilemas éticos contemporâneos, como o uso de redes sociais, privacidade, decisões de vida ou morte e ética ambiental. Através da metodologia ativa, os alunos serão convidados a mergulhar em discussões em pequenos grupos, após uma introdução temática pelo educador. Este trabalho colaborativo tem o propósito de incentivar o pensamento crítico e a aplicação de teorias éticas, como utilitarismo, deontologia e ética da virtude, na proposição de soluções para os dilemas discutidos. Posteriormente, os grupos apresentarão suas conclusões para todo o curso, seguindo-se um debate em plenário que explorará as diversas perspectivas e soluções propostas.
Esta atividade tem como objetivo estimular o pensamento crítico e a capacidade argumentativa dos estudantes, aproximando-os das problemáticas éticas contemporâneas e fomentando a capacidade de reflexão e argumentação com base em fundamentos filosóficos. Busca também incentivar o trabalho em equipe, a troca de ideias e o respeito por perspectivas diversas, essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos como cidadãos conscientes e participativos em uma sociedade cada vez mais complexa e interconectada.
O conteúdo programático engloba uma introdução aos fundamentos do pensamento ético e a exploração de teorias éticas fundamentais, como utilitarismo, deontologia e ética da virtude. Através de exemplos cotidianos e análise de casos, os alunos aprenderão a aplicar essas teorias no exame de dilemas contemporâneos, desenvolvendo assim uma compreensão mais profunda dos conceitos éticos e sua aplicabilidade na vida real.
A abordagem metodológica desta atividade enfatiza a participação ativa dos alunos por meio de metodologias ativas de ensino. Após uma breve exposição dos temas pelo educador, os alunos trabalharão em pequenos grupos para discutir e propor soluções fundadas nas teorias éticas estudadas. Esta estratégia permite que os alunos se envolvam diretamente com o material, promovendo um aprendizado experiencial que estimula a reflexão crítica, a colaboração e a comunicação eficaz.
A atividade será dividida em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira sessão, será feita a introdução aos conceitos e teorias éticas, seguida de formação dos grupos e início das discussões. Na segunda sessão, os grupos finalizarão suas análises e apresentarão suas conclusões, que serão seguidas de um debate em plenário.
A avaliação dessa atividade se dará por meio da análise das propostas apresentadas pelos grupos, considerando a profundidade da reflexão ética, a aplicação correta das teorias estudadas e a qualidade dos argumentos apresentados. Além disso, será avaliado o engajamento dos alunos durante as discussões em grupo e o respeito pelas diferentes opiniões expressas no debate em plenário. Pontos adicionais podem ser concedidos por contribuições notavelmente construtivas durante o debate.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como material de apoio didático sobre as teorias éticas (slides, textos e vídeos), além de espaços adequados para o trabalho em grupo e para a realização das plenárias. Ferramentas de anotação e recursos multimídia para as apresentações dos grupos também serão essenciais.
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