Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão introduzidos aos conceitos fundamentais da Fenomenologia por meio da análise e discussão de textos dos filósofos Edmund Husserl, Martin Heidegger e Maurice Merleau-Ponty. Divididos em grupos, cada um receberá passagens destes autores focando na abordagem fenomenológica do 'ser'. O objetivo é permitir que os estudantes não só compreendam, mas também saibam interpretar e apresentar, por meio de projetos visuais, como esses pensadores tratam a questão do ser. O ponto chave da atividade é estimular a aprendizagem colaborativa e ativa, onde os alunos, apoiados pela metodologia mão-na-massa, construirão juntos os significados e aplicações dos textos estudados. Encerramos com uma conexão entre os conceitos fenomenológicos e sua aplicabilidade no cotidiano, desafiando os estudantes a perceber a relevância dessas ideias no mundo ao redor.
O propósito desta atividade é ampliar o entendimento dos alunos sobre a Fenomenologia, uma corrente filosófica que busca compreender a essência das coisas pelo modo como elas se apresentam à nossa consciência. Através do estudo e discussão dos textos de Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty, objetiva-se desenvolver habilidades críticas e interpretativas, bem como a capacidade de trabalhar colaborativamente. Espera-se que os alunos consigam vincular os conceitos fenomenológicos com experiências e fenômenos do cotidiano, promovendo assim uma compreensão mais profunda da filosofia como uma prática viva e presente no dia a dia.
A atividade é centrada na exploração de textos-chave da Fenomenologia, com ênfase nas obras de Edmund Husserl, Martin Heidegger e Maurice Merleau-Ponty. O conteúdo programático é estruturado de forma a introduzir os estudantes à discussão filosófica da experiência humana e da realidade, conforme apresentado por esses pensadores. Abordagens diferentes sobre o 'ser', 'consciência' e 'existência' serão exploradas, permitindo aos alunos uma visão ampla dessa corrente filosófica e suas implicações para a compreensão do mundo e de nós mesmos.
Utilizando a metodologia ativa, particularmente a abordagem mão-na-massa, esta atividade promove a aprendizagem por meio da prática, discussão em grupo e criação. Os alunos, agrupados, receberão textos selecionados que deverão ser interpretados e transformados em projetos visuais explicativos. Este método incentiva o engajamento ativo, a colaboração entre pares e a conexão direta com o conteúdo filosófico, facilitando a absorção e compreensão dos temas de forma mais eficaz e significativa.
A atividade total ocorrerá em um bloco de 1,2 aulas de 50 minutos. Iniciaremos com uma breve introdução à Fenomenologia e à atividade. Em seguida, grupos receberão seus textos e terão tempo para discussão e planejamento do projeto visual. Na próxima fase, os grupos trabalharão na criação dos seus projetos. Ao final, haverá apresentações dos projetos e debate sobre as conexões entre os conceitos estudados e o cotidiano.
A avaliação será baseada na participação, no engajamento com o trabalho em grupo e na qualidade das interpretações e apresentações finais. Cada projeto será avaliado considerando a criatividade, compreensão dos conceitos fenomenológicos e a habilidade de aplicá-los a situações do dia a dia. A habilidade de trabalhar colaborativamente, assim como a contribuição individual dentro dos grupos, também serão critérios importantes.
Para a realização desta atividade, serão necessários textos selecionados dos filósofos estudados, materiais para a criação dos projetos visuais (papel, canetas, marcadores, etc.) e acesso a recursos tecnológicos para pesquisas adicionais e elaboração de apresentações. A disponibilidade de um ambiente que favoreça a discussão e colaboração entre os estudantes é essencial para o sucesso da atividade.
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