Mapa Conceitual Colaborativo de Filosofia

Desenvolvida por: Kevin … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Temática: Filosofia e História

Ao longo desta atividade, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio serão desafiados a trabalhar em equipe para elaborar um mapa conceitual colaborativo usando ferramentas digitais. Este mapa conectará ideias, teorias, filósofos e os contextos históricos das eras Antiga, Medieval e Moderna, fornecendo uma visão integrada do desenvolvimento do pensamento humano ao longo destes períodos. Através desta abordagem, os alunos poderão linkar textos, vídeos, imagens, e outras fontes digitais para enriquecer o conteúdo e facilitar a compreensão dos temas. O objetivo é fazer com que os alunos não apenas absorvam conhecimento passivamente, mas que se tornem agentes ativos na construção de seu aprendizado, fomentando habilidades críticas, de pesquisa e colaboração. Esta abordagem pedagógica baseada em metodologias ativas permite aos alunos terem um papel mais central na aula, incentivando a curiosidade, o debate, e a análise crítica.

Objetivos de Aprendizagem

Nesta atividade, objetiva-se promover não apenas a aquisição de conhecimentos sobre os filósofos e as diferentes correntes de pensamento das eras Antiga, Medieval e Moderna, mas também desenvolver habilidades de crítica, pesquisa, trabalho em equipe e uso eficiente de tecnologias educativas. Almeja-se, com essa atividade, incentivar os estudantes a compreender as conexões entre ideias filosóficas e seus contextos históricos, destacando a relevância dessas ideias ao longo do tempo e em diferentes culturas. Por meio da elaboração do mapa conceitual colaborativo, espera-se que os alunos sejam capazes de sistematizar informações, estabelecer conexões complexas entre conceitos, e apresentar suas descobertas de forma criativa e fundamentada.

  • Compreender as principais ideias, teorias e filósofos das eras Antiga, Medieval e Moderna.
  • Analisar criticamente as mudanças e continuidades no pensamento filosófico ao longo da história.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Promover o trabalho em equipe e o uso responsável de tecnologias da informação.
  • Estimular a capacidade de argumentação e apresentação eficaz de ideias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
  • EM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
  • EM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).

Conteúdo Programático

A atividade abordará os principais aspectos do pensamento filosófico nas eras Antiga, Medieval e Moderna, destacando filósofos significativos de cada período e as bases de suas teorias e influências. Será dada atenção especial à forma como essas ideias refletem o contexto histórico, cultural, e social em que surgiram e como influenciaram períodos subsequentes da história da filosofia. Além disso, haverá ênfase na capacidade dos alunos de conectar esses conceitos com eventos e realidades contemporâneas, incentivando uma compreensão da filosofia como um campo vivo e em constante evolução.

  • Estudo da Filosofia Antiga e seus principais representantes.
  • Análise da Filosofia Medieval e os contextos que moldaram seu desenvolvimento.
  • Exploração dos conceitos-chave da Filosofia Moderna e seus filósofos.
  • Estratégias para pesquisa e análise crítica de fontes.
  • Desenvolvimento de habilidades de colaboração e comunicação eficaz.

Metodologia

Para efetivar a metodologia ativa na construção do mapa conceitual colaborativo, os alunos serão divididos em grupos pequenos, incentivando a interação e o trabalho em equipe. Cada equipe receberá uma plataforma digital de mapa conceitual para colaborar. A atividade será orientada por um roteiro que os guiará na pesquisa, sistematização e conexão dos conceitos estudados, com a inclusão de fontes diversificadas como vídeos, textos e imagens. O professor atuará como facilitador, propondo questionamentos que estimulem a análise crítica e aprofundada dos temas. Aulas expositivas breves podem ser intercaladas para sanar dúvidas e fornecer direcionamentos.

  • Divisão da classe em grupos colaborativos.
  • Utilização de ferramentas digitais para a criação do mapa conceitual.
  • Desenvolvimento de um roteiro de pesquisa e análise.
  • Atuação do professor como facilitador e mediador do conhecimento.
  • Apresentação e discussão do mapa conceitual finalizado com a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

Neste plano, a atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será feita a apresentação do projeto, divisão de grupos, introdução ao uso da ferramenta digital e início da pesquisa. A segunda aula será dedicada à finalização da pesquisa, construção do mapa conceitual e, se possível, à apresentação dos trabalhos.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e início da pesquisa em grupo.
  • Aula 2: Conclusão da pesquisa, elaboração e apresentação do mapa conceitual.

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada, na capacidade de estabelecer conexões relevantes no mapa conceitual, na clareza e coerência da apresentação do conteúdo, e na eficácia do trabalho em equipe. Serão considerados também a inovação e criatividade na utilização das ferramentas digitais e na apresentação das informações. Além disso, a participação individual dentro do grupo será observada através de autoavaliações e feedback dos pares, permitindo uma avaliação justa do engajamento de cada estudante.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessária a utilização de ferramentas digitais de criação de mapas conceituais, tais como Coggle ou MindMeister, acesso à internet para pesquisa de conteúdo, além de recursos multimídia para apresentação dos trabalhos finais. Além disso, a biblioteca da escola e recursos educacionais abertos online serão fundamentais para fornecer material de apoio à pesquisa.

  • Plataformas de mapas conceituais digitais (Coggle, MindMeister).
  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Biblioteca escolar e recursos educacionais online.
  • Computadores ou tablets para cada grupo.
  • Projetor multimídia para apresentações.

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