Nesta atividade prática, os alunos do 2º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos para realizar uma investigação sobre as principais ideias filosóficas de diferentes períodos históricos: Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. Cada grupo será responsável por escolher um período, realizar pesquisas sobre as ideias filosóficas relevantes daquela época e entender como essas ideias influenciaram ou podem ser aplicadas em contextos políticos, econômicos e sociais da contemporaneidade. Os resultados das pesquisas serão apresentados em um debate aberto para toda a turma, promovendo um espaço de troca de conhecimentos e fomentando a habilidade crítica e argumentativa dos alunos em relação ao entendimento dos processos e eventos históricos e seus reflexos na sociedade atual.
O principal objetivo desta atividade é estimular a capacidade analítica e crítica dos alunos diante dos conceitos filosóficos e sua aplicabilidade nos contextos políticos, econômicos e sociais atuais. Espera-se que os estudantes consigam identificar as conexões entre as ideias filosóficas de diferentes épocas com o mundo contemporâneo, além de desenvolverem habilidades de pesquisa, argumentação e exposição de ideias de forma coerente e fundamentada.
O programa deste plano de aula abrange a investigação e discussão sobre as ideias filosóficas centrais de diferentes períodos históricos: Antiguidade, Idade Média, Modernidade e Contemporaneidade. Focando na forma como essas ideias se refletem e influenciam os contextos políticos, econômicos e sociais da atualidade. A ênfase estará no desenvolvimento de habilidades analíticas, de pesquisa e argumentação sobre como esses conceitos filosóficos continuam relevantes para a compreensão dos desafios contemporâneos.
A metodologia ativa será a base da execução deste plano de aula, envolvendo a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. Inicialmente, os grupos conduzirão pesquisas autônomas sobre suas épocas filosóficas escolhidas. Seguindo, os achados serão debatidos em classe, permitindo a troca de ideias e o desenvolvimento do pensamento crítico. As discussões serão guiadas de forma que todos os alunos tenham a oportunidade de participar e argumentar sobre suas descobertas e entendimentos.
A atividade será realizada em dois encontros de 50 minutos cada. No primeiro encontro, os alunos serão divididos em grupos e iniciarão suas pesquisas. No segundo encontro, os grupos apresentarão suas descobertas em forma de debate, promovendo a discussão e a análise crítica dos temas abordados.
A avaliação desta atividade será baseada na qualidade da pesquisa realizada, na capacidade de argumentação e na participação no debate. Cada grupo será avaliado pela clareza e profundidade com que exploraram as ideias filosóficas de seu período histórico e pela conexão estabelecida com a contemporaneidade. Além disso, será considerada a habilidade de trabalhar em grupo, a criatividade nas apresentações e a participação ativa no debate. Exemplos específicos extraídos das apresentações e das discussões serão utilizados como base para avaliação individual e coletiva.
Para a realização desta atividade, será necessária a utilização de recursos como acesso à internet para pesquisa, dispositivos para apresentações (como computadores e projetores) e materiais de apoio para a construção dos argumentos (textos, artigos, vídeos). Além disso, espaços adequados para a condução do debate em um ambiente propício à discussão e à argumentação serão essenciais.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula