O Filósofo em Mim

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Filosofia
Temática: Reflexão Filosófica e Vida Cotidiana

A atividade 'O Filósofo em Mim' consiste em um processo reflexivo e de escrita onde os alunos do 1º ano do Ensino Médio são convidados a se aprofundar nas ideias de grandes filósofos e, posteriormente, relacioná-las com suas experiências e visões de mundo pessoais. Após uma preparação inicial com materiais diversificados, como leituras e vídeos sobre figuras centrais da filosofia e suas principais questões, os estudantes serão desafiados a elaborar breves ensaios pessoais. Estes textos devem explorar como as reflexões filosóficas estudadas se aplicam ou dialogam com suas vivências, buscando desenvolver uma conexão íntima entre o saber filosófico e o cotidiano. O trabalho culmina com o compartilhamento dos ensaios em um fórum da classe, onde serão lidos e discutidos, incentivando a troca de perspectivas e a construção de um espaço coletivo de reflexão crítica e empática.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade 'O Filósofo em Mim' visa fomentar nos alunos a capacidade de reflexão crítica sobre as grandes questões filosóficas e a habilidade de relacionar tais questões com as experiências do dia a dia. Pretende-se desenvolver no estudante uma postura indagativa e reflexiva, preparando-o para pensar filosoficamente sobre sua própria vida, reconhecendo a relevância do pensamento filosófico no mundo contemporâneo. Através dessa atividade, os estudantes serão incentivados a desenvolver uma visão crítica sobre suas percepções, estimulando o pensamento autônomo e a capacidade de articular suas ideias e sentimentos de maneira profunda e coesa.

  • Desenvolver habilidades de reflexão crítica e pensamento filosófico.
  • Estimular a conexão entre teoria filosófica e experiências pessoais.
  • Promover habilidades de escrita reflexiva e argumentativa.
  • Incentivar a troca de perspectivas e o debate construtivo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange uma introdução às principais figuras e conceitos da filosofia, explorando temas como existencialismo, ética, lógica, epistemologia, entre outros. Essa abordagem diversificada permite aos alunos uma ampla base de conhecimento para identificar e analisar como essas teorias se manifestam ou influenciam suas vidas pessoais. As sessões preparatórias incluirão a análise de textos filosóficos clássicos e modernos, além de recursos audiovisuais que desmistifiquem a filosofia, tornando-a acessível e relevante.

  • Introdução à Filosofia: principais filósofos e correntes.
  • Ética e Moral: a vida prática e as questões de certo e errado.
  • Existencialismo e vida cotidiana: liberdade, escolha e responsabilidade.
  • Filosofia política: o indivíduo e a sociedade.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos terão como tarefa inicial explorar, em casa, os materiais selecionados (leituras e vídeos) sobre filosofia. A sala de aula será o espaço para a elaboração dos ensaios, discussões e trocas de ideias. Esta abordagem promove a autonomia do aluno em seu processo de aprendizagem, estimulando-o a ser o protagonista. A discussão em grupo será guiada por questões norteadoras, visando à profundidade da reflexão e ao respeito pelas diversas perspectivas.

  • Preparação prévia com leituras e vídeos temáticos.
  • Escrita de ensaios pessoais em sala.
  • Compartilhamento dos ensaios no fórum da classe.
  • Discussão em grupo baseada nos ensaios.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos dedicarão tempo para finalizar a leitura dos textos e iniciar a escrita dos ensaios. A segunda aula será reservada para o compartilhamento dos ensaios no fórum da classe e a discussão em grupo.

  • Aula 1: Conclusão das leituras e início da escrita dos ensaios.
  • Aula 2: Compartilhamento e discussão dos ensaios.

Avaliação

A avaliação será baseada tanto no processo de escrita dos ensaios quanto na participação nas discussões em grupo. Os critérios incluirão a capacidade de reflexão crítica, a conexão entre teoria e vida pessoal, a clareza e coesão do texto, além da contribuição construtiva para as discussões em classe. Exemplos específicos de sucesso podem incluir ensaios que demonstrem profundidade de análise e perspectivas únicas, bem como participações em discussões que ajudem a ampliar a compreensão coletiva dos temas abordados.

Materiais e ferramentas:

A atividade requer materiais como textos filosóficos selecionados, vídeos educativos sobre os temas tratados, fórum online para compartilhamento dos ensaios e debate, além de acesso a bibliotecas ou recursos digitais para pesquisa adicional. Ferramentas de escrita, papel ou dispositivos eletrônicos para a composição dos ensaios, assim como um ambiente de sala de aula que favoreça a discussão e reflexão coletiva, são essenciais.

  • Textos filosóficos e artigos
  • Vídeos educativos
  • Fórum online ou plataforma de discussão digital
  • Ferramentas de escrita (papel, canetas, laptops)

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