Jogo das Hierarquias: Entendendo a Estratificação Socioeconômica

Desenvolvida por: Carla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Sociologia
Temática: Estratificação social e desigualdades econômicas

A atividade 'Jogo das Hierarquias' tem como propósito principal simular dinâmicas de classes sociais e desigualdades econômicas através de um jogo de tabuleiro. Os alunos, divididos em grupos, irão experimentar situações de emprego e renda, o que permitirá a observação das diferentes formas como as sociedades lidam com estes fatores ao longo do tempo. Esta dinâmica lúdica visa promover a compreensão crítica dos alunos sobre as estruturas socioeconômicas, destacando a influência dos contextos históricos e culturais no desenvolvimento das desigualdades sociais. Através do jogo, espera-se que os alunos sejam capazes de debater e refletir sobre a distribuição de recursos, oportunidades e os impactos socioeconômicos dessa distribuição na vida dos indivíduos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é capacitar os alunos a compreender e reconhecer as diferentes formas de estratificação social e as desigualdades econômicas associadas. Os alunos serão desafiados a analisar criticamente as causas e consequências dessas desigualdades, desenvolvendo habilidades de debate e análise crítica. Além disso, a atividade busca estimular a empatia e o entendimento sobre as realidades sociais de diferentes grupos, promovendo um ambiente de discussão saudável e colaborativo.

  • Compreender as diferentes formas de estratificação social.
  • Analisar criticamente as causas e consequências das desigualdades econômicas.
  • Debater e discutir em grupos sobre as realidades sociais de diferentes classes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS303: Debater e avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à percepção crítica das necessidades criadas pelo consumo e à adoção de hábitos sustentáveis.
  • EM13CHS401: Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.
  • EM13CHS402: Analisar e comparar indicadores de emprego, trabalho e renda em diferentes espaços, escalas e tempos, associando-os a processos de estratificação e desigualdade socioeconômica.

Conteúdo Programático

A abordagem do conteúdo programático nesta atividade abrange a análise das estruturas de classes sociais, a evolução histórica das desigualdades e o impacto destas nas diversas sociedades. Será essencial investigar a relação entre emprego, renda e status social, além de discutir as diferentes ideologias políticas e econômicas que sustentam ou desafiam estas estruturas.

  • Estruturas de classes sociais.
  • História das desigualdades econômicas.
  • Relação entre emprego e status social.
  • Ideologias políticas e econômicas.

Metodologia

A metodologia baseia-se em Aprendizagem Baseada em Jogos, permitindo aos alunos uma experiência prática de simulação do funcionamento das classes sociais. Essa abordagem proporciona um aprendizado mais engajante e participativo. Os alunos serão organizados em grupos, fomentando o trabalho colaborativo e a troca de percepções, tornando a aprendizagem uma ação coletiva e reflexiva.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos.
  • Trabalho colaborativo em grupos.
  • Discussão e análise coletiva em sala de aula.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está planejada para ocorrer em uma aula de 60 minutos, dividida adequadamente para garantir o máximo aproveitamento enquanto mantém o interesse e o foco dos alunos. O cronograma está estruturado para iniciar com uma breve introdução ao tema, seguido da execução do jogo e finalizando com uma discussão em grupo.

  • Apresentação e introdução ao tema (10 minutos)
  • Execução do jogo (40 minutos)
  • Discussão em grupo e conclusões (10 minutos)

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante o jogo e nas discussões subsequentes. Os critérios incluem a capacidade de identificação e compreensão das estruturas sociais e econômicas simuladas, bem como a qualidade da argumentação durante os debates em grupo. Exemplos de avaliação incluem observações diretas do professor sobre a capacidade dos alunos de discutir e relacionar o conteúdo do jogo com conceitos sociológicos e a entrega de uma breve reflexão escrita sobre a experiência, onde os alunos deverão expor o que aprenderam e como relacionam a atividade com o conteúdo programático.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade incluem materiais que facilitem a simulação da estratificação social de maneira envolvente. O uso desses recursos visa criar um ambiente dinâmico e estimulante para a aprendizagem.

  • Tabuleiro customizado para simulação social.
  • Cartões de situação econômica e social.
  • Folhas de reflexão para anotações individuais.

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