Debate Filosófico: Direitos Humanos e a Sociedade Atual

Desenvolvida por: Edimar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas
Temática: Direitos Humanos, Desigualdade e Sociedade

Esta atividade pedagógica tem como objetivo engajar alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma discussão crítica e reflexiva sobre os Direitos Humanos na sociedade contemporânea, com ênfase nas questões de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação. Será promovida uma metodologia ativa, utilizando a Roda de Debate para fomentar um espaço de diálogo enriquecedor, onde os alunos poderão expressar opiniões, formular argumentos e debater sobre variadas perspectivas acerca dos temas propostos. Cada grupo de estudantes será incentivado a trazer para a discussão casos reais ou hipotéticos, servindo como base para reflexões profundas sobre a aplicabilidade e os desafios dos Direitos Humanos na realidade vigente. O uso da Aprendizagem Baseada em Jogos será também integrado para reforçar o engajamento e promover uma compreensão mais ampla e interativa do conteúdo. Esta atividade visa não apenas enriquecer o conhecimento dos alunos sobre o tema central, mas também desenvolver competências cruciais, como o senso crítico, a argumentação e a empatia, preparando-os para serem cidadãos mais conscientes e atuantes em suas comunidades.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são elaborados para fornecer aos alunos uma compreensão profunda da importância dos Direitos Humanos e do impacto da desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação na sociedade. Busca-se promover habilidades de argumentação, escuta ativa e senso crítico, encorajando uma abordagem reflexiva e filosófica em relação aos casos apresentados e discussões geradas. Além disso, almeja-se fomentar a empatia e o respeito às diferenças, sensibilizando os alunos para a diversidade de experiências humanas e a necessidade de ações que promovam um mundo mais justo e igualitário.

  • Compreender conceitos fundamentais dos Direitos Humanos e sua relevância na sociedade atual.
  • Analisar casos reais ou hipotéticos de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, refletindo criticamente sobre eles.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate, promovendo o diálogo respeitoso e construtivo.
  • Fomentar a empatia e o respeito às diferenças, valorizando a diversidade humana e a importância da ação coletiva para a promoção dos Direitos Humanos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS502: Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
  • EM13CHS503: Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade é construído para abordar aspectos essenciais dos Direitos Humanos, incluindo sua história, princípios e a legislação vigente, bem como questões de desigualdade social, preconceito, intolerância e discriminação. Os alunos serão encorajados a explorar esses temas através de casos práticos e discussões filosóficas, promovendo uma compreensão abrangente e multifacetada do assunto.

  • Princípios fundamentais dos Direitos Humanos
  • Histórico e evolução dos Direitos Humanos
  • Casos de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação
  • Mecanismos e ações para a promoção dos Direitos Humanos

Metodologia

A metodologia empregada na atividade inclui a Roda de Debate, projetada para estimular a discussão aberta e plural entre os alunos, e a Aprendizagem Baseada em Jogos, para tornar o processo de aprendizado mais dinâmico e interativo. Esta combinação de técnicas visa maximizar o engajamento dos estudantes, incentivando a participação ativa e a troca de ideias de forma respeitosa e construtiva, fomentando assim, um ambiente de aprendizado mais eficaz e inclusivo.

  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Apresentação de casos reais ou hipotéticos
  • Discussões em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única sessão de 60 minutos, dividida entre a apresentação do tema, a realização da Roda de Debate e a Aprendizagem Baseada em Jogos. Este formato compacto é desenhado para manter alta a energia e o foco dos alunos, incentivando uma participação ativa durante toda a sessão.

  • Aula 1: Realização da atividade, incluindo apresentação, Roda de Debate e atividades baseadas em jogos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, focada na participação dos alunos, na qualidade de suas contribuições durante o debate e na capacidade de trabalharem juntos como um grupo. Será dado ênfase à demonstração de compreensão dos temas em discussão, às habilidades de argumentação e à capacidade de respeito e empatia pelas opiniões dos outros. Os professores poderão fazer uso de rubricas para avaliar o desempenho individual e em grupo, considerando aspectos como envolvimento, pertinência das contribuições e habilidades de cooperação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização efetiva da atividade, serão necessários recursos como um espaço apropriado para a realização do debate, material de apoio para a apresentação dos casos (slides, vídeos, artigos), além de jogos ou aplicativos que possam ser utilizados na Aprendizagem Baseada em Jogos. A seleção de recursos digitais será fundamental para a dinamização da atividade e para promover um ambiente de aprendizado interativo e envolvente.

  • Espaço físico adequado
  • Material de apoio para casos (slides, vídeos, artigos)
  • Jogos didáticos ou aplicativos educacionais

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo