Culturas & Profissões: Um Encontro Histórico

Desenvolvida por: Welint… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História e Sociologia
Temática: A evolução das profissões e seu impacto na sociedade

A atividade proposta busca mergulhar os alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma viagem através do tempo e das culturas para explorar como diversas profissões surgiram, evoluíram e algumas se extinguiram, influenciadas pelas mudanças técnicas, tecnológicas e culturais. Através de uma dinâmica de roda de debate, os alunos serão divididos em grupos, onde cada um representará uma determinada época histórica ou sociedade específica. Eles investigarão e discutirão o impacto das transformações tecnológicas e culturais sobre o mundo do trabalho, refletindo sobre como essas mudanças moldaram as relações sociais e a estrutura da sociedade. Este exercício visa desenvolver uma compreensão mais aprofundada das relações entre trabalho, cultura e sociedade, promovendo a análise crítica das transformações no mundo laboral ao longo do tempo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é levar os alunos a compreender a interdependência entre a evolução das profissões e os desenvolvimentos técnicos e tecnológicos, dentro de contextos culturais e históricos variados. Pretende-se que os estudantes desenvolvam habilidades analíticas e críticas, permitindo-lhes avaliar como as mudanças na tecnologia e na estrutura social influenciaram a emergência de novas profissões e a obsolescência de outras. Além de adquirir conhecimentos sobre a evolução histórica do trabalho, os alunos serão incentivados a refletir sobre a importância das transformações laborais na formação das identidades sociais e culturais ao longo do tempo.

  • Compreender a evolução das profissões em diferentes contextos históricos e culturais.
  • Analisar o impacto das transformações técnicas e tecnológicas no surgimento e na extinção de profissões.
  • Desenvolver habilidades de debate e argumentação crítica.
  • Refletir sobre a importância do trabalho na construção das sociedades e culturas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS401: Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.
  • EM13CHS402: Analisar e comparar indicadores de emprego, trabalho e renda em diferentes espaços, escalas e tempos, associando-os a processos de estratificação e desigualdade socioeconômica.

Conteúdo Programático

Neste módulo, será explorado o conceito de trabalho e a sua evolução ao longo da história, destacando-se o surgimento, transformação e desaparecimento de profissões em resposta às mudanças tecnológicas, técnicas e sociais. Além disso, discutirá como essas mudanças laborais refletem as dinâmicas culturais e sociais das diferentes épocas e sociedades analisadas, propiciando uma discussão rica sobre a inter-relação entre trabalho, identidade social e desenvolvimento tecnológico.

  • Evolução do trabalho e impacto das transformações tecnológicas
  • Transição de profissões ao longo das eras e impacto cultural
  • A relação entre mudança social e emergência de novas profissões
  • Análise de casos de extinção de profissões e o contexto sociocultural

Metodologia

A metodologia ativa empregada será a Roda de Debate, propiciando um ambiente de aprendizagem colaborativo e participativo. Os alunos serão divididos em grupos, cada um representando uma era ou cultura específica, investigando previamente as profissões típicas desse contexto. Durante as rodadas de debate, cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas descobertas, argumentar suas posições e responder a questões levantadas por outros grupos ou pelo professor, promovendo uma troca rica de informações e perspectivas.

  • Divisão de grupos representando diferentes épocas ou culturas
  • Pesquisa prévia por parte dos alunos sobre profissões históricas
  • Roda de Debate com apresentações, argumentações e questionamentos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e divididos em grupos, iniciando suas pesquisas. A segunda aula será dedicada à roda de debates, onde cada grupo apresentará suas descobertas e participará ativamente das discussões.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início da pesquisa em grupo
  • Aula 2: Roda de debate e apresentação das conclusões dos grupos

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação dos alunos na roda de debates, na qualidade das informações e argumentos apresentados pelos grupos, e na capacidade de reflexão crítica demonstrada durante as discussões. Será valorizado o empenho na pesquisa prévia e a cooperação dentro dos grupos para a construção de uma apresentação coesa e informativa. Exemplos práticos de contribuições valiosas incluem a identificação de padrões na evolução de profissões em uma sociedade específica e a capacidade de relacionar as mudanças laborais com transformações sociais e culturais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet para a pesquisa prévia dos alunos, material para apresentação dos grupos (que pode incluir slides, cartazes ou recursos digitais), além de espaço apropriado para a realização da roda de debates. Incentiva-se o uso de fontes diversificadas de informação, incluindo artigos acadêmicos, documentários e entrevistas, para enriquecer o conteúdo apresentado pelos grupos.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Material para apresentação (slides, cartazes, recursos digitais)
  • Espaço físico adequado para a roda de debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo