Esta atividade propõe uma imersão crítica no papel que as tecnologias desempenham nas relações de trabalho e na perpetuação ou superação das desigualdades sociais. Os alunos, após um período de preparação com a análise de textos e vídeos, entrarão em uma 'Arena de Ideias', onde defenderão diferentes pontos de vista sobre a temática. Cada grupo adotará uma posição específica, argumentando baseado em evidências e conceitos previamente estudados. Este debate visa promover um entendimento aprofundado sobre como as inovações tecnológicas influenciam a sociedade, tanto positiva quanto negativamente, e explorar formas pelas quais a tecnologia pode ser direcionada para promover equidade e direitos humanos. A atividade será pautada na metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', incentivando os alunos a tomarem um papel ativo em seu processo de aprendizagem, consolidando o pensamento crítico e a capacidade de argumentação.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos um entendimento crítico sobre como as tecnologias afetam as relações de trabalho e contribuem para as desigualdades sociais. Pretende-se que, ao final, os alunos sejam capazes de analisar os impactos das transformações tecnológicas de uma forma multifacetada, considerando tanto seus benefícios quanto seus perigos. Outro ponto chave é o desenvolvimento da habilidade de argumentação baseada em evidências e do pensamento crítico, fundamentais para a atuação cidadã consciente. Além disso, espera-se que os discentes reflitam sobre o papel das tecnologias como ferramentas potenciais na superação de desigualdades e na promoção de direitos humanos.
O conteúdo programático abordará a evolução tecnológica e seu impacto nas dinâmicas sociais e econômicas, como a transformação do mercado de trabalho, o surgimento de novas profissões e a obsolescência de outras, além das questões de acessibilidade tecnológica e a ampliação das desigualdades sociais. A análise crítica de casos reais e teorias sobre a sociedade da informação complementará a base teórica para o debate.
Adotando a metodologia de Sala de Aula Invertida, os alunos realizarão leituras e assistirão a vídeos selecionados antes das aulas. Em sala, serão divididos em grupos, cada um representando um ponto de vista diferente sobre o impacto das tecnologias. Serão orientados a utilizar as informações adquiridas para formar seus argumentos, os quais serão apresentados e debatidos na 'Arena de Ideias'. A interação entre os diferentes grupos buscará promover uma compreensão ampla e multifacetada do tema.
A atividade será executada em um total de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos.
A avaliação será baseada na qualidade dos argumentos apresentados, na capacidade de utilizar as informações dos materiais de estudo na formação da argumentação, e na habilidade de responder e contra-argumentar durante o debate. Será considerada também a participação individual dentro do grupo e no debate geral. O uso de exemplos pertinentes, a clareza da expressão e a capacidade de compreender os pontos de vista alheios serão critérios adicionais. A avaliação buscará reconhecer o esforço de pesquisa, a capacidade de síntese e a habilidade de colaboração entre os participantes.
Os materiais incluirão artigos, vídeos explicativos e estudos de caso sobre o tema. Ferramentas digitais como fóruns de discussão e plataformas de vídeo serão usadas para a preparação prévia e para o debate. Os recursos visarão fornecer uma base sólida de conhecimento e estímulo para a crítica e reflexão.
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