Ao longo desta atividade, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio serão desafiados a trabalhar em equipe para elaborar um mapa conceitual colaborativo usando ferramentas digitais. Este mapa conectará ideias, teorias, filósofos e os contextos históricos das eras Antiga, Medieval e Moderna, fornecendo uma visão integrada do desenvolvimento do pensamento humano ao longo destes períodos. Através desta abordagem, os alunos poderão linkar textos, vídeos, imagens, e outras fontes digitais para enriquecer o conteúdo e facilitar a compreensão dos temas. O objetivo é fazer com que os alunos não apenas absorvam conhecimento passivamente, mas que se tornem agentes ativos na construção de seu aprendizado, fomentando habilidades críticas, de pesquisa e colaboração. Esta abordagem pedagógica baseada em metodologias ativas permite aos alunos terem um papel mais central na aula, incentivando a curiosidade, o debate, e a análise crítica.
Nesta atividade, objetiva-se promover não apenas a aquisição de conhecimentos sobre os filósofos e as diferentes correntes de pensamento das eras Antiga, Medieval e Moderna, mas também desenvolver habilidades de crítica, pesquisa, trabalho em equipe e uso eficiente de tecnologias educativas. Almeja-se, com essa atividade, incentivar os estudantes a compreender as conexões entre ideias filosóficas e seus contextos históricos, destacando a relevância dessas ideias ao longo do tempo e em diferentes culturas. Por meio da elaboração do mapa conceitual colaborativo, espera-se que os alunos sejam capazes de sistematizar informações, estabelecer conexões complexas entre conceitos, e apresentar suas descobertas de forma criativa e fundamentada.
A atividade abordará os principais aspectos do pensamento filosófico nas eras Antiga, Medieval e Moderna, destacando filósofos significativos de cada período e as bases de suas teorias e influências. Será dada atenção especial à forma como essas ideias refletem o contexto histórico, cultural, e social em que surgiram e como influenciaram períodos subsequentes da história da filosofia. Além disso, haverá ênfase na capacidade dos alunos de conectar esses conceitos com eventos e realidades contemporâneas, incentivando uma compreensão da filosofia como um campo vivo e em constante evolução.
Para efetivar a metodologia ativa na construção do mapa conceitual colaborativo, os alunos serão divididos em grupos pequenos, incentivando a interação e o trabalho em equipe. Cada equipe receberá uma plataforma digital de mapa conceitual para colaborar. A atividade será orientada por um roteiro que os guiará na pesquisa, sistematização e conexão dos conceitos estudados, com a inclusão de fontes diversificadas como vídeos, textos e imagens. O professor atuará como facilitador, propondo questionamentos que estimulem a análise crítica e aprofundada dos temas. Aulas expositivas breves podem ser intercaladas para sanar dúvidas e fornecer direcionamentos.
Neste plano, a atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será feita a apresentação do projeto, divisão de grupos, introdução ao uso da ferramenta digital e início da pesquisa. A segunda aula será dedicada à finalização da pesquisa, construção do mapa conceitual e, se possível, à apresentação dos trabalhos.
A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada, na capacidade de estabelecer conexões relevantes no mapa conceitual, na clareza e coerência da apresentação do conteúdo, e na eficácia do trabalho em equipe. Serão considerados também a inovação e criatividade na utilização das ferramentas digitais e na apresentação das informações. Além disso, a participação individual dentro do grupo será observada através de autoavaliações e feedback dos pares, permitindo uma avaliação justa do engajamento de cada estudante.
Para a realização desta atividade, será necessária a utilização de ferramentas digitais de criação de mapas conceituais, tais como Coggle ou MindMeister, acesso à internet para pesquisa de conteúdo, além de recursos multimídia para apresentação dos trabalhos finais. Além disso, a biblioteca da escola e recursos educacionais abertos online serão fundamentais para fornecer material de apoio à pesquisa.
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