Esta atividade busca proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma compreensão mais profunda de como conceitos filosóficos essenciais como justiça, liberdade e felicidade foram entendidos e debatidos ao longo da história. Utilizando a metodologia ativa da Roda de Debate, juntamente com a abordagem da Sala de Aula Invertida, os estudantes terão a oportunidade de explorar, discutir e conectar esses conceitos entre o passado e o presente. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos e a cada um será atribuído um conceito específico para explorar. Eles receberão uma lista de leituras e vídeos selecionados para estudar em casa, abrangendo diferentes períodos históricos e contextos culturais. Em seguida, na sala de aula, os grupos compartilharão suas descobertas e perspectivas através de Rodas de Debate, estimulando não apenas a compreensão crítica desses conceitos, mas também a habilidade de argumentação, escuta ativa e síntese de informações. Este formato permitirá que os alunos comparem e contraponham as variações nos entendimentos dos conceitos ao longo do tempo, promovendo um aprendizado ativo e engajado.
O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos na análise crítica de conceitos filosóficos-chave e na compreensão de seu desenvolvimento ao longo da história. Os alunos aprimorarão suas habilidades de pesquisa, análise crítica, síntese de informações e argumentação ao explorar as diferentes maneiras pelas quais esses conceitos foram interpretados em diversos contextos históricos e culturais. Além disso, a atividade promoverá o desenvolvimento de habilidades sociais importantes, como escuta ativa, respeito por diferentes pontos de vista e capacidade de debater de maneira construtiva.
O conteúdo programático desta atividade abrange conceitos filosóficos fundamentais como justiça, liberdade e felicidade, explorados através de uma perspectiva histórica. Os alunos serão expostos a diferentes interpretações e debates que circundam estes conceitos em várias épocas, desde a Antiguidade até a contemporaneidade, fornecendo uma base sólida para compreender a evolução do pensamento filosófico e seu impacto na sociedade.
A metodologia adotada para esta atividade consistirá em uma abordagem de Sala de Aula Invertida, onde os alunos realizarão a preparação inicial em casa, através do estudo de materiais fornecidos, seguido de Rodas de Debate em sala. Esta abordagem permite que os alunos se engajem ativamente no aprendizado, trazendo suas descobertas e reflexões para discussões em grupo, incentivando a participação ativa e o compartilhamento de ideias. Através desta metodologia dinâmica, espera-se promover um ambiente de aprendizado colaborativo e reflexivo.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os grupos farão suas apresentações baseadas nas pesquisas realizadas em casa. A segunda aula será dedicada às Rodas de Debate, onde cada grupo discutirá suas descobertas e comparará os conceitos explorados.
A avaliação da atividade será realizada considerando a profundidade da análise crítica apresentada pelos alunos, a habilidade de argumentação durante os debates, a relevância e a diversidade das fontes pesquisadas e a qualidade da síntese de informações. Será atribuída uma pontuação a cada grupo baseada nestes critérios, além da participação individual nos debates. Além disso, os alunos serão incentivados a refletir sobre o processo de aprendizado e a autoavaliar sua contribuição para os debates. Exemplos de como essa avaliação pode ser aplicada incluem a análise de um texto escrito pós-debate, refletindo sobre os argumentos apresentados e a compreensão dos conceitos discutidos.
Para a realização desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa de materiais, projetor e sistema de som para as apresentações em sala de aula, e materiais para anotação. Uma lista de leituras e vídeos será fornecida pelo professor, incluindo fontes primárias e secundárias que abrangem diferentes períodos históricos e perspectivas sobre os conceitos estudados. Também serão sugeridas ferramentas online de colaboração para facilitar o trabalho em grupo fora da sala de aula.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula