Esta atividade pedagógica, intitulada 'O Poder da Palavra: Debates Épicos', se propõe a ser uma jornada através do pensamento de grandes filósofos ao longo da história sobre temas fundamentais como 'O que é Justiça?', 'A Existência de Deus' ou 'Liberdade vs. Determinismo'. Através da metodologia de Roda de Debate, os alunos serão estimulados a pesquisar, analisar e representar as ideias de diferentes escolas filosóficas ou pensadores, contribuindo para uma aprofundada compreensão de diversas perspectivas históricas e culturais. Esta atividade notável facilitará não somente o desenvolvimento intelectual dos estudantes ao fomentar a habilidade de argumentação sólida e embasada mas também promoverá um profundo respeito pelas diversas visões de mundo. O uso de metodologias ativas, incluindo Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Projetos, preca para moldar uma experiência de aprendizado dinâmica e interativa, onde o conhecimento é construído de maneira coletiva e crítica.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos estudantes a oportunidade de explorar profundamente os pensamentos de importantes filósofos, entendendo melhor temas complexos e atemporais. Além disso, busca-se desenvolver competências críticas de argumentação, estimulando o diálogo respeitoso e fundamentado entre diferentes pontos de vista. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos possam compreender e explicar os princípios básicos das escolas filosóficas abordadas, assim como aplicar esses conhecimentos na análise de problemas contemporâneos, desenvolvendo assim um pensamento reflexivo, crítico e analítico.
Este plano de aula cobrirá fundamentos das principais escolas filosóficas, explorando suas concepções sobre temas centrais como justiça, a existência de Deus, e a tensão entre liberdade e determinismo. Além disso, abordará a importância da construção de argumentos sólidos e o respeito pelas diversas opiniões, capacitando os alunos a engajarem em debates construtivos e significativos.
Iniciaremos com uma explanação sobre a dinâmica da Roda de Debate, seguindo-se pela Sala de Aula Invertida, onde os alunos terão de se preparar previamente para o debate. Posteriormente, será aplicada a Aprendizagem Baseada em Projetos, orientando os estudantes na pesquisa e construção de seus argumentos. A atividade culminará na Roda de Debate, um espaço para exposição, confronto e defesa das ideias de cada escola filosófica.
A atividade será dividida em aulas de 50 minutos, totalizando uma carga horária de 3 horas. Na primeira aula, ocorrerá a introdução aos temas e a divisão dos grupos. No intermédio, os alunos dedicarão tempo à pesquisa e preparação. Na aula final, realizaremos a Roda de Debate.
A avaliação será multifacetada, levando em conta tanto a participação individual quanto o desempenho do grupo. Os critérios incluirão a profundidade e precisão da pesquisa realizada, a qualidade e coerência dos argumentos apresentados, a habilidade de responder a contra-argumentos de maneira construtiva e respeitosa, além da participação ativa durante todas as etapas da atividade. Será dada uma atenção especial à capacidade dos alunos de incorporar e aplicar os conhecimentos filosóficos abordados ao discutir problemas contemporâneos. Exemplos de atividades avaliativas incluem a apresentação de um resumo escrito dos argumentos do grupo, a participação na Roda de Debate, e uma reflexão individual sobre o aprendizado obtido.
Os recursos incluirão materiais didáticos sobre as escolas filosóficas e seus principais pensadores, acesso a bibliotecas físicas e digitais para pesquisa, além de tecnologia de apoio para a apresentação dos debates. Também será providenciado um guia para a preparação e condução de debates construtivos, incentivando uma participação fundamentada e respeitosa.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula