O Poder da Palavra: Debates Épicos

Desenvolvida por: Edison… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas
Temática: Filosofia

Esta atividade pedagógica, intitulada 'O Poder da Palavra: Debates Épicos', se propõe a ser uma jornada através do pensamento de grandes filósofos ao longo da história sobre temas fundamentais como 'O que é Justiça?', 'A Existência de Deus' ou 'Liberdade vs. Determinismo'. Através da metodologia de Roda de Debate, os alunos serão estimulados a pesquisar, analisar e representar as ideias de diferentes escolas filosóficas ou pensadores, contribuindo para uma aprofundada compreensão de diversas perspectivas históricas e culturais. Esta atividade notável facilitará não somente o desenvolvimento intelectual dos estudantes ao fomentar a habilidade de argumentação sólida e embasada mas também promoverá um profundo respeito pelas diversas visões de mundo. O uso de metodologias ativas, incluindo Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Projetos, preca para moldar uma experiência de aprendizado dinâmica e interativa, onde o conhecimento é construído de maneira coletiva e crítica.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos estudantes a oportunidade de explorar profundamente os pensamentos de importantes filósofos, entendendo melhor temas complexos e atemporais. Além disso, busca-se desenvolver competências críticas de argumentação, estimulando o diálogo respeitoso e fundamentado entre diferentes pontos de vista. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos possam compreender e explicar os princípios básicos das escolas filosóficas abordadas, assim como aplicar esses conhecimentos na análise de problemas contemporâneos, desenvolvendo assim um pensamento reflexivo, crítico e analítico.

  • Compreender as principais ideias de filósofos como Platão, Aristóteles, Kant e Nietzsche.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, síntese e exposição de ideias complexas.
  • Estimular a competência argumentativa e a defesa articulada de pontos de vista.
  • Fomentar o respeito pelas diferentes perspectivas históricas e culturais.
  • Aplicar o conhecimento filosófico adquirido em discussões sobre problemas atuais.

Conteúdo Programático

Este plano de aula cobrirá fundamentos das principais escolas filosóficas, explorando suas concepções sobre temas centrais como justiça, a existência de Deus, e a tensão entre liberdade e determinismo. Além disso, abordará a importância da construção de argumentos sólidos e o respeito pelas diversas opiniões, capacitando os alunos a engajarem em debates construtivos e significativos.

  • Introdução às grandes escolas filosóficas e pensadores.
  • Análise de conceitos fundamentais: Justiça, Deus, Liberdade e Determinismo.
  • Técnicas de argumentação e construção de discursos.
  • Aplicação de conhecimento filosófico em análises contemporâneas.

Metodologia

Iniciaremos com uma explanação sobre a dinâmica da Roda de Debate, seguindo-se pela Sala de Aula Invertida, onde os alunos terão de se preparar previamente para o debate. Posteriormente, será aplicada a Aprendizagem Baseada em Projetos, orientando os estudantes na pesquisa e construção de seus argumentos. A atividade culminará na Roda de Debate, um espaço para exposição, confronto e defesa das ideias de cada escola filosófica.

  • Apresentação e discussão inicial dos temas pelo professor.
  • Divisão dos alunos em grupos e atribuição dos filósofos/pensadores.
  • Período de pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Realização da Roda de Debate, com cada grupo apresentando seus argumentos e respondendo aos questionamentos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em aulas de 50 minutos, totalizando uma carga horária de 3 horas. Na primeira aula, ocorrerá a introdução aos temas e a divisão dos grupos. No intermédio, os alunos dedicarão tempo à pesquisa e preparação. Na aula final, realizaremos a Roda de Debate.

  • Aula 1: Introdução aos filósofos e temas do debate.
  • Aulas 2 e 3: Pesquisa e preparação dos argumentos pelos grupos.
  • Aula 4: Realização da Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação será multifacetada, levando em conta tanto a participação individual quanto o desempenho do grupo. Os critérios incluirão a profundidade e precisão da pesquisa realizada, a qualidade e coerência dos argumentos apresentados, a habilidade de responder a contra-argumentos de maneira construtiva e respeitosa, além da participação ativa durante todas as etapas da atividade. Será dada uma atenção especial à capacidade dos alunos de incorporar e aplicar os conhecimentos filosóficos abordados ao discutir problemas contemporâneos. Exemplos de atividades avaliativas incluem a apresentação de um resumo escrito dos argumentos do grupo, a participação na Roda de Debate, e uma reflexão individual sobre o aprendizado obtido.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluirão materiais didáticos sobre as escolas filosóficas e seus principais pensadores, acesso a bibliotecas físicas e digitais para pesquisa, além de tecnologia de apoio para a apresentação dos debates. Também será providenciado um guia para a preparação e condução de debates construtivos, incentivando uma participação fundamentada e respeitosa.

  • Textos e vídeos introdutórios sobre os filósofos e escolas filosóficas selecionadas.
  • Acesso a bibliotecas e bancos de dados online para pesquisa.
  • Guia prático para construção de argumentos e condução de debates.
  • Tecnologia de apoio para apresentações (projetor, som, etc.).

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