Construindo e Desconstruindo: O Jogo das Falácias

Desenvolvida por: Sineon… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Filosofia
Temática: Falácias Lógicas

A atividade 'Construindo e Desconstruindo: O Jogo das Falácias' é projetada para envolver alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma experiência educativa dinâmica focada no estudo de falácias lógicas. Cada participante receberá cartas que definem e descrevem variados tipos de falácias. De maneira inicial e individual, os alunos são desafiados a criar narrativas ou diálogos que ilustrem a aplicação prática da falácia presente em suas respectivas cartas. Posteriormente, em duplas, os alunos se engajarão na troca de suas criações, cabendo a cada um identificar a falácia utilizada pelo parceiro. Este momento fomenta a discussão crítica e a análise detalhada dos elementos que caracterizam cada falácia. Após a identificação e compartilhamento das falácias, o próximo passo consiste em uma reflexão coletiva sobre como revisar e aprimorar esses argumentos, tornando-os válidos e lógicos. Este processo não apenas facilita o reconhecimento e entendimento das estruturas lógicas falaciosas, mas também promove a habilidade de criar argumentações consistentes e bem fundamentadas. Além disso, pela interação e debate, estimula-se o desenvolvimento do pensamento crítico, habilidades de comunicação e a capacidade de argumentação.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal deste plano de aula é capacitar os estudantes na identificação, análise e revisão de falácias lógicas, através de um método interativo e engajador. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos tenham adquirido uma compreensão breve sobre as diferentes falácias, suas características e impactos no contexto de uma argumentação. A habilidade de reconhecer estruturas argumentativas falaciosas e a capacidade de argumentar de forma lógica e coerente são cruciais não apenas no âmbito acadêmico, mas também no cotidiano, onde a tomada de decisões pode ser fortemente influenciada pela argumentação. Esta atividade visa, portanto, desenvolver tais competências, preparando os alunos para uma participação mais ativa, crítica e consciente nas diversas esferas da vida social.

  • Identificar as diferentes falácias lógicas e suas características.
  • Analisar argumentos e discursos para reconhecer estruturas falaciosas.
  • Reformular argumentos falaciosos para torná-los válidos e lógicos.
  • Desenvolver habilidades de comunicação efetiva e debate construtivo.
  • Estimular o pensamento crítico e a análise reflexiva.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático envolverá uma exploração detalhada de diversas falácias lógicas, incluindo, mas não limitado a, o Ad Hominem, Apelo à Autoridade, Falso Dilema, Declive Escorregadio, e Falácia do Espantalho. Os alunos serão introduzidos a esses conceitos de forma prática e interativa, através da criação e análise de diálogos e histórias. Esta abordagem permite não apenas o entendimento teórico das falácias, mas também a aplicação e reconhecimento desses padrões em argumentações reais ou simuladas.

  • Definição e tipos de falácias lógicas
  • Identificação de falácias em argumentos e discursos
  • Técnicas de reformulação de argumentos falaciosos
  • Práticas de debate e argumentação sólida

Metodologia

A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos será aplicada nesta atividade. Inicialmente, será realizada uma breve exposição teórica sobre o que são falácias e seus tipos mais comuns. Em seguida, os alunos receberão cartas aleatórias com descrições de falácias específicas. Individualmente, criarão histórias ou diálogos exemplificando a falácia. Formando pares, compartilharão suas criações e tentarão identificar a falácia utilizada pelo outro. Por fim, discutirão formas de alterar os argumentos para torná-los válidos. Esta metodologia promove uma aprendizagem ativa, onde os alunos são os principais agentes do seu processo educativo, estimulando o engajamento, a interatividade e a capacidade de resolver problemas de forma colaborativa.

  • Exposição teórica inicial sobre falácias
  • Criação individual de histórias ou diálogos
  • Troca de criações entre pares e identificação de falácias
  • Discussão em grupo para revisão e aprimoramento de argumentos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, será apresentado o conceito de falácias e os alunos criarão suas histórias ou diálogos. Na segunda aula, ocorrerá a troca de criações entre os pares, a identificação das falácias e a discussão para reformulação dos argumentos.

  • Aula 1: Apresentação das falácias e criação das histórias/diálogos.
  • Aula 2: Troca entre pares, identificação das falácias e discussão.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade, incluindo a criação das histórias ou diálogos, a habilidade de identificar corretamente as falácias no trabalho do parceiro e a eficiência em reformular argumentos para torná-los válidos. Será considerada também a qualidade dos argumentos reformulados, avaliando o entendimento do aluno sobre estruturas argumentativas lógicas, além de sua capacidade de expressão e argumentação. O envolvimento no debate e na discussão em grupo será outro critério relevante, valorizando o desenvolvimento do pensamento crítico e da habilidade de comunicação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a realização desta atividade incluem cartas ou fichas com descrições das falácias, papel e caneta para os alunos criarem suas histórias ou diálogos, e um espaço adequado que permita a formação de pares e grupos de discussão. Além disso, será útil ter acesso a exemplos reais ou simulados de argumentos falaciosos, para ilustrar as falácias de forma concreta, e diretrizes claras para a reformulação de argumentos.

  • Cartas ou fichas com descrições de falácias
  • Papel e caneta
  • Espaço adequado para discussão em pares e grupos
  • Exemplos de falácias e diretrizes para reformulação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo