Nesta atividade interativa, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão desafiados a explorar sua criatividade e habilidades tecnológicas pela criação de grafites digitais. Utilizando softwares de desenho ou aplicativos de edição de imagem gratuitos, eles deverão produzir obras que reflitam suas percepções sobre território e juventude. Este projeto busca não apenas fomentar a expressão artística individual, mas também estimular uma reflexão coletiva sobre como o espaço urbano e as experiências juvenis se interligam. Após a criação, as obras serão compartilhadas em uma galeria virtual, possibilitando uma rica troca de visões e entendimentos entre os alunos. Este diálogo digital, além de valorizar o uso consciente das tecnologias, oferece uma plataforma para discussão sobre a relevância da arte urbana como linguagem contemporânea de expressão cultural, social e política.
Através desta atividade, os estudantes serão capazes de explorar a arte digital como meio de expressão de suas identidades e visões de mundo, especialmente no que se refere ao conceito de território. Eles aprenderão a manusear ferramentas digitais de criação artística, promovendo o desenvolvimento de habilidades técnicas, além de criativas. A iniciativa visa também estimular o pensamento crítico e reflexivo sobre a influência do espaço geográfico e do ambiente urbano na formação da juventude, permitindo uma abordagem interdisciplinar que conecta artes, tecnologia e ciências humanas.
O conteúdo programático desta atividade encontra-se na intersecção entre as artes visuais e o uso de tecnologias digitais, focalizando na arte digital como forma contemporânea de expressão cultural. Será abordada a teoria sobre arte urbana e grafite como manifestações artísticas que refletem e questionam as dinâmicas territoriais e sociais. Também, discutiremos a importância da habilidade técnica na manipulação de softwares de design gráfico e editores de imagem, o que permitirá aos alunos uma maior liberdade criativa na expressão de suas identidades e visões sobre o mundo em que vivem.
Utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', os alunos serão incentivados a participar ativamente de todo processo de aprendizagem. Primeiro, haverá uma introdução teórica interativa sobre arte digital e territorialidade. Em seguida, os alunos serão divididos em pequenos grupos para explorar as ferramentas digitais e iniciar a produção de suas obras, com acompanhamento e orientação do docente. Por fim, a criação da galeria virtual e a discussão coletiva permitirão a troca de experiências e a reflexão crítica sobre as obras produzidas e os temas abordados.
Esta atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão os conceitos fundamentais e começarão a explorar as ferramentas de criação digital. A segunda aula será dedicada à finalização das obras e à preparação da galeria virtual para a exposição dos trabalhos.
A avaliação será contínua e processual, considerando o engajamento do aluno com a atividade proposta, sua capacidade de explorar criativamente o tema e as ferramentas digitais, além da reflexão crítica demonstrada durante as discussões. A originalidade e expressividade das obras também serão levadas em conta, assim como a participação efetiva na montagem da galeria virtual e nas atividades de debate. Feedbacks construtivos serão fornecidos ao longo da atividade para incentivar o desenvolvimento contínuo dos estudantes.
Para a realização desta atividade, serão necessários computadores com acesso à internet e softwares ou aplicativos gratuitos de edição de imagem, como GIMP, Paint.NET ou ferramentas online como Canva e Pixlr. Além disso, o professor deverá preparar materiais de apoio como slides ou vídeos sobre os conceitos teóricos discutidos, bem como guias rápidos de uso das ferramentas de edição escolhidas. A criação da galeria virtual poderá ser feita em plataformas como Google Drive, ou através da criação de um site simples na plataforma WordPress ou Wix.
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