A Grande Jornada dos Filósofos

Desenvolvida por: Bruno … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Filosofia]
Temática: [Evolução do Pensamento Filosófico Antigo]

Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de explorar a transição do pensamento filosófico antigo durante a mudança das sociedades nômades para sedentárias. Eles trabalharão em equipes para pesquisar um filósofo pré-socrático, investigando suas contribuições para a compreensão do mundo natural e cultural. A atividade integrará a análise crítica de dicotomias, como cultura e natureza e civilizados e bárbaros. Utilizando um mapa interativo, as equipes contextualizarão as ideias do filósofo escolhido, discutindo suas influências e criticando as ambiguidades das oposições dicotômicas presentes neste período. A atividade busca desenvolver a compreensão dos alunos sobre a evolução histórica do pensamento humano, sua relação com eventos históricos e a forma como interações sociais moldaram ideais filosóficos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam expandir a compreensão dos alunos sobre a evolução do pensamento filosófico em contextos históricos e culturais distintos. Ao pesquisar filósofos pré-socráticos, os estudantes exercitarão habilidades de análise crítica e contextualização, identificando a influência daquele pensamento nas sociedades passadas e contemporâneas. A atividade busca estimular o pensamento crítico, a habilidade de pesquisa e a argumentação, utilizando como base as características filosóficas de diferentes períodos históricos.

  • Explorar a contribuição de filósofos pré-socráticos para o entendimento do mundo natural e cultural.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica e contextualização de ideias filosóficas.
  • Criticar dicotomias culturais e sociais através da história.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
  • EM13CHS105: Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está focado na análise dos principais filósofos pré-socráticos, suas ideias e o impacto dessas ideias nas visões de mundo das sociedades antigas. Os alunos estudarão como essas filosofias contribuíram para a transformação das sociedades nômades em sedentárias, refletindo sobre como essas ideias se manifestavam em práticas culturais e sociais. Além disso, serão abordadas as dicotomias e ambiguidades das transições culturais e naturais evidentes nesse período.

  • Estudo dos principais filósofos pré-socráticos.
  • Impacto das ideias filosóficas sobre sociedades nômades e sedentárias.
  • Dicotomias culturais e suas ambiguidades.

Metodologia

A metodologia baseia-se no aprendizado ativo, mediante o qual os alunos são incentivados a investigar e apresentar suas descobertas. Ao trabalhar em equipes, eles desenvolverão habilidades de comunicação e colaboração, essenciais para o sucesso acadêmico e pessoal. Outras estratégias incluem debates e discussões orientadas pelo professor, utilizando recursos tecnológicos como mapas interativos para visualização e contextualização das descobertas filosóficas.

  • Trabalho colaborativo em equipes de pesquisa.
  • Discussões e debates orientados pelo professor.
  • Uso de mapas interativos para contextualização das ideias.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade está dividido em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão divididos em equipes e introduzidos à tarefa de pesquisa. Já na segunda aula, as equipes apresentarão suas descobertas, discutindo e debatendo suas interpretações e análises das ideias dos filósofos escolhidos.

  • Aula 1: Introdução e distribuição das equipes para pesquisa.
  • Aula 2: Apresentação das pesquisas e discussões em grupo.

Avaliação

A avaliação será dividida em duas partes: a primeira focará na pesquisa e na profundidade do material apresentado por cada equipe. Serão avaliadas a clareza, a precisão e a capacidade de contextualizar as ideias dos filósofos antigos mencionados. A segunda parte envolverá a participação nas discussões e a habilidade dos alunos em criticar e integrar conhecimentos de forma colaborativa. Exemplos de critérios de avaliação incluem: originalidade na apresentação, pertinência dos argumentos expostos e participação ativa e construtiva durante as discussões.

Materiais e ferramentas:

Os recursos a serem utilizados englobam uma combinação de ferramentas tecnológicas e materiais tradicionais para enriquecer a experiência de aprendizado. O uso de mapas interativos permitirá aos alunos visualizar relações geográficas e históricas, enquanto os textos e fontes digitais fornecem conteúdos ricos para pesquisa. Ferramentas como slides e quadros interativos facilitarão a apresentação e discussão dos resultados da pesquisa.

  • Mapas interativos.
  • Textos e fontes de pesquisa digital.
  • Ferramentas para apresentação (slides, quadros interativos).

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