Jornal Filosófico: Ética e Questões Sociais Contemporâneas

Desenvolvida por: Jackso… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Filosofia
Temática: Ética e Questões Sociais Contemporâneas

A atividade intitulada 'Jornal Filosófico: Ética e Questões Sociais Contemporâneas' busca engajar os alunos do 1º ano do Ensino Médio na crítica e discussão sobre temas éticos e sociais atuais, como inteligência artificial, bioética e justiça social. O projeto irá estimular o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, argumentação e escrita ao desafiar os alunos a formarem grupos, investigarem temas de relevância contemporânea e produzirem um jornal filosófico com artigos e editoriais. Os alunos deverão integrar argumentos filosóficos e sociais fundamentados, desenvolvendo a capacidade de correlacionar diferentes perspectivas teóricas com aplicações reais. O projeto culmina com uma apresentação, incentivando o diálogo crítico entre os alunos e promovendo a reflexão interdisciplinar sobre as questões abordadas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade visam consolidar uma compreensão profunda dos princípios éticos associados às questões sociais contemporâneas, desenvolvendo habilidades críticas e reflexivas nos alunos. Espera-se que os alunos ampliem sua capacidade de acessar, interpretar e sintetizar informações de forma analítica, articulando pontos de vista diversos com embasamento filosófico rigoroso. Além disso, a atividade busca fortalecer a autoestima acadêmica ao incentivar a produção autoral e a expressão crítica fundamentada, promovendo um ambiente de aprendizagem que valoriza o pensamento independente e a colaboração intelectiva.

  • Desenvolver a capacidade de análise crítica de questões éticas atuais.
  • Incentivar a pesquisa e a escrita autoral em temas filosóficos.
  • Promover o trabalho colaborativo e a análise interdisciplinar.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS102: Analisar acontecimentos, fundamentos e práticas sociais e políticas em diferentes épocas e escalas, destacando os seus impactos nas sociedades.
  • EM13CHS301: Articular argumentos, utilizando disposições analíticas e críticas, que expressam análise, avaliação e proposição de ações frente a situações-problema do mundo contemporâneo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange uma ampla exploração das bases filosóficas relacionadas com questões éticas e sociais emergentes. Os alunos serão introduzidos a conceitos da filosofia moral e política, discutindo pensadores clássicos e contemporâneos cujas obras oferecem insights valiosos sobre as dilemáticas atuais. Durante o processo de elaboração do projeto, será feita uma exploração detalhada sobre temas como a ética da inteligência artificial, determinando impactos sociais e desafios morais. A filosofia será contextualizada no cotidiano dos alunos, permitindo que façam conexões significativas entre teoria e prática.

  • Conceitos de ética e filosofia moral.
  • Introdução a pensadores clássicos e contemporâneos.
  • Questões éticas da inteligência artificial e bioética.

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade valoriza a aprendizagem ativa e participativa, com forte ênfase no protagonismo estudantil. O processo é construído a partir de metodologias ativas, principalmente por meio de projetos, onde os alunos são protagonistas na escolha de temas e desenvolvimento de suas inferências filosóficas. Trabalhos em grupo são incentivados como forma de promover a colaboração e os debates, facilitando a troca de ideias e o desenvolvimento de habilidades sociais. A análise crítica e a pesquisa autônoma são fundamentais para promover a reflexão profunda, estimulando a criatividade e encorajando os alunos a explorarem novas perspectivas.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Trabalho em grupos colaborativos.
  • Metodologias ativas de pesquisa e análise crítica.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma para a atividade 'Jornal Filosófico' compreende uma aula de 60 minutos, na qual os alunos serão introduzidos ao projeto, familiarizando-se com os objetivos, metodologias e resultados esperados. Durante esse período, os alunos devem iniciar a formação dos grupos de trabalho, escolher os temas a serem abordados e delinear uma estratégia inicial para a pesquisa e redação das matérias. A aula também será um espaço para esclarecimento de dúvidas e planejamento conjunto do cronograma de trabalho. Desta forma, é assegurada uma estrutura clara e uma condução focada das atividades propostas.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos de trabalho.
  • Momento 1: Abertura e Contextualização do Projeto (Estimativa: 15 minutos)
    Comece a aula cumprimentando os alunos e introduzindo brevemente o tema do projeto 'Jornal Filosófico: Ética e Questões Sociais Contemporâneas'. É importante que você esclareça o objetivo geral do projeto e como ele se relaciona com a disciplina de filosofia. Utilize exemplos de questões éticas contemporâneas, como inteligência artificial e bioética, para despertar o interesse dos alunos. Incentive os alunos a fazer perguntas e exponha suas expectativas para o projeto.

    Momento 2: Formação dos Grupos de Trabalho (Estimativa: 20 minutos)
    Explique aos alunos a importância do trabalho colaborativo e o papel de cada integrante no grupo. Forme os grupos de forma a promover a diversidade e a troca de ideias entre os alunos. Permita que os alunos escolham seus temas de interesse dentro do espectro de questões éticas e sociais, assegurando que cada grupo explore um tema diferente. Oriente os alunos a definir papéis e responsabilidades dentro do grupo, como pesquisador, escritor e editor de conteúdo. Observe se todos estão engajados e intervenha quando necessário para ajudar na divisão equitativa das tarefas.

    Momento 3: Introdução aos Recursos e Ferramentas (Estimativa: 15 minutos)
    Apresente aos alunos os recursos disponíveis para a pesquisa e produção de conteúdo, como bibliotecas digitais, artigos acadêmicos e ferramentas digitais de edição. Mostre como utilizar ambientes virtuais de aprendizagem para compartilhar e editar documentos. Permita que os alunos explorem os recursos e façam perguntas sobre seu uso. É importante que você demonstre exemplos práticos de como essas ferramentas podem ser utilizadas efetivamente para apoiar suas pesquisas e produções.

    Momento 4: Estabelecimento de Metas e Fechamento (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a aula solicitando que cada grupo estabeleça metas claras e realistas para as próximas semanas de desenvolvimento do projeto. Estimule a discussão sobre como cada grupo planeja abordar seu tema e quais seriam os passos iniciais. Reforce a importância de cumprir prazos e de uma comunicação eficiente entre os membros do grupo. Conclua a aula revisando os principais pontos discutidos e respondendo a quaisquer dúvidas remanescentes dos alunos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora não existam condições ou deficiências específicas relatadas nesta turma, é sempre recomendável promover um ambiente inclusivo ao variar as abordagens de apresentação de conteúdo, como utilizando tanto recursos visuais quanto auditivos. Incentive a participação de todos os alunos, respeitando diferentes estilos de aprendizagem, e esteja disponível para dar suporte individualizado a quem necessitar. Permita que alunos que queiram possam gravar a aula ou seus trechos para referência futura, e considere usar legendas em vídeos quando estes forem utilizados. Lembre-se, cada aluno tem seu ritmo de aprendizagem, e seu papel é facilitar o acesso às informações, encorajando todos a contribuírem para o sucesso do grupo.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Jornal Filosófico: Ética e Questões Sociais Contemporâneas' será baseada em múltiplos métodos que permitem um entendimento abrangente do processo de aprendizagem. O principal objetivo é avaliar a capacidade dos alunos de articular argumentos filosóficos coerentes, realizar pesquisas fundamentadas e colaborar eficazmente em equipe. As avaliações serão formativas e somativas. Critérios de avaliação incluem qualidade das pesquisas, coerência dos argumentos, originalidade dos conteúdos e colaboração em equipe. Exemplos incluem produção de textos filosóficos, apresentações de grupos e avaliações interpares, permitindo um feedback construtivo e contínuo. O professor ajustará os critérios, conforme necessário, para apoiar a diversidade dos alunos, assegurando adaptações para necessidades específicas.

  • Produção de artigos e editoriais filosóficos.
  • Apresentações de grupo e discussão dos temas.
  • Avaliação entre pares e feedback formativo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade incluem materiais didáticos acessíveis, como livros e artigos acadêmicos sobre ética e filosofia, além de acesso a ferramentas digitais para pesquisa e produção de conteúdo. Placas brancas, marcadores, laptops ou tablets são indicados para anotações e escrita colaborativa em grupo. A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociais como forma de promover discussões e colaborações também são encorajadas. Esses recursos são cuidadosamente selecionados para estimular um ambiente de aprendizado inclusivo e conectado, facilitando a interação e o engajamento ativo dos alunos.

  • Acesso a bibliotecas digitais e artigos acadêmicos.
  • Ferramentas digitais para produção de conteúdo.
  • Utilização de ambientes virtuais de aprendizagem.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos o desafio diário que os educadores enfrentam ao tentar equilibrar uma carga de trabalho intensa com a necessidade de garantir inclusão e acessibilidade em suas salas de aula. No entanto, é essencial oferecer um ambiente justo e respeitoso para todos os alunos. Para garantir que a atividade seja inclusiva e acessível, serão adotadas estratégias práticas, como o uso de fontes legíveis e contrastes adequados em materiais impressos e digitais, além de fornecer diferentes formatos de apresentação para os conteúdos. Incentivamos o uso de tecnologias que permitam a interação de todos, como softwares de leitura de tela. A preocupação em criar um ambiente seguro e respeitoso é fundamental para tratar de maneira ética e inclusiva as diferenças e promover a participação igualitária em todas as etapas da atividade.

  • Utilização de fontes legíveis e contrastes adequados.
  • Disponibilização de conteúdos em diferentes formatos.
  • Incentivo ao uso de tecnologias assistivas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo