Labirintos da Mente: Uma Viagem Filosófica

Desenvolvida por: Pedro … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Filosofia
Temática: Gênero, Indivíduo, Natureza, Sociedade e Ser Humano

Esta atividade inovadora é concebida para explorar os conceitos de Gênero, Indivíduo, Natureza, Sociedade e Ser Humano, mergulhando profundamente em aspectos de sensibilidade, existência e temporalidade através de uma abordagem filosófica crítica e reflexiva. Os estudantes do 1º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos e designados a distintas 'ilhas' temáticas posicionadas estrategicamente pela sala de aula, com cada ilha representando um dos conceitos chave mencionados. Antes da realização da atividade em sala, será disponibilizado um conjunto de materiais multimídia, como vídeos, artigos e fragmentos de obras clássicas e contemporâneas, para que os alunos adentrem aos temas com fundamento teórico sólido. Na execução da atividade, cada grupo elaborará um roteiro de estudo orientado por perguntas-guia elaboradas previamente pelo professor, almejando a construção coletiva de conhecimento e a habilidade de argumentação. Ao final, os grupos apresentarão suas conclusões em um debate guiado, propiciando a troca de perspectivas filosóficas e a prática da reflexão crítica sobre questões essenciais que perpassam a existência humana e sua relação com o mundo. Esta metodologia ativa, baseada na Sala de Aula Invertida, fomenta o protagonismo estudantil, a autonomia no aprendizado e a capacidade de comunicação eficaz.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade pedagógica se concentram em estimular o pensamento crítico, a capacidade argumentativa e a compreensão profunda dos conceitos de Gênero, Indivíduo, Natureza, Sociedade e Ser Humano sob uma perspectiva filosófica. Almeja-se, por meio desta abordagem, não apenas o conhecimento teórico, mas a habilidade de relacionar tais conceitos à existência cotidiana, promovendo uma aprendizagem significativa e a reflexão sobre valores, crenças e a própria condição humana. Deste modo, busca-se preparar os estudantes para uma participação consciente e crítica no mundo, capazes de analisar diferentes contextos e perspectivas, além de formular e expressar argumentos coerentes e fundamentados.

  • Promover o pensamento crítico e a capacidade argumentativa
  • Compreender os conceitos de Gênero, Indivíduo, Natureza, Sociedade e Ser Humano a partir de uma abordagem filosófica
  • Relacionar conceitos filosóficos à vivência e à existência cotidiana
  • Desenvolver habilidades comunicativas e de debate
  • Estimular a aprendizagem significativa e a reflexão sobre a condição humana

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
  • EM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas.
  • EM13CHS104: Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.

Conteúdo Programático

Esta atividade está estruturada para abarcar uma variedade de tópicos e ideias filosóficas que envolvem compreensões sobre o Gênero, o Indivíduo, a Natureza, a Sociedade e o Ser Humano, explorando dimensões de sensibilidade, existência e temporalidade. Ao conduzir os alunos por essas temáticas de forma integrada, pretende-se construir uma base sólida de conhecimento filosófico que favoreça a interdisciplinaridade e promova uma reflexão aprofundada sobre a realidade humana e seu entorno.

  • Gênero: conceitos e perspectivas
  • O Indivíduo e sua relação com o outro
  • Natureza e a interlocução com o Ser Humano
  • Sociedade: estruturas, funções e impactos na individualidade
  • Ser Humano: sensibilidade, existência e temporalidade

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade se baseia na Sala de Aula Invertida, uma abordagem moderna que promove o engajamento ativo do estudante em seu processo de aprendizagem. Os estudantes irão interagir intensamente com materiais multimídia fornecidos previamente, para então aplicar o conhecimento adquirido de maneira criativa e colaborativa nas discussões em sala. As 'ilhas' temáticas funcionam como estações de aprendizado intensivo, onde os alunos, guiados por perguntas do professor, exploram e aprofundam os conceitos estudados, culminando em apresentações e debates que sintetizam as perspectivas exploradas.

  • Utilização da Sala de Aula Invertida
  • Estudo dirigido com materiais multimídia
  • Trabalho em grupo nas 'ilhas' temáticas
  • Perguntas-guia para estimular a discussão
  • Apresentações e debates no final da atividade

Aulas e Sequências Didáticas

A dinâmica desta atividade será distribuída em duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada ao trabalho nas 'ilhas' temáticas, enquanto a segunda focará nas apresentações dos grupos e nos debates. Este cronograma permite um equilíbrio entre o estudo autônomo, a colaboração em grupo e a troca plural de ideias.

  • Aula 1: Trabalho em grupo nas 'ilhas' temáticas
  • Aula 2: Apresentações dos grupos e debate

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada por meio da observação das apresentações grupais e da participação individual nos debates. Serão analisados critérios como: compreensão e articulação dos conceitos filosóficos, habilidade argumentativa, capacidade de fazer conexões interdisciplinares, competência comunicativa e participação ativa. O feedback será fornecido com foco no desenvolvimento intelectual e pessoal dos alunos, ajudando-os a aprimorar suas capacidades de raciocínio, debate e reflexão crítica.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade abrangem uma gama diversificada de materiais, cobrindo vídeos explicativos, artigos acadêmicos, fragmentos de obras filosóficas e ferramentas tecnológicas para facilitar o diálogo e a troca de ideias. Estes recursos são selecionados para estimular o interesse dos alunos, fornecer múltiplas perspectivas sobre os temas abordados e apoiar a dinâmica colaborativa de aprendizagem.

  • Vídeos e artigos temáticos selecionados
  • Fragmentos de obras filosóficas
  • Materiais para anotações e roteiros de estudo
  • Ferramentas tecnológicas para apresentações

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