A atividade 'Construindo e Desconstruindo: O Jogo das Falácias' é projetada para envolver alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma experiência educativa dinâmica focada no estudo de falácias lógicas. Cada participante receberá cartas que definem e descrevem variados tipos de falácias. De maneira inicial e individual, os alunos são desafiados a criar narrativas ou diálogos que ilustrem a aplicação prática da falácia presente em suas respectivas cartas. Posteriormente, em duplas, os alunos se engajarão na troca de suas criações, cabendo a cada um identificar a falácia utilizada pelo parceiro. Este momento fomenta a discussão crítica e a análise detalhada dos elementos que caracterizam cada falácia. Após a identificação e compartilhamento das falácias, o próximo passo consiste em uma reflexão coletiva sobre como revisar e aprimorar esses argumentos, tornando-os válidos e lógicos. Este processo não apenas facilita o reconhecimento e entendimento das estruturas lógicas falaciosas, mas também promove a habilidade de criar argumentações consistentes e bem fundamentadas. Além disso, pela interação e debate, estimula-se o desenvolvimento do pensamento crítico, habilidades de comunicação e a capacidade de argumentação.
O objetivo principal deste plano de aula é capacitar os estudantes na identificação, análise e revisão de falácias lógicas, através de um método interativo e engajador. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos tenham adquirido uma compreensão breve sobre as diferentes falácias, suas características e impactos no contexto de uma argumentação. A habilidade de reconhecer estruturas argumentativas falaciosas e a capacidade de argumentar de forma lógica e coerente são cruciais não apenas no âmbito acadêmico, mas também no cotidiano, onde a tomada de decisões pode ser fortemente influenciada pela argumentação. Esta atividade visa, portanto, desenvolver tais competências, preparando os alunos para uma participação mais ativa, crítica e consciente nas diversas esferas da vida social.
O conteúdo programático envolverá uma exploração detalhada de diversas falácias lógicas, incluindo, mas não limitado a, o Ad Hominem, Apelo à Autoridade, Falso Dilema, Declive Escorregadio, e Falácia do Espantalho. Os alunos serão introduzidos a esses conceitos de forma prática e interativa, através da criação e análise de diálogos e histórias. Esta abordagem permite não apenas o entendimento teórico das falácias, mas também a aplicação e reconhecimento desses padrões em argumentações reais ou simuladas.
A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos será aplicada nesta atividade. Inicialmente, será realizada uma breve exposição teórica sobre o que são falácias e seus tipos mais comuns. Em seguida, os alunos receberão cartas aleatórias com descrições de falácias específicas. Individualmente, criarão histórias ou diálogos exemplificando a falácia. Formando pares, compartilharão suas criações e tentarão identificar a falácia utilizada pelo outro. Por fim, discutirão formas de alterar os argumentos para torná-los válidos. Esta metodologia promove uma aprendizagem ativa, onde os alunos são os principais agentes do seu processo educativo, estimulando o engajamento, a interatividade e a capacidade de resolver problemas de forma colaborativa.
A atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, será apresentado o conceito de falácias e os alunos criarão suas histórias ou diálogos. Na segunda aula, ocorrerá a troca de criações entre os pares, a identificação das falácias e a discussão para reformulação dos argumentos.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade, incluindo a criação das histórias ou diálogos, a habilidade de identificar corretamente as falácias no trabalho do parceiro e a eficiência em reformular argumentos para torná-los válidos. Será considerada também a qualidade dos argumentos reformulados, avaliando o entendimento do aluno sobre estruturas argumentativas lógicas, além de sua capacidade de expressão e argumentação. O envolvimento no debate e na discussão em grupo será outro critério relevante, valorizando o desenvolvimento do pensamento crítico e da habilidade de comunicação.
Os recursos para a realização desta atividade incluem cartas ou fichas com descrições das falácias, papel e caneta para os alunos criarem suas histórias ou diálogos, e um espaço adequado que permita a formação de pares e grupos de discussão. Além disso, será útil ter acesso a exemplos reais ou simulados de argumentos falaciosos, para ilustrar as falácias de forma concreta, e diretrizes claras para a reformulação de argumentos.
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