Debate Filosófico: A Ética Ambiental Nosso Cotidiano

Desenvolvida por: Alex D… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Filosofia
Temática: Ética Ambiental e Pensamento Filosófico Contemporâneo

A atividade 'Debate Filosófico: A Ética Ambiental Nosso Cotidiano' foi desenvolvida para proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Médio um entendimento profundo sobre a ética ambiental através de um envolvente formato de debate. O objetivo central é promover um espaço onde os alunos possam explorar, discutir e defender ideias baseadas em conceitos filosóficos e evidências científicas. Como base, serão estudados textos dos principais pensadores ambientais, facilitando a construção de argumentos sólidos durante as sessões de debate. O desenvolvimento dessa atividade busca ampliar a capacidade crítica dos alunos, aprimorar suas habilidades de argumentação e promover um respeito genuíno pelos diferentes pontos de vista. Através da metodologia de Atividade Mão-na-massa, os alunos não apenas absorvem conhecimento, mas também o aplicam, tornando o aprendizado mais significativo. Esta abordagem visa fomentar nos alunos uma conscientização sobre os desafios ambientais contemporâneos e suas implicações éticas, oferecendo um cenário rico para o exercício da cidadania responsável e do pensamento ético.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizado desta atividade focam em desenvolver a capacidade dos alunos para pensar criticamente sobre questões ambientais, utilizando o raciocínio filosófico como ferramenta. Espera-se que os alunos aprendam a articular e defender seus pontos de vista, utilizando argumentos bem estruturados e embasados em teorias filosóficas e dados científicos. O exercício também visa amadurecer a capacidade dos alunos em ouvir, respeitar e considerar as perspectivas dos outros, promovendo assim um ambiente de respeito e aprendizado mútuo.

  • Promover o pensamento crítico sobre ética ambiental.
  • Desenvolver habilidades de argumentação filosófica.
  • Estimular o respeito e a consideração por diferentes perspectivas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS202: Debater questões contemporâneas identificando a dimensão ética das relações entre identidades, alteridades e valores em confronto e estabelecendo relações com a convivência social democrática.
  • EM13CHS301: Analisar práticas e discursos culturais em diferentes tempos e espaços, reconhecendo os fatores que reforçam a importância de cada cultura e a pluralidade cultural.
  • EM13CHS306: Valorizar e utilizar os conhecimentos históricos, geográficos, culturais, sociais e ambientais para viver e atuar no mundo do trabalho e no mundo civil de forma ética, consubstanciada e democrática, reconhecendo-se como um sujeito de direitos e deveres.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade aborda detalhadamente conceitos de ética ambiental, fornecendo uma visão crítica sobre a relação entre seres humanos e o meio ambiente. Os alunos explorarão diferentes teorias filosóficas que sustentam o debate ambiental moderno e serão incentivados a explorar intersecções entre ética, economia e desenvolvimento sustentável. Isso não apenas os prepara para debates informados, mas também conecta a teoria filosófica com questões ambientais práticas.

  • Conceitos de Ética Ambiental
  • Teorias Filosóficas Modernas sobre o Meio Ambiente
  • Interseção entre Ética, Economia e Sustentabilidade

Metodologia

A metodologia de Atividade Mão-na-massa será utilizada para garantir um aprendizado ativo, engajando os alunos na prática e na aplicação de conceitos teóricos. Os alunos serão divididos em grupos, cada qual responsável por estudar certo conjunto de textos e dados científicos para depois participar de debates estruturados. Esta abordagem hands-on permite vivenciar o aprendizado de forma prática, fortalecendo as habilidades analíticas e de comunicação dos alunos.

  • Divisão em grupos para estudo e preparo
  • Leitura de textos filosóficos e análise de dados científicos
  • Debates estruturados em sala de aula

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está planejado para maximizar o envolvimento ativo dos alunos ao longo de duas aulas, com atividades claramente definidas orientando o fluxo da atividade. A primeira aula será dedicada ao estudo de teorias filosóficas e análise de dados, enquanto a segunda será focada no debate e na troca de ideias.

  • Aula 1: Introdução e preparação do conteúdo - Estudo das teorias e dados
  • Aula 2: Realização do debate - Apresentação e argumentação dos grupos

Avaliação

A avaliação será baseada em múltiplos critérios para assegurar uma análise abrangente das capacidades dos alunos. Eles serão avaliados quanto à qualidade dos argumentos apresentados, habilidade em utilizar conceitos filosóficos e dados científicos de maneira coerente, e respeito durante as discussões. Exemplos práticos podem incluir a construção de argumentos bem estruturados, o uso de citações e referências corretas aos textos estudados, e a capacidade de refutar argumentos de maneira respeitosa e fundamentada. Também se espera que os alunos demonstrem respeito pelas opiniões dos colegas, o que será evidenciado por um comportamento atencioso e no uso de linguagem apropriada durante os debates.

Materiais e ferramentas:

Para o sucesso da atividade, serão necessários recursos variados que irão desde textos filosóficos até materiais audiovisuais. As ferramentas disponibilizadas visam suportar o aprendizado ativo e garantir o embasamento dos argumentos empregados durante o debate. É essencial que os alunos tenham acesso a materiais devidamente selecionados, que complementem suas pesquisas e análises de dados.

  • Textos filosóficos sobre ética ambiental
  • Artigos científicos e dados sobre questões ambientais contemporâneas
  • Equipamentos audiovisuais para apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo