O Grande Duelo: Água x Fogo

Desenvolvida por: Tiele … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Filosofia
Temática: Filosofia Pré-Socrática

Esta atividade, planejada para alunos do 1º ano do Ensino Médio, é intitulada 'O Grande Duelo: Água x Fogo', baseada na aprendizagem ativa e no uso de jogos como ferramenta pedagógica. Os estudantes serão divididos em dois grandes grupos, cada um representando um dos elementos fundamentais para pensadores pré-socráticos: água, representando Tales, e fogo, representando Heráclito. Cada equipe terá o desafio de conquistar territórios num tabuleiro que simboliza o cosmos, através de jogadas estratégicas e da apresentação de argumentos realísticos ou criativos que fundamentem a primazia de seu elemento como princípio de tudo quanto existe. Essa dinâmica visa não apenas introduzir os alunos na fascinante visão de mundo dos filósofos pré-socráticos, mas também desenvolver habilidades críticas de argumentação, negociação e trabalho em equipe, à medida que exploram conceitos fundamentais e formam uma compreensão sólida sobre os debates filosóficos que formam a base do pensamento ocidental.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover um entendimento profundo sobre as teorias dos pré-socráticos, em particular de Tales e Heráclito, utilizando uma abordagem inovadora que envolve a aplicação prática do conhecimento em um contexto lúdico. Os estudantes terão a chance de desenvolver habilidades de argumentação, compreensão leitora e expressão oral, enquanto trabalham em equipe para defender suas posições. Além disso, a atividade busca fomentar o pensamento crítico e a habilidade de negociação, importantes tanto no contexto acadêmico quanto no pessoal e profissional. Espera-se que, ao final, os alunos sejam capazes de compreender e explicar as teorias pré-socráticas sobre os elementos primordiais e sua importância no desenvolvimento do pensamento filosófico.

  • Compreender as teorias de Tales e Heráclito sobre os elementos primordiais da natureza.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e expressão oral.
  • Promover o trabalho em equipe e a capacidade de negociação.
  • Estimular o pensamento crítico e a análise filosófica.
  • Aplicar conhecimentos sobre os pré-socráticos em um contexto lúdico e participativo.

Conteúdo Programático

A proposta programática da atividade envolve a exploração das visões de mundo de Tales de Mileto e Heráclito, dois expoentes do pensamento pré-socrático. Tales é reconhecido por sua teoria que posiciona a água como elemento primordial de tudo que existe, enquanto Heráclito destaca o fogo como princípio de mudança e permanência no cosmos. A discussão e a prática lúdica proposta permitirão aos alunos não apenas conhecer, mas vivenciar e debater essas teorias, abordando a importância desses filósofos para a constituição da filosofia como campo do saber. Além disso, a dinâmica permitirá a aplicação de conceitos chave como argumentação, dialética e cosmovisão, essenciais no estudo da filosofia.

  • A água como princípio segundo Tales.
  • O fogo e a mudança perene para Heráclito.
  • Conceitos de argumentação e dialética.
  • A importância dos pré-socráticos na história da filosofia.
  • O trabalho em equipe e a construção de argumentos.

Metodologia

O jogo O Grande Duelo: Água x Fogo é centrado na Aprendizagem Baseada em Jogos para envolver os alunos em um processo ativo de conhecimento. Através de um desafio temático, os estudantes são motivados a consolidar e aplicar seus conhecimentos sobre as teorias pré-socráticas de forma interativa e colaborativa. Grupos representando água e fogo disputarão territórios num tabuleiro que simboliza o cosmos, e a cada conquista, serão convidados a apresentar argumentos filosóficos solidamente fundamentados ou inventivamente criados para justificar suas vitórias. Esta metodologia favorece a autonomia dos estudantes na aprendizagem e promove uma atmosfera de engajamento e cooperação, essenciais para o processo educativo.

  • Divisão dos alunos em equipes.
  • Exploração de teorias pré-socráticas como base do jogo.
  • Desenvolvimento de estratégias de jogo e argumentação.
  • Utilização do tabuleiro temático para simular o cosmos.
  • Apresentação e defesa de argumentos pela conquista de territórios.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 100 minutos. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema e a divisão das equipes, seguida de uma explicação detalhada das regras do jogo. A segunda aula será inteiramente dedicada à execução do jogo, permitindo que cada equipe aplique suas estratégias e conhecimentos na prática, culminando na apresentação dos argumentos e na reflexão sobre as experiências vivenciadas.

  • Aula 1: Introdução ao tema e preparação para o jogo.
  • Aula 2: Execução do jogo e apresentação dos argumentos.

Avaliação

A avaliação da atividade será processual e considerará diversos aspectos: o engajamento dos estudantes com o tema e o jogo, a capacidade de trabalhar em equipe, a qualidade dos argumentos apresentados para justificar as conquistas de territórios e a profundidade de compreensão das teorias pré-socráticas de Tales e Heráclito. Será dada especial atenção à criatividade, à clareza expressiva e à fundamentação teórica dos argumentos. Também será avaliada a participação dos estudantes nas discussões e reflexões propostas ao final do jogo. A ideia é que os alunos não apenas reproduzam conhecimento, mas demonstrem capacidade de aplicação, análise crítica e desenvolvimento de pensamento próprio.

Materiais e ferramentas:

Para a realização do jogo O Grande Duelo: Água x Fogo, serão necessários: um tabuleiro temático criado especificamente para essa atividade, peças de jogo para representar as equipes de água e fogo, cartões de perguntas baseadas nas teorias de Tales e Heráclito para guiar os desafios e argumentações, além de material de apoio didático para consulta, incluindo textos e vídeos sobre os pré-socráticos. Aprovendoite também ferramentas digitais e recursos multimídia para enriquecer a experiência, além de espaço adequado para acomodar os grupos e facilitar a interação entre todos.

  • Tabuleiro temático do jogo.
  • Peças de jogo e cartões de perguntas.
  • Materiais de apoio sobre os pré-socráticos.
  • Recursos multimídia para contextualização.
  • Espaço físico adequado para a atividade.

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