A atividade proposta busca mergulhar os alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma viagem através do tempo e das culturas para explorar como diversas profissões surgiram, evoluíram e algumas se extinguiram, influenciadas pelas mudanças técnicas, tecnológicas e culturais. Através de uma dinâmica de roda de debate, os alunos serão divididos em grupos, onde cada um representará uma determinada época histórica ou sociedade específica. Eles investigarão e discutirão o impacto das transformações tecnológicas e culturais sobre o mundo do trabalho, refletindo sobre como essas mudanças moldaram as relações sociais e a estrutura da sociedade. Este exercício visa desenvolver uma compreensão mais aprofundada das relações entre trabalho, cultura e sociedade, promovendo a análise crítica das transformações no mundo laboral ao longo do tempo.
O objetivo desta atividade é levar os alunos a compreender a interdependência entre a evolução das profissões e os desenvolvimentos técnicos e tecnológicos, dentro de contextos culturais e históricos variados. Pretende-se que os estudantes desenvolvam habilidades analíticas e críticas, permitindo-lhes avaliar como as mudanças na tecnologia e na estrutura social influenciaram a emergência de novas profissões e a obsolescência de outras. Além de adquirir conhecimentos sobre a evolução histórica do trabalho, os alunos serão incentivados a refletir sobre a importância das transformações laborais na formação das identidades sociais e culturais ao longo do tempo.
Neste módulo, será explorado o conceito de trabalho e a sua evolução ao longo da história, destacando-se o surgimento, transformação e desaparecimento de profissões em resposta às mudanças tecnológicas, técnicas e sociais. Além disso, discutirá como essas mudanças laborais refletem as dinâmicas culturais e sociais das diferentes épocas e sociedades analisadas, propiciando uma discussão rica sobre a inter-relação entre trabalho, identidade social e desenvolvimento tecnológico.
A metodologia ativa empregada será a Roda de Debate, propiciando um ambiente de aprendizagem colaborativo e participativo. Os alunos serão divididos em grupos, cada um representando uma era ou cultura específica, investigando previamente as profissões típicas desse contexto. Durante as rodadas de debate, cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas descobertas, argumentar suas posições e responder a questões levantadas por outros grupos ou pelo professor, promovendo uma troca rica de informações e perspectivas.
A atividade será desenvolvida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e divididos em grupos, iniciando suas pesquisas. A segunda aula será dedicada à roda de debates, onde cada grupo apresentará suas descobertas e participará ativamente das discussões.
A avaliação da atividade será baseada na participação dos alunos na roda de debates, na qualidade das informações e argumentos apresentados pelos grupos, e na capacidade de reflexão crítica demonstrada durante as discussões. Será valorizado o empenho na pesquisa prévia e a cooperação dentro dos grupos para a construção de uma apresentação coesa e informativa. Exemplos práticos de contribuições valiosas incluem a identificação de padrões na evolução de profissões em uma sociedade específica e a capacidade de relacionar as mudanças laborais com transformações sociais e culturais.
Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet para a pesquisa prévia dos alunos, material para apresentação dos grupos (que pode incluir slides, cartazes ou recursos digitais), além de espaço apropriado para a realização da roda de debates. Incentiva-se o uso de fontes diversificadas de informação, incluindo artigos acadêmicos, documentários e entrevistas, para enriquecer o conteúdo apresentado pelos grupos.
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