Tech & Sociedade: Um Diálogo Crítico

Desenvolvida por: Ismael… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Impacto das Tecnologias nas Sociedades Contemporâneas

Esta atividade propõe uma imersão crítica no papel que as tecnologias desempenham nas relações de trabalho e na perpetuação ou superação das desigualdades sociais. Os alunos, após um período de preparação com a análise de textos e vídeos, entrarão em uma 'Arena de Ideias', onde defenderão diferentes pontos de vista sobre a temática. Cada grupo adotará uma posição específica, argumentando baseado em evidências e conceitos previamente estudados. Este debate visa promover um entendimento aprofundado sobre como as inovações tecnológicas influenciam a sociedade, tanto positiva quanto negativamente, e explorar formas pelas quais a tecnologia pode ser direcionada para promover equidade e direitos humanos. A atividade será pautada na metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', incentivando os alunos a tomarem um papel ativo em seu processo de aprendizagem, consolidando o pensamento crítico e a capacidade de argumentação.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos um entendimento crítico sobre como as tecnologias afetam as relações de trabalho e contribuem para as desigualdades sociais. Pretende-se que, ao final, os alunos sejam capazes de analisar os impactos das transformações tecnológicas de uma forma multifacetada, considerando tanto seus benefícios quanto seus perigos. Outro ponto chave é o desenvolvimento da habilidade de argumentação baseada em evidências e do pensamento crítico, fundamentais para a atuação cidadã consciente. Além disso, espera-se que os discentes reflitam sobre o papel das tecnologias como ferramentas potenciais na superação de desigualdades e na promoção de direitos humanos.

  • Compreender os impactos das tecnologias nas sociedades contemporâneas, com foco nas relações de trabalho e nas desigualdades sociais.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate, utilizando evidências e conceitos estudados.
  • Promover o pensamento crítico sobre as potencialidades das tecnologias como agentes de mudança social e promoção de direitos humanos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS402: Analisar e comparar indicadores de emprego, trabalho e renda em diferentes espaços, escalas e tempos, associando-os a processos de estratificação e desigualdade socioeconômica.
  • EM13CHS403: Caracterizar e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará a evolução tecnológica e seu impacto nas dinâmicas sociais e econômicas, como a transformação do mercado de trabalho, o surgimento de novas profissões e a obsolescência de outras, além das questões de acessibilidade tecnológica e a ampliação das desigualdades sociais. A análise crítica de casos reais e teorias sobre a sociedade da informação complementará a base teórica para o debate.

  • História das tecnologias e sociedade
  • Transformações no mercado de trabalho impulsionadas pela tecnologia
  • Tecnologia, acessibilidade e desigualdades sociais
  • O papel das tecnologias na promoção dos Direitos Humanos

Metodologia

Adotando a metodologia de Sala de Aula Invertida, os alunos realizarão leituras e assistirão a vídeos selecionados antes das aulas. Em sala, serão divididos em grupos, cada um representando um ponto de vista diferente sobre o impacto das tecnologias. Serão orientados a utilizar as informações adquiridas para formar seus argumentos, os quais serão apresentados e debatidos na 'Arena de Ideias'. A interação entre os diferentes grupos buscará promover uma compreensão ampla e multifacetada do tema.

  • Preparação prévia com materiais selecionados sobre o tema
  • Formação de grupos e atribuição de pontos de vista para argumentação
  • Debate na 'Arena de Ideias' com a defesa e a contestação dos argumentos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em um total de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos.

  • Aula 1: Apresentação do projeto, formação dos grupos e inicio da preparação dos argumentos.
  • Aula 2: 'Arena de Ideias' - realização do debate entre os grupos.

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade dos argumentos apresentados, na capacidade de utilizar as informações dos materiais de estudo na formação da argumentação, e na habilidade de responder e contra-argumentar durante o debate. Será considerada também a participação individual dentro do grupo e no debate geral. O uso de exemplos pertinentes, a clareza da expressão e a capacidade de compreender os pontos de vista alheios serão critérios adicionais. A avaliação buscará reconhecer o esforço de pesquisa, a capacidade de síntese e a habilidade de colaboração entre os participantes.

Materiais e ferramentas:

Os materiais incluirão artigos, vídeos explicativos e estudos de caso sobre o tema. Ferramentas digitais como fóruns de discussão e plataformas de vídeo serão usadas para a preparação prévia e para o debate. Os recursos visarão fornecer uma base sólida de conhecimento e estímulo para a crítica e reflexão.

  • Seleção de artigos e vídeos temáticos
  • Plataformas digitais para fóruns de discussão
  • Material de apoio para o desenvolvimento dos argumentos

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