A atividade 'O Filósofo em Mim' consiste em um processo reflexivo e de escrita onde os alunos do 1º ano do Ensino Médio são convidados a se aprofundar nas ideias de grandes filósofos e, posteriormente, relacioná-las com suas experiências e visões de mundo pessoais. Após uma preparação inicial com materiais diversificados, como leituras e vídeos sobre figuras centrais da filosofia e suas principais questões, os estudantes serão desafiados a elaborar breves ensaios pessoais. Estes textos devem explorar como as reflexões filosóficas estudadas se aplicam ou dialogam com suas vivências, buscando desenvolver uma conexão íntima entre o saber filosófico e o cotidiano. O trabalho culmina com o compartilhamento dos ensaios em um fórum da classe, onde serão lidos e discutidos, incentivando a troca de perspectivas e a construção de um espaço coletivo de reflexão crítica e empática.
A atividade 'O Filósofo em Mim' visa fomentar nos alunos a capacidade de reflexão crítica sobre as grandes questões filosóficas e a habilidade de relacionar tais questões com as experiências do dia a dia. Pretende-se desenvolver no estudante uma postura indagativa e reflexiva, preparando-o para pensar filosoficamente sobre sua própria vida, reconhecendo a relevância do pensamento filosófico no mundo contemporâneo. Através dessa atividade, os estudantes serão incentivados a desenvolver uma visão crítica sobre suas percepções, estimulando o pensamento autônomo e a capacidade de articular suas ideias e sentimentos de maneira profunda e coesa.
O conteúdo programático abrange uma introdução às principais figuras e conceitos da filosofia, explorando temas como existencialismo, ética, lógica, epistemologia, entre outros. Essa abordagem diversificada permite aos alunos uma ampla base de conhecimento para identificar e analisar como essas teorias se manifestam ou influenciam suas vidas pessoais. As sessões preparatórias incluirão a análise de textos filosóficos clássicos e modernos, além de recursos audiovisuais que desmistifiquem a filosofia, tornando-a acessível e relevante.
Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos terão como tarefa inicial explorar, em casa, os materiais selecionados (leituras e vídeos) sobre filosofia. A sala de aula será o espaço para a elaboração dos ensaios, discussões e trocas de ideias. Esta abordagem promove a autonomia do aluno em seu processo de aprendizagem, estimulando-o a ser o protagonista. A discussão em grupo será guiada por questões norteadoras, visando à profundidade da reflexão e ao respeito pelas diversas perspectivas.
A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos dedicarão tempo para finalizar a leitura dos textos e iniciar a escrita dos ensaios. A segunda aula será reservada para o compartilhamento dos ensaios no fórum da classe e a discussão em grupo.
A avaliação será baseada tanto no processo de escrita dos ensaios quanto na participação nas discussões em grupo. Os critérios incluirão a capacidade de reflexão crítica, a conexão entre teoria e vida pessoal, a clareza e coesão do texto, além da contribuição construtiva para as discussões em classe. Exemplos específicos de sucesso podem incluir ensaios que demonstrem profundidade de análise e perspectivas únicas, bem como participações em discussões que ajudem a ampliar a compreensão coletiva dos temas abordados.
A atividade requer materiais como textos filosóficos selecionados, vídeos educativos sobre os temas tratados, fórum online para compartilhamento dos ensaios e debate, além de acesso a bibliotecas ou recursos digitais para pesquisa adicional. Ferramentas de escrita, papel ou dispositivos eletrônicos para a composição dos ensaios, assim como um ambiente de sala de aula que favoreça a discussão e reflexão coletiva, são essenciais.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula