Laboratório de Ideias: Criando Partidos Políticos

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Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas
Temática: Política e Filosofia

Esta atividade prática, intitulada 'Laboratório de Ideias: Criando Partidos Políticos', tem como objetivo proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma imersão no universo político e suas vertentes ideológicas. Por meio da abordagem Mão-na-massa, os estudantes serão incentivados a formar grupos e criar seus próprios partidos políticos. Este projeto compreende a elaboração de manifestos, símbolos e propostas de governo, fundamentando-se em diferentes sistemas políticos e ideologias discutidos em sala de aula. A culminância desta atividade se dará através de uma feira, onde os grupos simularão uma campanha eleitoral para apresentar suas ideias. Este processo visa não apenas promover a criatividade e o pensamento crítico, mas também aprofundar o entendimento dos alunos sobre os desafios contemporâneos da política e a importância da participação cidadã na democracia.

Objetivos de Aprendizagem

O projeto 'Laboratório de Ideias: Criando Partidos Políticos' visa fundamentar os estudantes do Ensino Médio no complexo espectro político e nas diversas filosofias políticas existentes, através de uma abordagem prática. Além disso, pretende-se desenvolver habilidades como trabalho em equipe, criatividade, pensamento crítico, capacidade de argumentação e compreensão dos princípios que regem os sistemas políticos. Será enfatizado o respeito às diversas opiniões e a importância do debate saudável como ferramenta de desenvolvimento democrático e social. Espera-se que, ao final, os alunos tenham uma maior compreensão de como as ideologias políticas moldam as sociedades e a relevância do engajamento político para a construção de sociedades mais justas e equitativas.

  • Compreender os fundamentos dos sistemas políticos e das ideologias.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e criatividade.
  • Exercitar o pensamento crítico e a capacidade de argumentação.
  • Reconhecer a importância do debate saudável na democracia.
  • Entender o impacto das ideologias políticas na sociedade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101 - Analisar e comparar diferentes fontes e produções culturais do passado e do presente, no Brasil e em diferentes partes do mundo, com vistas a compreender as sociedades em seus aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais.
  • EM13CHS102 - Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diferentes práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
  • EM13CHS103 - Elaborar argumentações com base em evidências e em diferentes pontos de vista, para enfrentar situações-problema, defender pontos de vista e tomar decisões individuais e coletivas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrangerá o estudo de diferentes sistemas políticos e ideologias, compreendendo democracia, socialismo, liberalismo, e outros, destacando seus princípios filosóficos e impactos sociais. Serão exploradas também as estruturas e funções dos partidos políticos, bem como o processo eleitoral e suas implicações na sociedade. Através de uma abordagem teórico-prática, os alunos serão instigados a analisar criticamente a realidade política contemporânea, utilizando os conceitos estudados para a criação de seus partidos e propostas de governo.

  • Sistemas políticos e suas ideologias: democracia, socialismo, liberalismo.
  • Estruturas e funções dos partidos políticos.
  • Processo eleitoral e a participação cidadã.
  • Criação de manifestos, símbolos e propostas de governo.
  • Simulação de campanha eleitoral.

Metodologia

A metodologia adotada será centrada na aprendizagem ativa e baseada em projetos, com ênfase na abordagem Mão-na-massa. Inicialmente, ocorrerão aulas expositivas para introduzir os conceitos fundamentais dos sistemas políticos e ideologias. Posteriormente, a turma será dividida em grupos para a fase de planejamento e criação dos partidos, com momentos reservados para a pesquisa e o desenvolvimento das propostas. Rodas de debate serão organizadas para permitir a troca de ideias e o aperfeiçoamento das propostas partidárias. A atividade culminará numa feira de apresentação das campanhas eleitorais, proporcionando um ambiente dinâmico e interativo de aprendizagem.

  • Aulas expositivas sobre sistemas políticos e ideologias.
  • Formação de grupos para criação dos partidos.
  • Pesquisa e desenvolvimento das propostas de governo.
  • Rodas de debate para troca de ideias.
  • Feira de apresentação das campanhas eleitorais.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 8 horas, divididas em 8 aulas de 60 minutos. Nas duas primeiras aulas, focaremos nos conceitos teóricos. A terceira e a quarta aulas serão dedicadas à formação dos grupos e início do planejamento dos partidos. Na quinta e sexta aulas, os alunos trabalharão no desenvolvimento de seus manifestos e propostas. As duas últimas aulas serão destinadas à preparação e realização da feira de campanhas.

  • Aula 1: Introdução aos sistemas políticos e ideologias.
  • Aula 2: Discussão sobre a importância dos partidos políticos.
  • Aula 3 e 4: Formação dos grupos e planejamento dos partidos.
  • Aula 5 e 6: Desenvolvimento dos manifestos e propostas.
  • Aula 7 e 8: Preparação e realização da feira de campanhas eleitorais.

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios como criatividade, fundamentação teórica, coerência e aplicabilidade das propostas de governo, além da qualidade e clareza da apresentação na feira de campanhas. Será considerada também a participação ativa nas rodas de debates e o trabalho em equipe. Para garantir um processo avaliativo justo, serão estabelecidos rubricas de avaliação que detalham os critérios de excelência para cada aspecto da atividade. Por exemplo, na criação do manifesto, será avaliada a profundidade com que o grupo explorou os princípios filosóficos de sua escolha ideológica. Na feira de campanhas, a habilidade de comunicar efetivamente suas ideias ao público será um diferencial.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para a criação dos símbolos partidários (papel, lápis de cor, tesoura, etc.), dispositivos para apresentação (computador, projetor) e um espaço adequado para a feira de campanhas. Serão disponibilizadas plataformas online que contenham bibliografias e artigos relevantes, além de vídeos educativos acerca dos temas abordados. O uso de fóruns de discussão na plataforma da escola também é recomendado para estimular o debate e troca de ideias entre os alunos fora do horário de aula.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais para criação dos símbolos partidários.
  • Dispositivos para apresentação das campanhas.
  • Espaço adequado para a realização da feira.
  • Plataformas online com materiais de estudo complementares.

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